$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

33 materiais para o GeoGebra sobre Funções Trigonométricas que todo professor de Matemática tem que usar

COMPARTILHE:

Todos os materiais possuem controles deslizantes, facilitando a interatividade com o comportamento das funções trigonométricas.

Não é uma imposição, mas bem que poderia ser (risos). A implementação de ferramentas tecnológicas para enriquecer as aulas de Matemáticas pode fazer toda a diferença na aprendizagem de estudantes de nível fundamental, médio e superior.

É certo de que elas não são unanimidades, muito menos implementadas de forma correta e globalizada em escolas e universidades. Leia o texto 5 erros que cometemos ao levar tecnologias para a sala de aula para compreender melhor. No entanto, não podemos negar que com elas a atividade do professor tem se tornada mais simplificada, aplicada, dinâmica e com um nível de absorção de teorias matemáticas mais abrangente.

Para exemplificar, imagine uma aula sobre o estudo do sinal da função polinomial do 1º grau com uma incógnita, usando apenas os recursos: quadro, pincel atômico e um apagador. Nas melhores das hipóteses, ainda um conjunto de esquadros, régua, transferidor e compasso. Tudo em escala adaptada para o quadro.

33 materiais para o GeoGebra sobre Funções Trigonométricas que todo professor de Matemática tem que usar

Possíveis situações manuais:

  • Gasta muito tempo desenhando e pouco compreensível;
  • Muitos rabiscos em torno do desenho durante a explicação;
  • Interpretação comprometida por conta de não haver uma escala definida no quadro;
  • Não há muito tempo para apagar um desenho e começar outro;
  • É um desenho estático e impossível de abordar todas as teorias matemáticas apenas apontando com uma régua, laser ou o dedo.

Possíveis situações com o GeoGebra:

  • Baixe applets já construídos e não perca tempo na construção, caso não tenha habilidade com o software;
  • Use controles deslizantes para explicar o comportamento da função. É clicar e arrastar;
  • Interpretação facilitada por conta da possibilidade de animar o desenho geométrico;
  • Um applet criado com o GeoGebra mesmo sendo estático e sem função de animação, ele ainda é interativo, pois é possível arrastar pontos, retas, cônicas, etc., construindo novas possibilidades para um mesmo desenho;
  • Use online ou offline. Computador, tablet ou smartphone.

Imagine essa aula com ou sem esse material.

33 apples para o GeoGebra: Funções Trigonométricas

Estes são os applets (materiais) criados por bruginski, contribuidor do GeoGebra. Todos os materiais possuem controles deslizantes, facilitando a interatividade com o comportamento das funções trigonométricas.

Como a implementação da tecnologia HTML5 no GeoGebra, cada material pode ser visualizado diretamente em seu navegador sem precisar instalar nada. Mas, se preferir, baixe os materiais e visualize-os com o GeoGebra instalado em seu computador.
  1. Função seno;
  2. Função seno - sentido horário;
  3. Função cosseno;
  4. Função cosseno - sentido horário;
  5. Função tangente;
  6. Função tangente - sentido horário;
  7. Função cossecante;
  8. Função cossecante - sentido horário;
  9. Função secante;
  10. Função secante - sentido horário;
  11. Função cotangente;
  12. Função cotangente - sentido negativo;
  13. Relação fundamental da trigonometria;
  14. Parâmetros que alteram o comportamento da Função seno;
  15. Parâmetros que alteram o comportamento da função cosseno;
  16. Comprimento de uma circunferência;
  17. Período da função seno;
  18. Período da função cosseno;
  19. Paridade da função cosseno;
  20. Paridade da função seno;
  21. Paridade da função tangente;
  22. Seno de arco duplo;
  23. Cosseno de arco duplo;
  24. Tangente de arco duplo;
  25. Cossecante de arco duplo;
  26. Secante de arco duplo;
  27. Cotangente de arco duplo;
  28. Seno de arco triplo;
  29. Cosseno de arco triplo;
  30. Tangente de arco triplo;
  31. Secante de arco triplo;
  32. Cotangente de arco triplo;
  33. Cossecante de arco triplo.
Todos esses materiais estão em um único local para facilitar a navegação e sequências das aulas sobre o tema. Clique no botão abaixo para acessar o GeoGebraBooks do bruginski.

33 materiais sobre Função Trigonométrica

Estes materiais se encaixam perfeitamente para as aulas de Matemática de nível superior. Apresente ao seu professor e ajude a mudar para melhor o ensino de Matemática.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 4
  1. Obrigado pela dedicação, Professor! Precisamos,cada vez mais,fomentar essa nossa querida área.
    Quanto aos applets, olhei uns poucos. Os primeiros, pra ser especifico. Nao os abri. Apenas olhei o que foi exposto na tela. Encontrei neles o que vejo sempre: exposição de conteudo. Eu acredito nos recursos como ferramentas para construção, desenvolvimento. Esses applets, a principio, consideram o aluno como agente passivo, como espectador. Role o controle deslizante e obtenha o resultado esperado. Mais do mesmo.
    Apesar disso, não vejo esses applets como um desserviço, mas que fiquemos atentos ao uso dos recursos. Do contrario, estaremos subtilizando-os

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe! Obrigado pelo comentário construtivo.

      Recomendo que abra cada um deles e faça uma pergunta: como fazer com que os alunos entendam tantos conceitos algébricos e geométricos sem fazer nenhum desenho, ou usando algum rabisco no quadro?

      Entenda que essas ferramentas são úteis, especificamente para professores, que auxiliam na interpretação de conteúdos geométricos que são quase impossíveis de se entender apenas usando quadro e giz.

      Esses applets são indispensáveis para qualquer professor de Matemática que preze pela aprendizagem de seus alunos. Eles são uma ótima alternativa, a melhor que eu vejo para trabalhar conceitos geométricos.

      A construção e manipulação dos applets não estão sujeitas apenas a aplicação por professores. A criatividade em criar estes applets só torna o trabalho mais rápido do ponto de vista da exposição da aula.

      Particularmente, incentivo meus alunos a explorar o GeoGebra na criação de situações matemáticas, fugindo de desenhos feito em papel, e partindo para a interatividade e manipulação de conceitos matemáticos através de applets criados com o GeoGebra.

      Tudo depende da criatividade do professor.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá Edigley. Gostaria de agradecer os comentários sobre os materiais que criei e também divulgá - los em seu blog.

    Forte abraço.
    Bruginski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruginski!

      Me sinto na obrigação de compartilhar. São materiais, que, se para alguns não servem, para a maioria ajudam muito.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 33 materiais para o GeoGebra sobre Funções Trigonométricas que todo professor de Matemática tem que usar
33 materiais para o GeoGebra sobre Funções Trigonométricas que todo professor de Matemática tem que usar
Todos os materiais possuem controles deslizantes, facilitando a interatividade com o comportamento das funções trigonométricas.
https://3.bp.blogspot.com/-xj0pZSTOSdE/V7jZAhGtSQI/AAAAAAAAsDU/SCqX75pnEXcIBWalgF7TESiDm_2WPelpgCLcB/s1600/33-materiais-GeoGebra-Funcoes-Trigonometricas-professor-Matematica-tem-que-usar.png
https://3.bp.blogspot.com/-xj0pZSTOSdE/V7jZAhGtSQI/AAAAAAAAsDU/SCqX75pnEXcIBWalgF7TESiDm_2WPelpgCLcB/s72-c/33-materiais-GeoGebra-Funcoes-Trigonometricas-professor-Matematica-tem-que-usar.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/08/33-materiais-GeoGebra-Funcoes-Trigonometricas-professor-Matematica-tem-usar.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/08/33-materiais-GeoGebra-Funcoes-Trigonometricas-professor-Matematica-tem-usar.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar