Neste vídeo você aprenderá a como criar uma animação para uma função do 2º grau (ou quadrática), utilizando o software livre GeoGebra.
Neste vídeo você aprenderá a como criar uma animação para uma função do 2º grau (ou quadrática), utilizando o software livre GeoGebra.

O vídeo é bem detalhado, pois é a primeira vez que introduzi minha narração. Você não precisará de conhecimentos avançados do GeoGebra para conseguir criar uma animação.

Objetivo do Vídeo

A ideia não é apenas aprender a como criar uma animação, neste caso, para uma função do 2º grau, mas construir uma ferramenta que irá auxiliar durante as aulas sobre este conteúdo. Fazer um aluno entender sobre o comportamento do gráfico deste tipo de função não é nada fácil, usando apenas giz ou lápis e um quadro.

Com esta animação a possibilidade de entendimento sobre este conteúdo aumenta muito. É uma ferramente que pode ser utilizada tanto para o professor ministrar suas aulas em um projetor, como os alunos podem usar a animação para estudar em casa.

Criando uma animação de uma função do 2º grau com o GeoGebra

Assista o vídeo

O vídeo foi gravado em HD (720p). Portanto, recomendo que assista em tela cheia e marque a opção de qualidade do vídeo para HD.

Assista no Youtube

Download do arquivo GGB

Acesse o meu perfil no GeoGebra Tube para baixar o arquivo GGB ou ver esta animação em seu navegador de internet.

Abrir applet

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

6 comentários:

  1. Adorei. Só uma coisa: eu explico que o eixo de simetria é determinado pelo ponto médio entre as raízes e o eixo perpendicular a x. é interessante porque se você pedir o ponto de intersecção do eixo com a parábola, na verdade você estará descobrindo o vértice. E ao pedir as coordenadas do ponto, vc não precisará da fórmula do vértice.
    Um abraço, Letícia - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia!

      Omiti esta e outras explicações e foquei apenas no objetivo que era construir a animação, caso contrário o vídeo ficaria enorme. Estas e outras explicações devem ser bem explicadas usando a animação em sala de aula.

      Um abraço e obrigado por vir aqui.

      Excluir
    2. Excelente recurso pedagógico, utilizarei em sala de aula certamente. Um abraço!

      Excluir
    3. Olá, Daniela! Me perdoa, pois há tanta coisa pra fazer que nem vi esse comentário.

      Somente agora neste recesso escolar é que vi seu comentário.

      Conte aqui depois como foi os resultados desta implementação em suas aulas.

      Um abração!

      Excluir
  2. Rubem Machado acadêmico da Universidade Federal do Pará - UFOPA
    Ótima explicação profº, mas gostaria de saber como posso citar em específico esse vídeo no meu tcc, pois estou trabalhando em cima do tema: Geogebra - Alternativa para o ensino de funções polinomiais e seus gráficos. E vou utilizar esse recurso na minha pesquisa. Parabéns pelo excelente trabalho que você desenvolve, muito produtivo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rubem!

      Fico feliz em saber que gostou do vídeo. Os materiais que publico aqui referentes aos GeoGebra são gratuitos. Você pode baixá-los e usá-los como quiser. Tanto o vídeo no Youtube quanto no Vimeo podem ser baixados.

      Para baixar videos do youtube ou Vimeo, use esse programa: https://clipgrab.org/

      Ficaria grato em publicar o seu TCC aqui no blog. Tenho uma categoria apenas para isso. Avise quando estiver publicado.

      Um abraço!

      Excluir