Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Neste trabalho, apresentamos o aplicativo GeoGebra, que pode ser usado em aulas de Matemática, e sugerimos duas atividades no ambiente GeoGebra para aulas de Geometrias Plana e Espacial.
Este é o quarto TCC que compartilho aqui no blog. Se quiser enviar um Trabalho de Conclusão de Curso ou uma dissertação de mestrado ou doutorado para ser lido por milhares de pessoas, saiba mais no link no final da postagem. Muito obrigado pela citação do blog pelo autor em seu TCC. Fiquei surpreso quando estava lendo o trabalho.

Título

Trabalhando geometrias plana e espacial no GeoGebra e o uso de tecnologias por alunos e professores.

Autor(es)

Pinheiro Filho, Osmarilho dos Santos.

Palavras-chave

Educação matemática, GeoGebra, Tecnologias educacionais, Geometria plana, Geometria espacial.

Data do documento

18 de novembro de 2016.

Resumo

Hoje, o desenvolvimento do ensino junto à tecnologia aprimora ainda mais as chances do aluno aprender um conteúdo matemático. A nossa sociedade está rodeada de recursos tecnológicos, quase todos tem acesso à internet, independentemente de ter ou não computadores em casa.

Entretanto, as escolas, em geral, apesar de ter à sua disposição laboratórios e recursos tecnológicos, continuam seus trabalhos de forma tradicional. Pouco se aproveita de tais recursos e fica-se utilizando métodos obsoletos, de modo a tornar mais difícil o despertar no aluno, o qual se encontra inserido nesse mundo tecnológico.

É certo que precisamos de professores capacitados e dispostos a utilizar as tecnologias para facilitar o ensinamento da Matemática, mas devemos também ter escolas que disponham desses recursos para os professores.

Dessa forma, com a necessidade de ampliar as fronteiras do ensino, o governo federal organizou o Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo a levar laboratórios de informática às escolas e formar os professores com relação ao uso de tecnologias. Em nosso trabalho, apresentamos o aplicativo GeoGebra, que pode ser usado em aulas de Matemática, e sugerimos duas atividades no ambiente GeoGebra para aulas de Geometrias Plana e Espacial.

Além destes, discutimos em nosso trabalho visões sobre o uso de tecnologias por alunos e professores de duas escolas públicas paraibanas. Apesar de ambas as escolas possuírem laboratórios e que os professores de Matemática os utilizam pelo menos duas vezes por semana, os mesmos não fazem uso de métodos tecnológicos, como é o caso do computador, mas utilizam apenas os materiais concretos disponíveis nos laboratórios, como sólidos, banners, entre outros.

Quanto aos alunos, afirmam que utilizam os laboratórios de Matemática, porém não fazem uso dos computadores. Com relação à visão sobre o uso de tecnologias, tanto os alunos como os professores entendem ser algo fundamental, pertinente, pois estão todos conectados e usando tecnologias fora do âmbito educacional.

TCC: Trabalhando geometria plana e espacial no GeoGebra e o uso de tecnologias por alunos e professores


Download

Clique no botão abaixo para baixar esse TCC.

Baixar esse TCC
Tamanho do documento: 2 MB


Aprenda Com o Monografis a Fazer Seu TCC

Orientador de TCC

Aprenda com o Monografis a fazer seu TCC com escrita à prova de plágio sem se preocupar com normas ABNT, seguindo um  roteiro já aprovado e ainda receber elogios diante da família e amigos.

Saiba mais Veja esse Bônus

Créditos

Esta sugestão de postagem para a categoria TCC, foi enviada por Sálvio Batista. Envie você também uma sugestão de TCC. O tema deve ser sobre Matemática.

Sobre o envio Quero enviar agora

Conteúdos:


Autor convidado

Autor convidado

Esse artigo foi enviado e escrito por um autor convidado. Confira as informações sobre o autor no final do artigo. Quer enviar um artigo para o blog?

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: