Você nunca mais verá uma animação da Pixar com os mesmos olhos. Entenda com a Matemática é usada para criar ambientes e personagens.
Estou maravilhado com esse projeto da Khan Academy em parceria com a Pixar. Ver a Matemática desta forma faz todo sentido para crianças e adolescentes (por que não adultos também) que ainda não tiveram a oportunidade de enxergar a utilidade de equações e formas geométricas nas animações mais famosas do cinema.

Leia também: Matemática: o verdadeiro segredo para a criação dos personagens da Pixar.

Khan Academy lança o 'Pixar in a Box' e mostra a Matemática por trás de suas animações

Sobre o Pixar in a Box

O Pixar in a Box foi desenvolvido para ajudar os alunos a responder uma questão antiga: por que preciso aprender isso? Nossa resposta para essa pergunta é uma série de lições interativas, na qual cada uma demonstra como um conceito introduzido na escola é usado em benefício da criatividade na Pixar.

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Lhe convido para um ato de curiosidade, pensando nas seguintes perguntas e suas respostas em alguns vídeos logo a seguir. Como uma grama ou qualquer tipo de vegetação é construída usando arcos de parábolas (gráfico de equações do 2º grau)?



Como criar arcos parabólicos?



No ambiente interativo promovido pela Khan Academy, você pode criar esses arcos de forma virtual usando apenas o seu mouse.

O projeto é divido em um módulo para alunos e outro para professores. Em cada um há um guia completo com vídeo aulas e animações interativas onde você pode aprender o que viu em teoria.

Acesse pt.khanacademy.org e faça login com a sua conta do Google ou Facebook. Semelhante a um curso EAD, você terá diversas atividades propostas para ser realizadas.

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  • Milhares de exercícios práticos interativos do jardim de infância até cálculo;
  • Vídeos com explicações detalhadas para assistir em seu próprio ritmo;
  • Acompanhe seu progresso para identificar o que deve praticar em seguida;
  • Totalmente gratuito;
  • Sem anúncios, sem assinaturas.

Matemática por assunto

  • Fundamentos de matemática;
  • Aritmética;
  • Álgebra I;
  • Geometria;
  • Trigonometria;
  • Probabilidade e estatística;
  • Cálculo;
  • Equações diferenciais;
  • Álgebra linear;
  • Matemática para o divertimento e a glória.

Matemática por ano

  • Pré - 3° ano;
  • 4° ano;
  • 5° ano;
  • 6° ano;
  • 7° ano;
  • 8° ano;
  • 9° ano.

Ciências e engenharia

  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • Saúde e medicina;
  • Engenharia elétrica.

Economia e finanças

  • Microeconomia;
  • Macroeconomia;
  • Mercado financeiro e de capitais;
  • Empreendedorismo.

Computação

  • Programação;
  • Ciência da computação;
  • Hora do Código;
  • Animação digital.

Artes e humanidades

Music.

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Não deixe escapar essa oportunidade de mostrar esse ambiente aos seus alunos. Aproveite a paixão que os seus alunos tem pelas animações e mostre-os como a Matemática é aplicada para desenhar ambientes e personagens com uma perfeição extrema.

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Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

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