Lançamento do livro Como Reduzir Os Custos de Material Nas Atividades do Cotidiano Usando Os Ternos Pitagóricos ou A Equação do Segundo Grau
Você é capaz de achar o raio de um círculo inscrito num triângulo pitagórico sem usar a fórmula tradicional $r=\cfrac{ab}{a+b+c}$, ou seja, usando os ternos pitagóricos? É capaz de encontrar dois ou mais triângulos pitagóricos isoperimétricos, ou seja, triângulos pitagóricos com os mesmos perímetros e áreas diferentes usando os ternos pitagóricos?

É capaz de encontrar dois ou mais triângulos pitagóricos com a mesma área e perímetros diferentes usando os ternos pitagóricos? É capaz de inscrever dois círculos isodiamétricos (círculos com os mesmos diâmetros) em dois triângulo pitagóricos com perímetros diferentes usando os ternos pitagóricos? É capaz de construir, usando os ternos pitagóricos, dois triângulos isósceles com mesma área e perímetros diferentes?

Esses são apenas alguns dos problemas que o livro Como Reduzir Os Custos de Material Nas Atividades do Cotidiano Usando Os Ternos Pitagóricos ou A Equação do Segundo Grau os quais deixarão você intrigado.



Descrição do livro

Existiam dois motivos fortes para escrever o presente livro. O primeiro, uma preocupação antiga, desde que estava na ativa, que considero certos autores como verdadeiros massacradores de cérebro. 

E o segundo, em virtude da literatura existente sobre o teorema de Pitágoras, os autores não apresentarem nenhuma aplicação prática com a qual o leitor (ou aluno) se defronta no dia-a-dia. A primeira preocupação levou o autor a escrever um livro para transmitir conhecimentos, e não para mostrá-lo (o que é próprio dos massacradores de cérebro).

A segunda, levou o autor a uma tarefa árdua: incluir num único volume, assuntos que o autor não encontrou em nenhum livro de teoria dos números publicados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Tudo o que está contido no presente livro são frutos da imaginação do autor. Já dizia Einstein: “A imaginação é mais importante do que o conhecimento.”

O que demonstra a subjetividade do campo matemático, que se assemelha a uma forma de arte, em que a imaginação é tão ou mais importante do que o trabalho metódico e racional, que geralmente está associado à matemática.'

Conheça o livro

Autor: Sebastião Vieira do Nascimento.
Lançamento: 2017.
Editora: Chiado Editora Brasil
Acabamento: Brochura.
Nº de páginas: 192.

Comprar Prefácio e Sumário

Sorteio de um exemplar

Sebastião Vieira é um grande colaborar desse blog. Sempre que pode envia ótimos artigos. Em virtude do lançamento de seu novo livro, o autor resolveu sortear um exemplar entre os leitores e visitantes do blog.

Atualização 1: promoção encerrada.
Sorteado: Valdir Pereira Santos.

Atualização 2: o sorteado não respondeu dentro do prazo de 2 dias. Amanhã (01/08) será realizado um novo sorteio.

Atualização 3: Sorteio realizado em 01/08/17.
Sorteado: Welton Vaz de Souza.

Regra 1: compartilhe publicamente essa postagem para qualquer rede social que desejar.
Data do sorteio: 28/07/17.

Leia as demais regras convencionais clicando no botão abaixo e em seguida envie seus dados clicando no botão Participar. O sorteio será realizado através do site www.random.org.

Este é um guest post (artigo convidado). Foi escrito e enviado por Sebastião Vieira do Nascimento (Sebá). Professor Titular (por concurso) aposentado da UFCG – PB.

Mais artigos desse autor
Autor convidado

Autor convidado

Esse artigo foi enviado e escrito por um autor convidado. Confira as informações sobre o autor no final do artigo. Quer enviar um artigo para o blog?

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: