$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Construção de um laboratório sustentável de matemática e o despertar da consciência ecológica

COMPARTILHE:

Nesta postagem compartilho para conhecimento de todos, um ótimo trabalho que a professora Daniela Mendes realiza na escola que leciona, no Rio de Janeiro. Usando materiais recicláveis ela constrói objetos de aprendizagem manipuláveis que auxiliam na melhoria do Ensino de Matemática e que tem produzido bons resultados com os seus alunos.

Nesta postagem compartilho para conhecimento de todos, um ótimo trabalho que a professora Daniela Mendes realiza na escola estadual que leciona, no Rio de Janeiro. Usando materiais recicláveis ela constrói objetos de aprendizagem manipuláveis que auxiliam na melhoria do Ensino de Matemática e que  tem produzido bons resultados com os seus alunos. 

Suas experiências estão compartilhadas publicamente no blog do projeto. Continue lendo para conhecer o projeto.

Construção de um laboratório sustentável de matemática e o despertar da consciência ecológica
Objeto de Aprendizagem para estudo dos ângulos correspondentes utilizando CD velho

Ao perceber a necessidade da utilização de materiais manipulativos para a melhoria do aprendizado de Matemática no Colégio Estadual Hebe Camargo em Pedra de Guaratiba, Rio de janeiro, e a abundância de material reciclável no bairro no qual a unidade escolar está localizada, a professora Daniela iniciou o projeto Laboratório Sustentável de Matemática, onde objetos de aprendizagem específicos, mediadores do aprendizado de Matemática, são confeccionados com material doado pela comunidade escolar.

O projeto tem total apoio da direção da escola que fornece os subsídios não recicláveis para a construção dos objetos de aprendizagem especialmente elaborados e construídos para o projeto. Tais materiais são construídos segundo duas vertentes: a primeira contempla os fundamentos matemáticos necessários ao bom andamento do processo de ensino aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A segunda contempla as habilidades e competências descritas no Currículo Mínimo 2014 - 1º ano do ensino médio, na medida em que os temas são trabalhados com as turmas durante o ano letivo.

Espera-se que ao final dos 3 anos de escolaridade das turmas ingressantes na unidade escolar, o acervo do Laboratório alcance todo o currículo de Matemática da rede estadual do Rio de Janeiro para o Ensino Médio.

A interação dos alunos com o material manipulável ecológico específico aumentou o interesse e consequentemente o rendimento do alunado na disciplina. Até mesmo alunos avessos à Matemática passaram a vê-la como algo interessante e divertido. Além da melhoria do aprendizado, também a conscientização em relação à responsabilidade ambiental do alunado foi despertada devido ao viés ecológico do projeto que alavanca toda uma discussão/ação em torno do descarte do lixo promovendo a conscientização de toda a comunidade escolar.

Professores interessados em montar um laboratório sustentável em sua escola podem acompanhar o desenvolvimento do projeto, a construção dos objetos de aprendizagem e as sequências didáticas realizadas através do blog do projeto, assim como visitar o laboratório.

Conheça o blog Laboratório Sustentável de Matemática

Sobre a criadora do LSM

Doutora em Ensino e História da Matemática e da Física pela UFRJ, Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela UFRRJ, Graduada em Matemática-Licenciatura Plena pelo CEDERJ/UFF e em Pedagogia pelo IET. Possui também atualização em Mídias na Educação pela UFRJ e Especialização em Educação Tecnológica pelo CEFET-RJ.

Professora Auxiliar nas Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e na Pós Graduação Lato Sensu em Educação Matemática e suas Aplicações no Ensino, atuando nas disciplinas de Instrumentação/Metodologia do Ensino de Matemática (UCB).

Professora Auxiliar na Licenciatura em Matemática, atuando nas disciplinas de Introdução à Análise Matemática e Geometria Espacial (FEUC).

Professora regente da rede estadual do Rio de Janeiro onde coordeno, desde a fundação do Colégio Estadual Hebe Camargo (CEHC), o premiado projeto Laboratório Sustentável de Matemática (LSM);.

Bolsista de Incentivo à Docência (extensão) na Fundação Cecierj e Integrante dos grupo de pesquisa do Instituto de Matemática da UFRJ: TIME (Tecnologias, Inclusão, Matemática e Ensino).

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 7
  1. Que legal. Daniela se formou comigo no Cederj em 2008. Parabéns, Daniela
    Paulo Brites

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo! Como vai? Me lembro bem de você! Receba um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá Edigley! Agradeço as palavras gentis e também o reconhecimento! Sua participação na divulgação do projeto tem sido de fundamental importância! Receba um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniela!

      O projeto que realiza é importante e terás um reconhecimento maior ainda por ele. Você faz a diferença. Eu fico sempre feliz quando posso ajudar neste sentido.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Muito interessante o blog. Certamente, ao retornar à sala de aula, utilizarei algumas das sugestões do blog... Já acompanhando e compartilhando! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      O projeto é mesmo maravilho. Nós, professores, temos que copiá-lo e compartilhá-lo.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Fico extremamente feliz em saber que outros professores podem ver no projeto uma fonte de inspiração. Sigamos fazendo a diferença! Um grande abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Construção de um laboratório sustentável de matemática e o despertar da consciência ecológica
Construção de um laboratório sustentável de matemática e o despertar da consciência ecológica
Nesta postagem compartilho para conhecimento de todos, um ótimo trabalho que a professora Daniela Mendes realiza na escola que leciona, no Rio de Janeiro. Usando materiais recicláveis ela constrói objetos de aprendizagem manipuláveis que auxiliam na melhoria do Ensino de Matemática e que tem produzido bons resultados com os seus alunos.
http://2.bp.blogspot.com/-yEAUaceo7Yk/U6r5kF0vwwI/AAAAAAAAEJQ/tB9suRIEgh4/s1600/construcao-de-um-laboratorio-sustentavel-de-matematica-e-o-despertar-da-consciencia-ecologica-713.png
http://2.bp.blogspot.com/-yEAUaceo7Yk/U6r5kF0vwwI/AAAAAAAAEJQ/tB9suRIEgh4/s72-c/construcao-de-um-laboratorio-sustentavel-de-matematica-e-o-despertar-da-consciencia-ecologica-713.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/06/construcao-de-um-laboratorio-sustentavel-de-matematica-e-o-despertar-da-consciencia-ecologica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/06/construcao-de-um-laboratorio-sustentavel-de-matematica-e-o-despertar-da-consciencia-ecologica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar