A Matemática por trás de uma "simples" compra em lojas virtuais na internet, usando o cartão de crédito, é apenas uma das diversas aplicações em que a Matemática é utilizada para facilitar a vida das pessoas.
A Matemática por trás de uma "simples" compra em lojas virtuais na internet, usando o cartão de crédito, é apenas uma das diversas aplicações em que a Matemática é utilizada para facilitar a vida das pessoas.

Infelizmente algumas pessoas não tem o interesse em saber para que serve tantos cálculos matemáticos. Talvez por sua complexidade, talvez por não enxergar algo prático em seu cotidiano.

A consequência para isso é "odeio matemática!", "nunca vou usar isso na minha vida!" e muitas outras reclamações. Assista o vídeo que incorporei nesta postagem e entenda como cálculos sobre Máximo Divisor Comum, número primos, potenciação e outros conteúdos são aplicados em criptografia de dados. Criptografia esta, muito útil para que possamos fazer compras com segurança na internet.

Você não precisa entender toda a Matemática por trás de qualquer aplicação, porém não deve mostrar ignorância intelectual reclamando de algo que não entende.

O que M.D.C., números primos e potenciação tem a ver com compras na internet?

$a^{ 1+m(p-1)(q-1) }=a\quad mod(pq)$

No livro Incríveis passatempos matemáticos, de Ian Stewart, há um capítulo (Códigos secretos revelados ao público, pág. 74) muito interessante onde ele aborda um pouco da história e da Matemática por trás deste método de criptografia. Talvez o vídeo abaixo seja inspirado nele.

Essa história tem um adendo histórico curioso. Em 1973, o mesmo método foi inventado por Clifford Cocks, matemático que trabalhada na Inteligência Britânica. Mas foi considerado pouco prático na época. Como o seu trabalho foi classificado como ultrassecreto, até 1997 ninguém sabia que ele havia se adiantado ao sistema RSA. [Em Incríveis passatempos matemáticos]



Veja outras aplicações matemáticas.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Eis um outro video sobre o tema: http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1190

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leonardo!

      Obrigado pela sugestão.

      Abraço!

      Excluir