$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Nunca subestime a capacidade intelectual do seu aluno

COMPARTILHE:

Adolescente autista era subestimado na infância. Doze anos depois, é estudante de mestrado em Física Quântica.

Mesmo às vezes sem querer, nós professores, não percebemos quando subestimamos a capacidade intelectual dos nossos alunos. Inconscientemente julgamos erroneamente quando dizemos que não conseguem encontrar uma solução para um determinado problema proposto em sala de aula. Este contexto pode ser aplicado de maneira muito mais ampla.

Já fui surpreendido várias vezes por meus alunos, não por os subestimarem, mas apenas por desafiarem. Certa vez já fui surpreendido quando propus uma atividade em sala de aula, e, para minha alegria, os resultados foram muito bons. 

Seja em um simples ou complexo exercício matemático, subestimar pode trazer um fruto benéfico - a motivação. Claro, não podemos generalizar desta forma, mas, geralmente em ramificações das ciências exatas, isto funciona muito bem.

A minha surpresa, nem de longe se compara ao jovem prodígio que descrevo logo a seguir (opa, estou subestimando? risos).

Nunca subestime a capacidade intelectual do seu aluno

Recentemente, li no BCCnews, a história de um adolescente que foi diagnosticado com autismo aos 2 anos de idade. Disseram que ele nunca seria capaz de ler e nem amarrar os próprios sapatos, porém, tem sido apontado como um futuro vencedor do prêmio Nobel. Doze anos depois, Jacob Barnett é estudante de mestrado, um futuro PdH em Física Quântica e com um QI de 170.

Leia o seu livro Brilhante: A inspiradora história de uma mãe e seu filho gênio e autista. Está listado neste post com 16 dicas de livros matemáticos.

Leia também:

Incrível, não?! Será que estes também foram subestimados?

Até mesmo grandes cientistas foram descreditados, uns de forma mais indireta, outros através de sofrimento moral e físico, como Galileu Galilei, que apenas defendia sua teoria heliocêntrica. Muitos foram "caçados" pelos tribunais da inquisição, mas não se deixaram abater. Estes revolucionaram o curso da história da humanidade.

O caso mais famoso é o de Albert Einstein. O físico e cientista alemão não falava até os quatro anos e só começou a ler depois dos sete. O gênio já foi expulso da escola e seu professor o descreveu como mentalmente lento e não sociável. E em 1895 não passou nos teste de admissão da Eidgenössische Technische Hochschule (ETH), pois foi reprovado em humanidades. Subestimado no meio científico, durante sua carreira desenvolveu a teoria da relatividade, conquistou o Prêmio Nobel de física em 1921 e mudou a história da física moderna. Hoje, seu nome é sinônimo de inteligência.

O mais simples elogio que pode ser feito para um aluno (a), traz consequências tão boas que marcam a sua vida escolar e os motivam.

Fonte de apoio: Examehypeness e Time.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Nunca subestime a capacidade intelectual do seu aluno
Nunca subestime a capacidade intelectual do seu aluno
Adolescente autista era subestimado na infância. Doze anos depois, é estudante de mestrado em Física Quântica.
https://4.bp.blogspot.com/-fyXUvjP_p1M/U0wqOmBRVgI/AAAAAAAALSk/0sUB4HpthCA/s1600/nunca-subestime-a-capacidade-intelectual-do-seu-aluno.png
https://4.bp.blogspot.com/-fyXUvjP_p1M/U0wqOmBRVgI/AAAAAAAALSk/0sUB4HpthCA/s72-c/nunca-subestime-a-capacidade-intelectual-do-seu-aluno.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/04/nunca-subestime-a-capacidade-intelectual-do-seu-aluno.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/04/nunca-subestime-a-capacidade-intelectual-do-seu-aluno.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar