Ótimo applet criado com o GeoGebra que pode ser aplicado em uma aula de Geografia.
É óbvio que a versatilidade do GeoGebra não se aplica apenas à Geometria. As aplicações criadas com o GeoGebra, independentemente da modelagem matemática, trás sempre Geometria. Geometria na Física, Química, Biologia, Engenharia e nesse caso na Geografia, especificamente na observação de um Eclipse. Aliás, teve um Eclipse Solar antes de ontem!

Que tal em uma de suas aulas utilizar um applet criado com o GeoGebra para ilustrar de maneira animada e interativa como funciona um Eclipse e acabar de vez com qualquer dúvida? Você não precisa saber nada sobre o GeoGebra, basta apenas abrir o applet online em seu navegador, caso tenha internet em sala de aula ou baixar para o seu computador ou tablet, caso tenha o GeoGebra instalado.

Download do applet

O applet pode ser baixado para o seu computador ou utilizado online em seu navegador de internet. Mova os controles do lado esquerdo (janela de visualização) usando o cursor do mouse e observe o comportamento do Eclipse na janela de visualização 2D. E na janela de visualização 3D você observa a posição da Terra em relação a Lua.

Tamanho do arquivo - 19,6 KB.

Dica para utilizar o GeoGebra na aula de Geografia

Saiba mais sobre o GeoGebra lendo artigo Entenda sobre as diferentes versões do software GeoGebra para desktop e dispositivos móveis. Mais aplicações estão na categoria applet do blog. Novidades sobre o software estão na categoria GeoGebra.

Vi esse applet no Twitter de Witney Evans (@WhitBaylor). Não sei ele ela o criou.


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: