Novidades


03 maio 2012

Por que as pessoas tem orgulho na sua falta de habilidade Matemática?

Alguns de seus amigos, provavelmente, deleitam-se com o fato de eles não poderem fazer Matemática. Na verdade, é estranho como algumas pessoas podem ser tão orgulhosas com a falta de uma habilidade que é incrivelmente útil. Será que eles se gabam de não ser capaz de cozinhar? Ou tocar guitarra? Ou escrever uma frase maravilhosa? [Being Bad at Math Isn’t Big or Clever]

Continue lendo o pequeno texto acima em GizModo clicando no link no final da citação.

Não estou generalizando, ao escrever o título deste artigo.

Por que as pessoas tem orgulho na sua falta de habilidade Matemática?
No final deste artigo entenderá o porquê desta imagem

De vez em quando volto a tratar sobre esse tema no blog. E quanto mais penso sobre o porquê das pessoas não gostarem de Matemática, mais dúvidas são geradas em minha mente, em busca de um entendimento lógico. 

E antes que alguém pense, que, o fato de uma pessoa não gostar de Matemática, esteja associado ao não entendimento dela, leia o artigo abaixo.

O mais "engraçado" é que a maioria das pessoas que ouço falarem assim, não tem graves dificuldades em Matemática. São estudantes que estão na média escolar ou acima dela. O que acontece com essa classe de estudantes que mesmo se saindo bem em centenas de teorias matemáticas, ainda dizem odiarem a Matemática? [Por que odeio Matemática?]

Você já deve ter visto alguma imagem, vídeo ou texto, aqui no blog e em outros blogs espalhados pela blogosfera, aquelas típicas gozações com situações que envolvem alunos e professores, tendo como alvo a deficiência em Matemática.

Não vejo mal nisso, até porque as vezes se vê por aqui também alguma piadinha. Desde que seja uma brincadeira sadia, não há problemas. Começa a se tornar um problema quando as pessoas vêem essas gozações e se orgulham, com algo que é sério, mas que naquele momento foi vítima de piadinhas.

Blogs de humor dedicados a compartilhar somente tirinhas com os famosos memes é um exemplo. Nada contra eles. Para um indivíduo desinformado e sem o mínimo de escolaridade, além de rir destas situações, vai absorver aquilo como algo positivo e acaba por despercebido, em ver toda a Matemática por trás de tudo que cerca sua vida.

Das vezes que publiquei algo em tom humorístico com tema matemático no blog e na maioria das vezes na página do blog no Facebook, tive o cuidado de tentar mostrar o outro lado da moeda. Mostrar situações engraçadas, mas também a Matemática correta por trás de alguma tirinha engraçada. Observe as imagens abaixo presentes nos artigos Geometria: expectativa vs realidade e Piadas matemáticas #11.



Não se trata apenas de tirinhas engraçadas, mas sim da ignorância intelectual das pessoas acharem que Matemática não serve pra nada. Isso me incomoda demais. 

Seguindo outra modinha no Facebook (o Willy Wonka fazendo perguntinhas), a imagem que está no começo deste artigo, foi publicada na página do blog no Facebook. Não sei se foi ironia, mas teve alguém que comentou: "Simples, com o 2 e 3". Respondi: "então me explique como você iria montar um circuito integrado usando o 2 e o 3."

Se você não sabia, atente! 

O sinal digital é formado por códigos de linguagem matemática, um exemplo disto é a linguagem binária (0 e 1), onde se usa um código binário de transporte de informação, a leitura é indireta, depende de sistemas de interpretação e leitura, pois esta não é direta, é digitalizada, é formada por componentes que digitalizam a informação, isto é, convertem o sistema decimal para sistema binário, ou para o sistema hexadecimal e vice-versa, digitalizar é manipular, converter a informação processá-la e reconvertê-la de forma que seja entendida.

Músicas, vídeos, documentos, etc., tudo é transportado pela internet no formato de 0 (zeros) e 1 (uns).

Você não estaria lendo isso agora, sem os zeros e uns.
Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação.


  • Deixe um comentário para este artigo

0 comentários:

Postar um comentário



‣ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de \$. Para fórmulas alinhadas ao centro, utilize o símbolo duplo \$\$.

‣ Teste equações em $\LaTeX$ antes de publicá-las. Acesse latex.prof-edigleyalexandre.com

‣ Leia sobre o motivo da troca do sistema de comentário deste blog.

‣ Leia a política de comentários do blog.



Scroll to Top