Será mostrado os dados informados em simbologia matemática, o volume do sólido de revolução entre as duas áreas e por fim a representação gráfica em 3D deste volume.
Quando estudava Cálculo Diferencial e Integral no curso de Matemática, era comum resolver centenas de exercícios do livro de Munem-Foulis e de outros autores. Muitos destes livros não há o gabarito para saber se acertou algum cálculo durante os estudos em casa.

O jeito era resolver tudo e esperar o auxílio do professor durante as aulas. Para quem estuda Cálculo pela primeira vez, é comum se sentir inseguro quanto ao desenvolvimento de seus cálculos. Naquela época, um programa para computador seria ideal para testar se as respostas encontradas de forma manual, estavam corretas.

Este widget matemático trás esta função para estudantes que tem CDI em sua grade curricular.

Para usar o widget informe as funções, o limite definido e o eixo de revolução (em $Ox$ ou $Oy$). Clique no botão Calcular Volume.

Será mostrado os dados informados em simbologia matemática, o volume do sólido de revolução entre as duas áreas e por fim a representação gráfica em 3D deste volume.

Calcule volumes de sólidos de revolução com este widget online

ABRIR WIDGET

O que o widget faz é:
$$V=\pi\int_{a}^{b}y^{2}dx; \quad em \quad O_{x}$$
$$V=\pi\int_{a}^{b}x^{2}dy; \quad em \quad O_{y}$$

Visite a minha galeria de widgets no Wolfram Alpha. E quiser aprender a construir seu próprio widget matemático, assista esse vídeo.

IMPORTANTE: Este widget não tem a função de responder todas as suas perguntas com base em alguma consulta, mas auxiliá-lo na correção de seus cálculos sobre volume de sólidos de revolução, evitando assim o desperdício de papel, refazendo os cálculos diversas vezes.

ABRIR WIDGET

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: