$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

A BNCC é homologada e uma pergunta para as professoras/pedagogas

COMPARTILHE:

O que é a BNCC? Qual é o objetivo da BNCC? O que existia antes da BNCC? Qual a diferença entre a BNCC e as atuais diretrizes?

A Base Nacional Comum Curricular, mais conhecida pela sigla BNCC, foi homologada para o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) no dia 20 de dezembro de 2017. Desde 2015 venho acompanhando, na medida do possível, o desenrolar dessa história. Depois da definição dos profissionais que fariam parte da comissão de especialistas para a elaboração da proposta da Base Nacional Comum Curricular, em junho de 2015, e do lançamento do Portal BNCC, em julho do mesmo ano, o texto preliminar da Base foi divulgado.

Assim, em setembro de 2015, abriu-se espaço para as contribuições do público. Inicialmente programado para receber feedbacks até o dia 15 de dezembro, esse prazo acabou sendo prorrogado até 15 de março de 2016, quando a consulta pública da primeira versão foi concluída. O portal recebeu mais de 12 milhões de contribuições e, a partir delas, o documento foi revisado.

Escrevi um pouco sobre isso no artigo em dezembro de 2015: O que falta para o Brasil implementar um novo currículo de ensino? [PodCast].

Nesse artigo exibi um podcast com a conversa entre Ilona Becskeházy (CBN) e Paula Louzano (pesquisadora em Stanford, Califórnia) através do programa Missão Aluno da rádio CBN, falando sobre o Common Core, novo currículo dos EUA (ainda com Obama), que propõe mudanças não apenas na maneira de ensinar e aprender a matéria, mas também nos conceitos e o momento em que eles são apresentados às crianças. É interessante o foco a alguns pontos-chave da Matemática.

Ouça agora
A BNCC é homologada e uma pergunta para as professoras/pedagogas

O que é a BNCC?

Diagrama
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender, em cada ano da Educação Básica. Ela é obrigatória e vai nortear os currículos das escolas, redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil.

Ela não consiste em um currículo.

Qual é o objetivo da BNCC?

Promover a equidade e a melhora da qualidade do ensino no país.

Em quais leis a BNCC está prevista?

No artigo 201 da Constituição Federal, no Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Artigo 49 das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e nas Metas 2, 3 e 7 do Plano Nacional da Educação aprovado em 2014.

O que existia antes da BNCC?

Certamente não é a primeira vez que as escolas brasileiras se veem diante de diretrizes curriculares elaboradas pelo governo. Entre os anos de 1997 e 2000, segundo estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), foram criados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para os Ensinos Fundamental e Médio.

Somente mais tarde, por meio do Programa Currículo em Movimento, incluiu-se uma proposta para o desenvolvimento de uma grade também para a Educação Infantil. Embora tenham o objetivo de criar condições que permitam o acesso aos conhecimentos necessários ao exercício da cidadania dos jovens, os Parâmetros Curriculares Nacionais não eram tão detalhados ou tampouco tão objetivos quanto almeja ser a BNCC.

Qual a diferença entre a BNCC e as atuais diretrizes?

Tantos as Diretrizes nacionais da Educação Básica (DCN), quanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) serviram como referência para a redação da BNCC. Mas ambos os documentos são muito genéricos, enquanto a BNCC é mais específica e clara sobre o que os alunos devem aprender, e coloca esses objetivos de aprendizagem ano a ano. Além disso, diferente dos primeiros, a BNCC é obrigatória.

Como ficam as particularidades regionais de cada rede?

A BNCC não é currículo. Ela será um núcleo comum de todos os currículos do Brasil, mas cada estado, município e as escolas poderão enriquecer em suas propostas curriculares e pedagógicas o que acharem adequado, de acordo com suas realidades regionais.

A BNCC tira a autonomia do professor?

Não. A Base especifica O QUE ensinar, e não COMO. Ela mostrá o norte, onde se quer chegar com os alunos. A maneira como se chegar lá será dada pelos currículos, PPPs, planos de aula e práticas pedagógicas dos professores em sala de aula.

Prazo para implementação da BNCC

Escolas públicas e particulares devem adotar novas referências para seus currículos até início do ano letivo de 2020.

Baixe os documentos da BNCC

Sobre a Base Nacional Comum Curricular homologada pelo Ministro da Educação José Mendonça Filho, baixei e li, principalmente no que se refere a parte da Matemática, as três versões disponibilizadas para download através do site movimentopelabase.org.br.

1ª versão 2ª versão 3ª versão revisada e aprovada pelo CNE Parecer e a resolução do CNE

Biblioteca de análises da BNCC

Nessa página você tem acesso a diversos documentos sobre estudos e pesquisas, análises da 1ª e 2ª versão da BNCC de especialistas, instituições nacionais e internacionais. Todos os arquivos estão em PDF.

BNCC - Matemática - Ensino Fundamental (anos iniciais e finais)

Ao baixar os arquivos e fazer uma leitura superficial, irá perceber que no papel tudo é muito lindo. Destaquei alguns pontos no próximo tópico sobre o que muda referente a Matemática. Tenho mais dúvidas do que respostas.

Extraí a BNCC - Matemática em alguns arquivos separados por Anos Iniciais, Anos Finais e os Códigos com a nomenclatura padrão adotada. O código EF67EF01, por exemplo, refere-se à primeira habilidade proposta em Educação Física no bloco relativo ao 6º e 7º anos, enquanto o código EF04MA10 indica a décima habilidade do 4º ano de Matemática.

Clique nos botões abaixo para baixar os arquivos em PDF hospedados no meu Google Drive.

Anos Inciais Anos Finais Códigos

O documento referente ao Ensino Médio ainda será divulgado.

A Base é importante porque especifica direitos e esse é o primeiro passo para garanti-los. Agora, concordo que ela é imperfeita e que é fruto de um processo também imperfeito. [Chico Soares, membro do Conselho Nacional de Educação] 

[A Base é] falsamente participativa, obscurantista e submissa à lógica das avaliações em larga escola. [Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação]

Pergunta para as pedagogas (apenas professoras do 5º ano)

Como já disse, não sou especialista em análise de currículo de conteúdo, estudo o suficiente para me manter o mínimo informado. Por favor, leia as listas a seguir e no final a pergunta.

Esses itens listados baixo estão na 2ª versão da BNCC (ÁLGEBRA E FUNÇÕES, pág. 281).
  • Compreender que uma igualdade não se altera ao se adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir ambos os lados da igualdade por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
  • Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
  • Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, ampliar ou reduzir ingredientes de receitas, escalas em mapas, entre outros.
  • Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes de modo que uma parte seja o dobro da outra, para desenvolver a ideia de relação entre as partes e delas com o todo.

Já a 3ª versão da BNCC, separei essa parte:

Objetos de conhecimento (Álgebra):

  • Propriedades da igualdade e noção de equivalência.
  • Grandezas diretamente proporcionais.
  • Problemas envolvendo a partição de um todo em duas partes proporcionais.

Objetos de conhecimento (Geometria):

  • Plano cartesiano: coordenadas cartesianas (1º quadrante) e representação de deslocamentos no plano cartesiano.

Habilidades:

  • Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
  • Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.
  • Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
  • Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

A pergunta é:

Os conteúdos e habilidades listados acima já foram abordados em seu material didático de Matemática do 5º ano, independentemente do sistema de ensino que é adotado na escola (pública ou privada) que você leciona?

Responda aqui

Pesquisei algumas colegas pedagogas e elas desconhecem sobre a abordagem desses conteúdos no 5º ano, pelo menos como descrito na BNCC.

Sabemos que o conteúdo de Matemática básica oferecido, principalmente pelas escolas privadas, pode sofrer algumas alterações de acordo com as necessidades regionais e culturais. Mesmo assim fiquei curioso quanto a esse fato. Se tais conteúdos não estão nos currículos de conteúdo matemático do 5º ano, uma formação específica extra será necessária, visto que muitas professoras/pedagogas não dominam esses conteúdos ou não estão preparadas para ensiná-los. É claro, esse segundo fato não é um caso geral.

Os 7 princípios para a construção da Base Nacional Comum

Baixar imagem em HD

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: A BNCC é homologada e uma pergunta para as professoras/pedagogas
A BNCC é homologada e uma pergunta para as professoras/pedagogas
O que é a BNCC? Qual é o objetivo da BNCC? O que existia antes da BNCC? Qual a diferença entre a BNCC e as atuais diretrizes?
https://4.bp.blogspot.com/-TwPkwmVy8fQ/WlEUM-lSWNI/AAAAAAAA4xY/NtGAiGhhrpcu9u-zgm0vrh9InL3kmws_QCLcBGAs/s1600/bncc-e-homologada-e-uma-pergunta-para-as-pedagogas.png
https://4.bp.blogspot.com/-TwPkwmVy8fQ/WlEUM-lSWNI/AAAAAAAA4xY/NtGAiGhhrpcu9u-zgm0vrh9InL3kmws_QCLcBGAs/s72-c/bncc-e-homologada-e-uma-pergunta-para-as-pedagogas.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/01/bncc-homologada-uma-pergunta-para-professoras-pedagogas.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/01/bncc-homologada-uma-pergunta-para-professoras-pedagogas.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar