Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

O objetivo deste post é compartilhar informações de como os programadores aplicam a Matemática para criar jogos.
Um computador existiria sem a base matemática que conhecemos hoje? Claro que não. 

O sinal digital é formado por códigos de linguagem matemática, um exemplo disto é a linguagem binária (0 e 1), onde se usa um código binário de transporte de informação, a leitura é indireta, depende de sistemas de interpretação e leitura, pois esta não é direta, é digitalizada, é formada por componentes que digitalizam a informação, isto é, convertem o sistema decimal para sistema binário, ou para o sistema hexadecimal e vice-versa, digitalizar é manipular, converter a informação processá-la e reconvertê-la de forma que seja entendida. Músicas, vídeos, documentos, etc., tudo é transportado pela internet no formato de 0 (zeros) e 1 (uns). Você não estaria lendo isso agora, sem os zeros e uns. [Por que as pessoas tem orgulho na sua falta de habilidade matemática?]

E não é nenhum pouco difícil fazer um mínimo de esforço intelectual para concluir que o planejamento, o desenvolvimento e criação de softwares, como: sistemas operacionais, editores de sites, imagens e vídeos, jogos para Xbox, PlayStation, Nintendo, etc., dependessem de teorias matemáticas, que, integradas a poderosos computadores, realizassem verdadeiras obras primas, seja para o nosso entretenimento ou para desenvolvimento de atividades comerciais em geral.

Matemática para programadores de jogos

Assista o vídeo abaixo em HD [1080] e veja a perfeição dos gráficos deste jogo. E não me refiro a apenas aos carros, veja a paisagem, a vegetação (fractais), etc. Tudo isso é Geometria, é Matemática. Mas, não é isso quero mostra apenas.



É incrível perceber como a Matemática se encaixa e é importantíssima. Aproveite e assista também sobre o verdadeiro segredo para a criação dos personagens da Pixar.

Matemática para programadores de jogos

O objetivo deste post é compartilhar informações de como os programadores aplicam a Matemática para criar jogos. Pesquisando sobre o tema, acabei encontrando uma série de posts em um blog estrangeiro (em inglês), que só depois de ler algumas páginas, descobri que é de um brasileiro, chamado Rodrigo Monteiro. Ele é um designer de jogos e programador que vive atualmente em Londres, Reino Unido.

A série de artigos trás muitas informações sobre como programadores desenvolvem jogos, e fazem aplicação da Matemática para isso. O primeiro artigo trás apenas uma introdução sobre o que será tratado nos demais artigos.

Mas não se desespere! Mesmo que eu diga "Matemática", o que você realmente precisa é de Geometria. Felizmente para nós, a Geometria é, provavelmente, a parte mais fácil da Matemática! Agora, eu não estou dizendo que Matemática discreta, Álgebra e Cálculo são inúteis para os jogos (ou outros tipos de programas), mas a Geometria é o pão e a manteiga dos programadores de jogos de vídeo. [Rodrigo Monteiro]

Estes são os temas abordados nos artigos:
  • Vetores;
  • Equações paramétricas;
  • Vetor base;
  • Trigonometria básica;
  • Matrizes;
  • Números complexos;
  • Quaternions.

Já foram publicados 5 artigos, no idioma inglês e trazem, obviamente, explicações técnicas sobre programação. Acompanhe esta série visitando os links abaixo e posteriormente assinando o seu feed RSS.

Introdução | Primeiro artigo | Segundo artigo | Terceiro artigo | Quarto artigo

www.higherorderfun.com

Visite a categoria aplicações matemáticas do blog e confira outros artigos cujas áreas utilizam a Matemática.

Para encerrar, mais uma dica de leitura.

Crianças que programam: uma habilidade para toda a vida

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: