Brasil alcança um ótimo resultado na 55ª Olimpíada Internacional de Matemática - IMO, realizada na África do Sul, e, encerrada no último dia 13/07, conquistando 5 medalhas e uma menção honrosa.
Brasil alcança um ótimo resultado na 55ª Olimpíada Internacional de Matemática - IMO, realizada na África do Sul, encerrada no último dia 13/07, conquistando 5 medalhas e uma menção honrosa.

Brasil alcança ótimo resultado na 55ª Olimpíada Internacional de Matemática

Os medalhistas brasileiros

  • Daniel Lima Braga de 16 anos (CE) - MEDALHA DE PRATA
  • Murilo Corato Zanarella, 16 anos (SP) - MEDALHA DE PRATA
  • Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos (SP) - MEDALHA DE PRATA
  • Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos (SP) - MEDALHA DE BRONZE
  • Victor Oliveira Reis, de 17 anos (PE) - MEDALHA DE BRONZE 
  • Alessandro de Oliveira Pacanowski, de 18 anos (RJ) - MENÇÃO HONROSA
Os medalhistas brasileiros

Nos dias 8 e 9, eles foram submetidos a três problemas de matemática, em 4h30 em cada dia, sobre Álgebra, Teoria dos Números, Análise Combinatória e Geometria. Quer dar uma olhada nas provas que eles fizeram?  Faça o download da prova em Português do Brasil.

Os 3 primeiros colocados foram, respectivamente, Alexander Gunning da Australia, Jiyang Gao da China e Po-Sheng Wu de Taiwan. Veja o quadro completo individual de medalhas.

O Brasil já foi medalhista de ouro nos anos de 1981, 1986, 1987, 1990, 1995, 1998, 2002, 2005 e 2009. Ver quadro de medalhas do Brasil.

A 56ª IMO será realizada na Tailândia, de 3 a 15 julho de 2015.

Fiquei muito feliz com o resultado obtido por estes jovens valorosos brasileiros. Pena que muitos deles, não ficarão no Brasil. Receberão convites para estudar em instituições fora do país.

Fonte de dados: imo-official.org.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. O bom desempenho dos estudantes de matemática brasileiros tem que ser divulgado o máximo possível, principalmente, quando o evento for internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ademilson!

      O problema é que as datas do evento coincidiram com as finais da copa do mundo 2014. O que tire um pouco da visibilidade. Minha pequena contribuição foi dada.

      Um abraço!

      Excluir