$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Adeus faculdade a distância! Adeus cursos online! Adeus entretenimento! #InternetJusta

COMPARTILHE:

Querem limitar a internet do Brasil

Sobre o limite na franquia de dados na Banda Larga Fixa.

Se você está preocupado somente com o processo de impedimento da presidenta, acho melhor aumentar o seu foco de preocupações. Por que escrevo sobre o assunto? O que isso tem a ver com a Educação, Matemática ou Educação Matemática? Tudo!

Se não bastasse a crise política no país, agora algumas operadoras de telefonia querem limitar a franquia de dados na Banda Larga Fixa. E isso não pesa somente para os usuários comuns, mas também para empresas.

Adeus faculdade a distância! Adeus cursos online! #InternetJusta

Enquete


Isso é muito sério! Desde que tomei conhecimento sobre o tema, estou preocupado. O Ministério Público do DF está de olho também.

Para entender de forma simples o que isso significa, o Oficina da Net, publicou um ótimo texto explicando:
  • O que é a franquia de banda larga?
  • Quanto posso usar da internet?
  • Quais serão as franquias?
  • Quais são os maiores vilões da banda larga?
  • Como estão os planos pelo mundo?
  • Números da internet no Brasil
  • Números da internet no mundo?
  • A qualidade da Internet no Brasil
  • As empresas podem cortar a internet?
  • Clientes antigos serão afetados pelas franquias limitadas?
  • Como medir o meu consumo de internet?

Adeus faculdade a distância!

Se o plano for posto em validade, qualquer curso online que utiliza alguma ferramenta de suporte à Educação a Distância ou presenciais, colaborando para a formação de professores ou no treinamento de profissionais de diversas áreas, estará comprometido.

Com a prática abusiva de franquias, o custo para o uso e implementação de ferramentas como estas em cursos de EAD aumentam, e se aumentam, isso é repassado para o consumidor final. E no final das contas, tudo sairá mais caro. É uma maravilha! O brasileiro está nadando em dinheiro.

Suponha que você controle fielmente o seu limite de franquia, e durante um curso online, inesperadamente seu limite é esgotado. Imagine as atividades que deixou de realizar. Este é apenas um pequeno exemplo.


Adeus entretenimento e estudos!

O consumo de apenas um episódio por dia na Netflix, da série que você mais adora, gera um fluxo que poderia exceder, se considerada a implementação destes limites franquias.

Por exemplo:
  • Perfil de uso leve: 4 horas de navegação na web (1,6 GB) e um episódio de Netflix por dia (1,1 GB) x 30. O consumo mensal é de aproximadamente 78 GB.
  • Perfil de uso intermediário: 4 horas de navegação (1,6 GB), 1 hora de streaming no YouTube (1,2 GB), um episódio de Netflix por dia (1,1 GB) x 30, além do download de dois jogos por mês (40GB).  O Consumo mensal é de aproximadamente 157 GB.
  • Perfil de usuário avançado: 8 horas de navegação (3,2 GB), 2 horas de streaming no YouTube (2,4 GB), dois episódios de Netflix por dia (2,2 GB) x 30, além do download de oito jogos por mês (160 GB). O consumo mensal é de aproximadamente 394 GB.

Faça os cálculos para o fluxo de mídia gerado pelos vídeos que você assiste todos os dias no youtube. A notícia não é boa.

Tem professores que tiram o seu sustento dando aulas no Youtube, tanto em vídeos gravados como em streaming (aulas ao vivo). O limite de dados de franquia afeta quem produz conteúdo para youtube (ensina) e também para quem assiste (aprende). Se tem menos pessoas assistindo, menos dinheiro ganhará o canal com as suas aulas.

Isso se aplica também aos canais de entretenimento. Isso se aplica ao próprio youtube, que, no final das contas, terão menos acessos e com isso menos exibições de vídeos. E se tem menos exibições, menos renda gerada.

Faça os cálculos também para o seu streaming de música preferido. E para qualquer outra ferramenta que precisa de banda larga.

Adeus blog!

Não tenho acesso a uma banda larga de alta velocidade para as minhas tarefas escolares, no blog ou entretenimento. Tenho o suficiente para assistir vídeos em HD no youtube, filmes na Netflix, conversar por Skype, um Hangout, etc.

Poderia abrir mão de tudo isso, em resposta a não implementação destes limites de franquias. Vale lembrar que esses limites já existem em alguns contratos das operadoras. Inclusive já sofri com um limite de 40GB em 2006. O jeito era ficar contanto o quanto que gastava com downloads até o final do mês.

Mas, há algo na internet que faço desde 2007 e é a minha grande paixão - este humilde blog. Mesmo sendo hospedado em uma plataforma gratuita (Blogger), também tem o seu fluxo de mídia, download e navegação.

Do ponto de vista de quem administra, tem um custo. Custa dinheiro comprando layout em um ambiente seguro, custa sincronização de backups em diversos servidores, custa na análise dos dados do blog, custa na customização de ferramentas auxiliares do blog e custa muito tempo (e esse pode ser um inimigo das franquias) para organizar tudo isso.

Movimentos contrários ao limite de dados de franquia

Nunca fui adepto de assinaturas digitais, até porque não tem valor jurídico segundo a constituição. Mas, se é pra incomodar está valendo.

Mostre sua indignação nas redes sociais.

hashtag

#InternetJusta


Leia mais:
O vídeo possuí linguagem adulta.

Vídeo mais calmo


COMENTÁRIOS

Comentaristas: 6
  1. Olá, Prof. Edigley.

    Também estou triste e com raiva desse limite. Espero que isso seja derrubado o quanto antes. Dependo muito do YouTube para tutoriais, aulas, cursos e música.

    Abraços,

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo!

      Uma das primeiras coisas que pensei foi no pessoal no Youtube que dão aulas, seja ao vivo ou videos aulas gravadas. Até agora, as notícias que li hoje são boas. Vamos torcer para que isso não seja implementado.

      Abraço!

      Excluir
  2. Agradeçam à Dilma e aos corruptos da esquerda progressista. Que tal o MPF e a PF investigarem o fluxo patrimonial dos iluminados das Agências Reguladoras(?). Vamos cobrar posicionamento dos Deputados e Senadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José!

      Achar culpados é fácil. A questão é como resolver os problemas do país, como este por exemplo.

      Abraço!

      Excluir
  3. Estou fazendo faculdade online e agora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ludmila!

      Por enquanto o plano da operadora não está em vigor ainda, e a ANATEL parece que quer se posicionar contra, mas, pelos discursos do presidente, não é isso que vemos.

      Estou confiante quanto a não implementação deste limite de banda.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Adeus faculdade a distância! Adeus cursos online! Adeus entretenimento! #InternetJusta
Adeus faculdade a distância! Adeus cursos online! Adeus entretenimento! #InternetJusta
Querem limitar a internet do Brasil
https://2.bp.blogspot.com/-HSkGOPDT-v4/VxVz3uMvoHI/AAAAAAAAjzY/4JRUdsWLfnIbz9-BYDWozuOUWZequMGdgCLcB/s1600/Adeus-faculdade-distancia-Adeus-cursos-online-InternetJusta.png
https://2.bp.blogspot.com/-HSkGOPDT-v4/VxVz3uMvoHI/AAAAAAAAjzY/4JRUdsWLfnIbz9-BYDWozuOUWZequMGdgCLcB/s72-c/Adeus-faculdade-distancia-Adeus-cursos-online-InternetJusta.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/04/adeus-faculdade-a-distancia-adeus-cursos-online-internet-justa.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/04/adeus-faculdade-a-distancia-adeus-cursos-online-internet-justa.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar