Nesta postagem compartilho uma lista de ladrilhamentos uniformes convexos que podem te inspirar a construir outras lindas malhas coloridas, usando papel milimetrado ou em perspectiva isométrica.
Se existe uma palavra no universo matemático que acho linda, essa é Simetria. Não há nada ao nosso redor que não seja construído utilizando propriedades simétricas. Até o nosso próprio corpo é dotado de características simétricas.

Nesta postagem compartilho uma lista de ladrilhamentos uniformes convexos que podem te inspirar a construir outras lindas malhas coloridas, usando papel milimetrado ou em perspectiva isométrica.

A tabela mostra os 11 ladrilhamentos uniformes convexos (regulares e semi-regulares) no plano euclidiano. Além de cada pavimentação, é mostrada as características de sua construção em diferentes formatos de símbolos. Por exemplo, o ladrilho 4.8.8, é o Quadrado Truncado, formado por um quadrado e dois octógonos em um vértice. Existem outras simbologias que você pode seguir.

11 tipos de ladrilhamentos no plano euclidiano e algumas aplicações

Acesse

List of convex uniform tilings e Uniform tilings in hyperbolic plane

no Wikipedia


Recomendo que baixe as imagens no formato .SVG (imagem vetorial). Assim sempre terá uma excelente resolução da imagem ao dar zoom.

Para que serve?

Apesar da arte ser bem antiga e bem desenvolvida, a ciência é recente, de aproximadamente 100 anos, tendo aspectos que ainda não foram desenvolvidos. 

Ladrilhos na decoração de pisos e revestimentos

O homem usa essa técnica em uma grande variedade de aplicações: papel de parede, pisos decorativos com cerâmicas ou pedras, pisos e forros de madeira, estamparia de tecidos, malharias e crochês, no empacotamento ou empilhamento de objetos iguais, na arquitetura moderna, etc.

Na natureza são encontrados em células de tecidos biológicos, nas colmeias, no arranjo das escamas de peixes, nas pinhas das coníferas, nos arranjos dos cristais, nas bolhas de sabão, nas trincas das cerâmicas, etc. Leia mais.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: