Aprenda a Tabuada de forma fácil

Criei mais um ótimo applet com o GeoGebra para auxiliar nas aulas sobre o funções polinomiais do 1º grau. O applet é ideal para professores, mas também pode ser utilizado por estudantes, como uma ótima ferramenta para estudar em casa e se aprofundar mais um pouco no estudo do comportamento do gráfico desta função.
Criei mais um ótimo applet com o GeoGebra para auxiliar nas aulas sobre o funções polinomiais do 1º grau. O applet é ideal para professores, mas também pode ser utilizado por estudantes, como uma ótima ferramenta para estudar em casa e se aprofundar mais um pouco no estudo do comportamento do gráfico desta função.

Estudo da função polinomial do 1º grau usando o GeoGebra

A maioria dos applets ou widgets que criei e publiquei aqui no blog, tem sua ideia baseada em minhas próprias experiências em sala de aula, quando a dificuldade aumenta tanto para explicar um conteúdo ou fazer com que a turma entenda melhor. 

Giz ou lápis atômico, quadro e régua, nem sempre são suficientes para explicar com maiores detalhes como se comporta o gráfico de uma função polinomial do 1º grau (ou função afim).

Applet Estudo da função do 1º grau como o Geogebra
Amplie

O applet criado o GeoGebra tem a vantagem de poder manipular e animar todas as variantes pertencentes a um objeto matemático específico, e, assim, facilitar o entendimento sem precisar fazer diversos esboços de gráficos em papel milimetrado.

Características do applet

Com o applet é possível fazer e desfazer alterações em coeficientes ($a$ e $b$), apenas arrastando dois botões (vermelho e o azul) e observar:
  • O comportamento dos zeros de $f(x)$ (ponto onde o gráfico intercepta o eixo $x$);
  • O coeficiente de $a$ (indica se $f(x)$ é Crescente ou Decrescente);
    • Ver mensagens no topo do applet, quando $a>0$ e $a<0$.
  • O coeficiente de $b$ (onde o gráfico intercepta o eixo $y$);
  • Quando $a>0$ de $f(x)$, é mostrado o sinal ($+$) à direita dos zeros da função (à esquerda ($-$));
  • Quando $a<0$ de $f(x)$, é mostrado o sinal ($-$) à direita dos zeros da função (à esquerda ($+$));
  • Quando $a=0$ não mostra nenhuma mensagem e o gráfico é de uma função constante;
  • Veja o comportamento da reta (gráfico da função afim). Seus valores são alterados fixamente na medida que movemos os botões $a$ e $b$ (coeficientes da função).

Download do Applet

Faça download gratuitamente deste applet ou o utilize online sem precisar baixar o applet ou o GeoGebra, acessando meu perfil no GeoGebra Tube ou clique no botão abaixo.

Baixar Applet GeoGebra

Se preferir baixe o arquivo .GGB usando um dos servidores abaixo, para usar o applet no GeoGebra instalado em seu computadortablet (Android, iPad e Windows Phone), Microsoft Word ou Google Chrome.

OneDrive
OneDrive
4Shared
4Shared
Dropbox
Dropbox
Google Drive
Google Drive

Box
Box

Informática na EducaçãoMatemática Financeira com HP 12C
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.
O MathJax CDN foi fechado em 30 de abril de 2017. Uma alternativa de provedor para o MathJax foi utilizada. Caso apareça o erro [Math Processing Error] em algumas postagens com simbologia matemática, entre em contato com o blog informando. Saiba mais. Ver exemplo de postagem com Latex usando o MathJax.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.

  • Seu comentário não será publicado se não tiver relacionado com este artigo.
  • Não é permito linguagem imprópria e/ou escrita totalmente em caixa alta (Caps Lock)
  • Não inclua links em seus comentários se eles não forem contextualizados com este artigo.
  • A partir de hoje (26/04/16) não será mais publicado comentário de autor anônimo.
  • Você pode escrever em $\LaTeX$, mas somente com o Blogger. Saiba mais em latex.prof-edigleyalexandre.com.
  • Leia a política de comentários do blog.

Comente este artigo:

0 comentários: