Estudar Matemática durante as férias? Sério? É isso mesmo?! Está maluco professor? Não, não estou! E creio que concordará com estas razões que destaquei nesta curta postagem,
Estudar Matemática durante as férias? Sério? É isso mesmo?! Está maluco professor? Não, não estou! E creio que concordará com estas razões que destaquei nesta curta postagem, cuja a ideia foi dada por um dos meus alunos antes de começar as férias. Somente agora pude escrever aqui no blog e publicar. Teoricamente ainda faltam 2 semanas para o fim das férias.

3 razões para você estudar Matemática durante as férias

A resposta que dei para um grupo de alunos que me interrogaram sobre esse tema, segue logo abaixo.

Não confie na sua memória

Neste ano, por conta da realização da Copa do Mundo de futebol, a maioria das escolas terão praticamente um mês de férias. Muitas delas já encerram o semestre, outras não. De qualquer forma, são dois meses de férias acumuladas que podem trazer algumas consequências não muito boas. A nossa memória sempre nos trai, mesmo quando nos esforçamos para lembrarmos de conteúdos que estudamos no dia anterior, imagina um mês sem revisar aquilo que aprendemos durante o último bimestre.

Tirar 1 hora de seu tempo durante suas férias, para revisar alguns conteúdos é importante e deve ser levado em consideração. Não importa se o bimestre já foi encerrado e as provas já foram aplicadas, não pense desta forma, pois conteúdos matemáticos são interligados e tudo aquilo que aprendeu neste bimestre será usado no bimestre seguinte. Não acredite na história de que os conteúdos estudados no 1º bimestre ou 2º, não serão utilizados para as avaliações dos próximos bimestres.

Se não quer estudar da maneira convencional, use a internet ao seu favor. Não conheço estudantes que estão curtindo férias de um mês e esquece a internet de lado. Portanto, recomendo que assista vídeos aulas no Youtube sobre os assuntos que estudou antes das férias. No post Os melhores canais brasileiros no youtube para estudar Matemática, há ótimas dicas.

Comece a estudar pelos conteúdos mais recentes, e, quando houver dúvidas, retorne ao conteúdo passado específico para saná-las. Desta forma você segue o seu próprio modelo de estudo, na medida que vai absorvendo cada conteúdo.


Manter o ritmo dos estudos

Passou com nota acima da média neste semestre? Parabéns! Não passou? Que pena! Independentemente dos seus resultados, a primeira coisa que vem em mente é férias. Ok, todos merecemos, porém se descuidar e cair no relaxamento pode trazer sérias consequências, como por exemplo, perder o seu ritmo de estudos, provas, simulados, etc.

Talvez diminuir a intensidade dos estudos durante as férias é uma boa, mas descuidar totalmente é arriscado demais, visto que o próximo semestre é a reta final para as turmas de 9º ano do Ensino Fundamental 2 e 3º ano do Ensino Médio. Os do 9º ano farão a prova de ingresso para os Institutos Federais de seu estado, enquanto os do 3º ano prestarão vestibulares.

Aproveite o tempo livre que tem para ler mais (revistas e jornais especializados), para assistir mais jornais (política e notícias em geral), assim ficará bem informado sobre possíveis temas para as redações. Mais uma vez use a internet ao seu favor, buscando informações em diversos portais sobre possíveis temas das redações, provas passadas de concursos e vestibulares, etc. Simule seu conhecimento adquirido até então.

Organize o seu tempo em um cronograma de estudos. É a melhor forma de conciliar nestas férias, diversão e estudos. O tempo fica ao seu critério, porém seja justo e disciplinado, cumpra com os seus horários.


Concluindo

É claro que elas se aplicam a qualquer matéria que exigia muita disciplina e esforços para alcançar um objetivo maior. Estas razões não servem para convencer um aluno que ele precisa estudar para se sobressair nos planos que traçou, mas como uma espécie de aviso, lembrete, recordação, ajuda, etc. O verdadeiro estudante está sempre atento e carrega consigo esta consciência que é parte fundamental do seu caráter.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: