Construí um applet para o GeoGebra que mostra a equação do movimento em Angry Birds.
Construí um applet para o GeoGebra que mostra a equação do movimento em Angry Birds. A ideia deste applet surgiu assistindo o vídeo Angry Birds GeoGebra Project, de 2012. Infelizmente o vídeo não disponibilizou o arquivo GGB para download.

Download do applet

Lembrando que você pode ter a mesma experiência com applet do GeoGebra, sem precisar baixar os arquivos GGB. Clique no botão abaixo e acesse o applet e decida se quer visualizá-lo online ou pelo software instalado em seu computador ou tablet.

ACESSAR APPLET


Equação do movimento em Angry Birds

Achei interessante criar o applet, visto que alguns comandos que foram implementados não funcionavam corretamente devido a mudanças adotadas pelo GeoGebra.

Applet aberto pelo smartphone (clique na imagem para ampliar)

Se aparecer um aviso pedindo para fazer login (sign in), desconsidere clicando em Cancelar. O applet é público.

Registro um obrigado ao leitor do blog, Francisco Teodorico, que enviou essa dica de postagem via Facebook.

ACESSAR APPLET

Instruções para o applet

Use o botão azul para mover a inclinação da reta. Mova o botão vermelho para alterar a aceleração relativo à gravidade.

A trajetória de cor verde é o voo do pássaro, dado pela parábola (d).

A equação do movimento é dada por $y=-\cfrac { g\cdot { sec }^{ 2 }(\theta ) }{ 2{ r }^{ 2 } } \cdot { x }^{ 2 }+x\cdot tan(\theta )$. Acesse em en.wikipedia.org/wiki/Trajectory.

Qual o melhor ângulo e aceleração para "matar" o último porquinho?

Altere os valores com os botões azul e vermelho para obter a melhor posição. Você pode verificar a função que gerou esse movimento na caixa de álgebra do GeoGebra.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: