$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Criando uma animação de uma função do 2º grau com o GeoGebra

COMPARTILHE:

Neste vídeo você aprenderá a como criar uma animação para uma função do 2º grau (ou quadrática), utilizando o software livre GeoGebra.

Neste vídeo você aprenderá a como criar uma animação para uma função do 2º grau (ou quadrática), utilizando o software livre GeoGebra.

O vídeo é bem detalhado, pois é a primeira vez que introduzi minha narração. Você não precisará de conhecimentos avançados do GeoGebra para conseguir criar uma animação.

Objetivo do Vídeo

A ideia não é apenas aprender a como criar uma animação, neste caso, para uma função do 2º grau, mas construir uma ferramenta que irá auxiliar durante as aulas sobre este conteúdo. Fazer um aluno entender sobre o comportamento do gráfico deste tipo de função não é nada fácil, usando apenas giz ou lápis e um quadro.

Com esta animação a possibilidade de entendimento sobre este conteúdo aumenta muito. É uma ferramente que pode ser utilizada tanto para o professor ministrar suas aulas em um projetor, como os alunos podem usar a animação para estudar em casa.

Criando uma animação de uma função do 2º grau com o GeoGebra

Assista o vídeo

O vídeo foi gravado em HD (720p). Portanto, recomendo que assista em tela cheia e marque a opção de qualidade do vídeo para HD.

Assista no Youtube

Download do arquivo GGB

Acesse o meu perfil no GeoGebra Tube para baixar o arquivo GGB ou ver esta animação em seu navegador de internet.

Abrir applet

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 6
  1. Adorei. Só uma coisa: eu explico que o eixo de simetria é determinado pelo ponto médio entre as raízes e o eixo perpendicular a x. é interessante porque se você pedir o ponto de intersecção do eixo com a parábola, na verdade você estará descobrindo o vértice. E ao pedir as coordenadas do ponto, vc não precisará da fórmula do vértice.
    Um abraço, Letícia - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia!

      Omiti esta e outras explicações e foquei apenas no objetivo que era construir a animação, caso contrário o vídeo ficaria enorme. Estas e outras explicações devem ser bem explicadas usando a animação em sala de aula.

      Um abraço e obrigado por vir aqui.

      Excluir
    2. Excelente recurso pedagógico, utilizarei em sala de aula certamente. Um abraço!

      Excluir
    3. Olá, Daniela! Me perdoa, pois há tanta coisa pra fazer que nem vi esse comentário.

      Somente agora neste recesso escolar é que vi seu comentário.

      Conte aqui depois como foi os resultados desta implementação em suas aulas.

      Um abração!

      Excluir
  2. Rubem Machado acadêmico da Universidade Federal do Pará - UFOPA
    Ótima explicação profº, mas gostaria de saber como posso citar em específico esse vídeo no meu tcc, pois estou trabalhando em cima do tema: Geogebra - Alternativa para o ensino de funções polinomiais e seus gráficos. E vou utilizar esse recurso na minha pesquisa. Parabéns pelo excelente trabalho que você desenvolve, muito produtivo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rubem!

      Fico feliz em saber que gostou do vídeo. Os materiais que publico aqui referentes aos GeoGebra são gratuitos. Você pode baixá-los e usá-los como quiser. Tanto o vídeo no Youtube quanto no Vimeo podem ser baixados.

      Para baixar videos do youtube ou Vimeo, use esse programa: https://clipgrab.org/

      Ficaria grato em publicar o seu TCC aqui no blog. Tenho uma categoria apenas para isso. Avise quando estiver publicado.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Criando uma animação de uma função do 2º grau com o GeoGebra
Criando uma animação de uma função do 2º grau com o GeoGebra
Neste vídeo você aprenderá a como criar uma animação para uma função do 2º grau (ou quadrática), utilizando o software livre GeoGebra.
https://2.bp.blogspot.com/-6xQqIphx-1w/V-RokPClyaI/AAAAAAAAtK8/5FBizNhBePEeax5AifJu1V-4x3fjd7YfACLcB/s1600/criando-uma-animacao-de-uma-funcao-do-2-grau-com-o-geogebra.png
https://2.bp.blogspot.com/-6xQqIphx-1w/V-RokPClyaI/AAAAAAAAtK8/5FBizNhBePEeax5AifJu1V-4x3fjd7YfACLcB/s72-c/criando-uma-animacao-de-uma-funcao-do-2-grau-com-o-geogebra.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/06/criando-uma-animacao-de-uma-funcao-do-2-grau-com-o-geogebra.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/06/criando-uma-animacao-de-uma-funcao-do-2-grau-com-o-geogebra.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar