$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

A importância da Matemática do ponto de vista de um estudante

COMPARTILHE:

Hoje quero compartilhar uma ideia, que é não minha, mas que me emocionou muito hoje. Na segunda-feira (18/11) quando entro em sala de aula, sou surpreendido pelos meus alunos com uma proposta de atividade.

Hoje quero compartilhar uma ideia, que é não minha, mas que me emocionou muito. Na segunda-feira (18/11) quando entro em sala de aula, sou surpreendido pelos meus alunos com uma proposta de atividade. Geralmente dou esta liberdade para que eles opinem e contribuam para as nossas aulas. Para isso não precisa de planejamento, basta apenas um pouco de bom senso e vontade que querer ouvi-los.

Sorrindo eu perguntei que atividade eles propuseram. De imediato eles responderam: uma redação. Foi neste instante que fiquei ainda mais surpreso. Uma redação na aula de Matemática? A princípio me pareceu uma ideia esquisita, até ouvir o tema sugerido pelos alunos - a importância da Matemática no nosso dia a dia. O que era surpresa agora se tornou em um motivo de curiosidade e de alegria ao mesmo tempo. Era apenas uma aula, então eles concluíram na aula seguinte (19/11).

A importância da Matemática do ponto de vista de um estudante

Estes estudantes são meus alunos desde o 6º ano do Ensino do Fundamental II e quando pensamos que já os conhecemos o bastante, ainda somos surpreendidos desta forma. 4 anos de convivência é muito tempo, mas mesmo assim não conhecemos nossos alunos em outros aspectos. Ao ler estas redações passei a enxergá-los de outra maneira.

Esta proposta de atividade acabou se transformando numa forma de saber como eles organizam seus pensamentos e como eles externam isso em papel.

Sabe aquele aluno mais calado, menos participativo nas aulas e com notas perto da média? Pois bem, estes são os que mais me surpreenderam ao ler suas redações. É claro que não vou tirar o mérito daqueles que dominam os conteúdos matemáticos e que se saíram muito bem na redação.

Ao ler as redações pude perceber o quanto eles tem uma certa noção da importância que a Matemática tem em nossas vidas e que ela ajudou no desenvolvimento da humanidade. São alunos entre 12 e 14 cursando o 9º ano.

Separei alguns trechos.

As fórmulas matemáticas, que muitas pessoas acreditam que são desnecessárias, podem construir foguetes e satélites, cuja função é descobrir a existência de novas galáxias. 

Atualmente a Matemática é extremamente desvalorizada pelos estudantes. Eles não vêem o quão é importante e que influencia bastante a tecnologia avançada que usamos diariamente.

Se você é dependente de recursos tecnológicos, você é dependente da Matemática. Se não fosse a Matemática não existiria celulares, computadores, câmeras, etc., tão avançados como utilizamos hoje em dia.

Muitas pessoas criticam a Matemática por ser uma matéria que exige muita atenção, interpretação e prática para compreendê-la e por isso criam rótulos sem ao mesmo tentar conhecê-la. É uma das matérias que sai da sala de aula para fazer parte da nossa vida e apesar de nos proporcionar tantos benefícios, é vista como a vilã da história.

Muitas outras redações defenderam aplicações matemáticas em seu cotidiano. Alunos que estudam música relatam a Matemática por trás da escala musical, outros que tem pais que são engenheiros e arquitetos, relataram as medidas de ângulos e a trigonometria, e assim por diante. Cada aluno defendeu a área que está mais próxima.

É incrível notar que mesmo eles não sabendo como a Matemática se faz presente em determinadas áreas, eles tem a convicção que ali tem cálculos matemáticos. Talvez por este motivo, da complexidade de ver a Matemática de forma direta em situações do dia a dia, é que os distanciam dela mais ainda.

Agora que tal aplicar esta ideia (proposta de atividade) com a sua turma? Tenho certeza que irá se surpreender, assim como eu. Seja lá qual for a disciplina que você leciona, tenho certeza que terá um feedback muito positivo dos seus alunos.

Experimente!

Para a nossa curiosidade algumas aplicações matemáticas superinteressantes.



Veja mais diversas aplicações matemáticas no blog.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: A importância da Matemática do ponto de vista de um estudante
A importância da Matemática do ponto de vista de um estudante
Hoje quero compartilhar uma ideia, que é não minha, mas que me emocionou muito hoje. Na segunda-feira (18/11) quando entro em sala de aula, sou surpreendido pelos meus alunos com uma proposta de atividade.
http://2.bp.blogspot.com/-lxaTPpsYXdE/Uo6Fi-rhboI/AAAAAAAAKA8/CgRlCy5yxQw/s1600/a-importancia-matematica-ponto-vista-estudante.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-lxaTPpsYXdE/Uo6Fi-rhboI/AAAAAAAAKA8/CgRlCy5yxQw/s72-c/a-importancia-matematica-ponto-vista-estudante.jpg
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/11/a-importancia-matematica-ponto-vista-estudante.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/11/a-importancia-matematica-ponto-vista-estudante.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar