Eu torço pelo o Brasil, mas não é na Copa do Mundo de futebol! Vai começar a 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que neste ano se realizará na África do Sul
Eu torço pelo o Brasil, mas não é na Copa do Mundo de futebol! Vai começar a 55ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), que neste ano se realizará na África do Sul até o dia 13 de julho. A competição científica é a mais importante do mundo.

A "Copa do Mundo" de Matemática vai começar!

6 brasileiros foram convocados para a compor o time da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, com a missão de trazer o troféu para casa. São eles:

  • O cearense Daniel Lima Braga de 16 anos;
  • Os paulistas Murilo Corato Zanarella, 16 anos e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos,  Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos, todos de São Paulo;
  • O pernambucano Victor Oliveira Reis, de 17 anos; 
  • O fluminense Alessandro de Oliveira Pacanowski, de 18 anos.

Nos dias 8 e 9, eles terão que resolver três problemas de matemática, em 4h30 em cada dia, sobre Álgebra, Teoria dos Números, Análise Combinatória e Geometria. Um júri internacional analisará as soluções do estudantes e o resultado sairá na cerimônia de encerramento.

Lamento que a torcida por esses garotos seja ínfima, se comparada com a seleção de futebol do Brasil. Mas são torcedores mais preocupados com os avanços do país do que o avanço de um time de futebol numa competição marcada por escândalos de ingressos, obras atrasadas (com custos de mortes) e corrupção extrema.

Registro aqui a minha torcida.

Mais detalhes e curiosidades sobre IMO.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Já é um orgulho esses rapazes participarem da IMO, imaginem só se ganharem?

    Eu acredito nos gênios brasileiros! Há de todos os tipos por aqui; brasileiro é povo criativo e talentoso, muitos também são esforçado e dedicados -- é só saber olhar com bons olhos.

    #torcendo #VaiBrasil #Campeões_IMO2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manoel!

      Também acredito nos nossos gênios, infelizmente não tem o mesmo prestígio e fama de um seleção de futebol, porém os seus esforços são muitos importante do que qualquer partida de futebol.

      Vamos torcer pra eles, nada é impossível.

      Um abraço!

      Excluir