The Imitation Game é um filme biográfico que conta a história do matemático e criptoanalista britânico Alan Turing, tendo a guerra como plano de fundo.
Minha paixão não se resume a apenas Matemática. Adoro música, literatura e cinema nem se fala (não apenas filmes com plano de fundo matemático). Filmes como Uma mente brilhante (2001), Gênio Indomável (1997), são incríveis, mereceram cada premiação e me deixam com uma vontade a mais de querer assistir filmes com esta temática. The Imatation Game não será diferente.

Candidato ao Oscar 2015 interpretou o matemático Alan Turing

The Imitation Game é um filme biográfico que conta a história do matemático e criptoanalista britânico Alan Turing, tendo a guerra como plano de fundo.

O filme foi indicado ao Oscar 2015, nas categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor montagem, melhor trilha sonora e melhor design de produção.

The Imitation Game

Alan Turing é interpretado pelo ator britânico Benedict Cumberbatch, candidato a levar um Oscar por seu trabalho, que inclusive foi comparado a Russel Crowe em Uma mente brilhante, interpretando o matemático e economista John Nash. O drama conta também com Keira Knightley (melhor atriz em Orgulho e Preconceito de 2005), Mathew Goode, Mark Strong e Charles Dance (recentemente em Game of Thrones).

Sinopse

Em The Imitation Game, Benedict Cumberbatch vive Alan Turing, o genial matemático inglês, lógico, mago da encriptação e cientista computacional responsável pela equipe que trabalhava com os códigos Alemães pelos Aliados na II Guerra Mundial. Turing passou a auxiliar no desenvolvimento de computadores na Universidade de Manchester após a guerra, mas foi processado em 1952 por atos homossexuais, considerados ilegais no país.

A estréia americana está marcada para 21 de novembro de 2014, segundo o site Filmow. Meu perfil no Filmow.

The Imitation Game vai além e mostra uma outra faceta do matemático: a do homossexual enrustido, que foi perseguido pelo governo inglês. [Adoro Cinema]

Trailer de The Imitation Game



Homossexual, Turing foi punido com a castração química por manter relações com pessoas do mesmo sexo. Ao ser condenado, o especialista perdeu o acesso a informações sigilosas e teve de interromper o trabalho de quebra de códigos que se provou vital para os aliados durante a 2ª Guerra Mundial. Leia mais em Condenado por ser gay, matemático que quebrou código nazista é perdoado.

Aproveite e leia também o post Matemática e Cinema onde destaquei 10 filmes cujo tema envolvem a Matemática.

E se quiser se divertir um pouco, tente decifrar os nomes destes filmes. O desafio já foi respondido, porém, as respostas estão em outro sistema de comentários fora deste blog. Te desafio!

Post inspirado lendo 20 apostas prematuras para o Oscar 2015.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Este é o meu filme de drama avorito. Eu percebi que eu não tinha chance contra Birdman, mas o próprio Cumberbatch merecia o Oscar de melhor ator. Eu acho que um dos melhores atores do momento e se eles não o reconheceram por este filme espero que eles fazem em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, María!

      Estou de acordo com o seu comentário. O dia dele ainda chegará e tenho a certeza que será um belo filme em conjunto com uma bela atuação.

      Abraço!

      Excluir