$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Conheça o livro Matemática e Síndrome de Down [sorteio]

COMPARTILHE:

Assista a palestra sobre Matemática e Síndrome de Down, participe do sorteio de um exemplar impresso e divulgue esse livro para os pais interessados.

Como saber se seu filho ou aluno compreende o conceito de número? Saber contar, variados grupos de objetos, garante que a criança saiba o conceito de número? Como se desenvolveram as pesquisas sobre o conceito de número desde antes e depois de Piaget? Quais atividades podem ser aplicadas para a aquisição do conceito de número? Como lidar com a inclusão pedagógica, em relação à Matemática?

Estas são algumas perguntas comuns de professores e pesquisadores sobre a aprendizagem de Matemática por crianças e adolescentes. A busca por respostas para essas perguntas são complexas e sempre tiveram amplo estudo. Mas, e as que têm Síndrome de Down? Todas as perguntas são ainda muito mais válidas.

Livro Matemática e Síndrome de Down [sorteio]

Assista a palestra do professor e autor do livro Matemática e Síndrome de Down, Leo Akio Yokoyama.



Livro Matemática e Síndrome de Down
Esta palestra/minicurso apresenta a evolução do conceito de número natural por crianças e adolescentes com síndrome de Down. As atividades foram projetadas para envolver as crianças na construção da imagem conceitual que pudesse auxiliar a construção do conceito de número. A apresentação faz uma análise pormenorizada das interações de três participantes.

Essa análise indicou que todos fizeram modificações significativas com a imagem conceitual associada ao processo de quantificação, e melhoraram a sua capacidade de quantificar conjuntos discretos de objetos, e que as respostas diante as atividades variaram de acordo com cada indivíduo.

Um aspecto das atividades que parecia particularmente importante, para permitir que os participantes fossem além da utilização de procedimento de contagem mecanizada, foi a presença de recursos multissensoriais que os estudantes podiam usar para verificar e corrigir suas próprias estratégias.

Resenha 

Este livro mostra, com testes simples, como saber se a criança compreende o conceito de número. O leitor encontrará atividades para crianças e indivíduos com síndrome de Down para a aquisição do conceito de número natural, principalmente com relação à quantificação de conjuntos discretos. Para pesquisadores, o livro apresenta um histórico das pesquisas sobre o conceito de número desde Piaget até os dias atuais.

As atividades foram desenvolvidas a partir da tese de doutorado do autor e constatou-se que foram de muita valia para as crianças participantes da pesquisa.

Público alvo

As atividades do livro se direcionam para crianças e adolescentes que ainda não têm o conceito de número bem formado. Isto não depende da faixa etária do indivíduo. Há adolescentes que não têm o concei de número bem estruturado e há crianças que já o tem.

Pais e educadores que desejam entender todo o processo de aquisição do conceito de número encontrarão neste livro um breve resumo das teorias existentes.

Sobre o sorteio

Comprei um exemplar impresso e sortearei aqui no blog. Não vou pedir para seguir nada e ninguém. O objetivo da postagem é de divulgar esse material para quem realmente tem interesse na leitura desse livro.

Regras para o sorteio (Data a definir):

1) Clique no botão abaixo e envie seus dados para o blog (serão usados somente para fazer o sorteio do livro).

2) Qualquer grau de parentesco com uma criança ou adolescente com Síndrome de Down.
3) Deixar um comentário nessa postagem do blog mostrando interesse no livro.

Se você se interessou pelo livro e não quer contar a sorte desse sorteio, compre¹ um exemplar na Editora Ciência Moderna.


Sobre o autor

  • Currículo Lattes.
  • Apresentador do programa "Matemática em Toda Parte II".
  • Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ.
  • Doutor em Educação Matemática INCLUSIVA (síndrome de Down) na UNIBAN - 2012.
  • Mestre em Matemática Aplicada (Geometria Projetiva) - UFRJ 2001.
  • Especialista em Educação Matemática - Puc-Rio 2000.
  • Licenciado em Matemática - UNICAMP 1997.
  • Apaixonado pelo Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.

¹ Não estou ganhando nada com a divulgação deste livro. Faço isso por livre e espontânea vontade.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 8
  1. Além de ter um sobrinho com síndrome de Down, tenho interesse como educador. Sou professor da rede pública. Parabéns pelo blog. Cada vez melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego!

      Então o livro deve ajudar muito seu sobrinho. Se não ganhar pelo sorteio, compre um exemplar. Não é caro.

      Abraço!

      Excluir
  2. Torcendo para ganhar tenho uma filha de 12 anos com SD!!!
    ANCIOSA OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sam!

      O livro não é tão caro assim. Você pode comprar caso não ganhe no sorteio.

      Abraço!

      Excluir
  3. Meu filho tem síndrome de down e certamente este livro poderá me ajudar a ajudá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hélder!

      Tenho a certeza que sim. Boa sorte!

      Abraço!

      Excluir
  4. Saudações, não tenho parentesco com uma criança ou adolescente com Síndrome de Down, porém sou professor de matemática e ciências de alunos que apresentam a deficiência, a qual estou a pesquisar para entender a deficiência, estive pesquisando materiais que proporcionam um bom entendimento e estratégias para ensina-los da melhor forma possível dentro dentro do tempo e limite deles e me deparei com esse material que vocês estão sorteando, inclusive já li a dissertação do autor do livro, assistir alguns vídeos do mesmo e achei fantástico a estratégia e o modo como o mesmo aborda e trabalha o material, verifico que o livro é barato e me interessei muito pelo mesmo, mas não custa nada tentar a sorte no sorteio. ps. é a primeira vez que tenho contato com aluno com deficiência em sala de aula e não quero erra nos ensinamentos do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Esse é um post de 2017 e que acabou não dando certo a realização do sorteio. O livro foi escrito por quem é autoridade no assunto. Se puder compre-o.

      Desejo sucesso em suas atividades.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Conheça o livro Matemática e Síndrome de Down [sorteio]
Conheça o livro Matemática e Síndrome de Down [sorteio]
Assista a palestra sobre Matemática e Síndrome de Down, participe do sorteio de um exemplar impresso e divulgue esse livro para os pais interessados.
https://3.bp.blogspot.com/-PK4xKDP3sUA/WHTgAFpXD4I/AAAAAAAAw6E/ovfihznh5tYm60pECHVAkXq64V2BfZMbgCLcB/s1600/livro-matematica-sindrome-down-sorteio.png
https://3.bp.blogspot.com/-PK4xKDP3sUA/WHTgAFpXD4I/AAAAAAAAw6E/ovfihznh5tYm60pECHVAkXq64V2BfZMbgCLcB/s72-c/livro-matematica-sindrome-down-sorteio.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/01/conheca-livro-matematica-sindrome-down-sorteio.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/01/conheca-livro-matematica-sindrome-down-sorteio.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar