Nesta postagem compartilho para conhecimento de todos, um ótimo trabalho que a professora Daniela Mendes realiza na escola que leciona, no Rio de Janeiro. Usando materiais recicláveis ela constrói objetos de aprendizagem manipuláveis que auxiliam na melhoria do Ensino de Matemática e que tem produzido bons resultados com os seus alunos.
Nesta postagem compartilho para conhecimento de todos, um ótimo trabalho que a professora Daniela Mendes realiza na escola estadual que leciona, no Rio de Janeiro. Usando materiais recicláveis ela constrói objetos de aprendizagem manipuláveis que auxiliam na melhoria do Ensino de Matemática e que  tem produzido bons resultados com os seus alunos. 

Suas experiências estão compartilhadas publicamente no blog do projeto. Continue lendo para conhecer o projeto.

Construção de um laboratório sustentável de matemática e o despertar da consciência ecológica
Objeto de Aprendizagem para estudo dos ângulos correspondentes utilizando CD velho

Ao perceber a necessidade da utilização de materiais manipulativos para a melhoria do aprendizado de Matemática no Colégio Estadual Hebe Camargo em Pedra de Guaratiba, Rio de janeiro, e a abundância de material reciclável no bairro no qual a unidade escolar está localizada, a professora Daniela iniciou o projeto Laboratório Sustentável de Matemática, onde objetos de aprendizagem específicos, mediadores do aprendizado de Matemática, são confeccionados com material doado pela comunidade escolar.

O projeto tem total apoio da direção da escola que fornece os subsídios não recicláveis para a construção dos objetos de aprendizagem especialmente elaborados e construídos para o projeto. Tais materiais são construídos segundo duas vertentes: a primeira contempla os fundamentos matemáticos necessários ao bom andamento do processo de ensino aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A segunda contempla as habilidades e competências descritas no Currículo Mínimo 2014 - 1º ano do ensino médio, na medida em que os temas são trabalhados com as turmas durante o ano letivo.

Espera-se que ao final dos 3 anos de escolaridade das turmas ingressantes na unidade escolar, o acervo do Laboratório alcance todo o currículo de Matemática da rede estadual do Rio de Janeiro para o Ensino Médio.

A interação dos alunos com o material manipulável ecológico específico aumentou o interesse e consequentemente o rendimento do alunado na disciplina. Até mesmo alunos avessos à Matemática passaram a vê-la como algo interessante e divertido. Além da melhoria do aprendizado, também a conscientização em relação à responsabilidade ambiental do alunado foi despertada devido ao viés ecológico do projeto que alavanca toda uma discussão/ação em torno do descarte do lixo promovendo a conscientização de toda a comunidade escolar.

Professores interessados em montar um laboratório sustentável em sua escola podem acompanhar o desenvolvimento do projeto, a construção dos objetos de aprendizagem e as sequências didáticas realizadas através do blog do projeto, assim como visitar o laboratório.

Conheça o blog Laboratório Sustentável de Matemática


Este artigo foi enviado por Daniela Mendes Vieira,  docente concursada atuante na rede estadual do Rio de Janeiro. Graduada em Matemática-licenciatura plena, pelo CEDERJ/Uff, com atualização em Mídias na Educação pela UFRJ e Especialização em Educação Tecnológica pelo CEFET-RJ.

Atualmente cursa a segunda graduação em Pedagogia-Licenciatura Plena pelo Instituto Cotemar. Pesquisa sobre a utilização de objetos de aprendizagem na melhoria do ensino de Matemática e desenvolve materiais manipuláveis sustentáveis específicos para a construção de um Laboratório Sustentável de Matemática a partir de materiais recicláveis que possa ser reproduzido em qualquer escola devido ao seu baixíssimo custo e facilidade de implantação.

Conteúdos:


Autor convidado

Autor convidado

Esse artigo foi enviado e escrito por um autor convidado. Confira as informações sobre o autor no final do artigo. Quer enviar um artigo para o blog?

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

7 comentários:

  1. Que legal. Daniela se formou comigo no Cederj em 2008. Parabéns, Daniela
    Paulo Brites

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo! Como vai? Me lembro bem de você! Receba um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá Edigley! Agradeço as palavras gentis e também o reconhecimento! Sua participação na divulgação do projeto tem sido de fundamental importância! Receba um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniela!

      O projeto que realiza é importante e terás um reconhecimento maior ainda por ele. Você faz a diferença. Eu fico sempre feliz quando posso ajudar neste sentido.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Muito interessante o blog. Certamente, ao retornar à sala de aula, utilizarei algumas das sugestões do blog... Já acompanhando e compartilhando! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      O projeto é mesmo maravilho. Nós, professores, temos que copiá-lo e compartilhá-lo.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Fico extremamente feliz em saber que outros professores podem ver no projeto uma fonte de inspiração. Sigamos fazendo a diferença! Um grande abraço!

      Excluir