Para quem já testou e não conseguiu, veja essa dica rápida de como executar a extensão TexMaths no LibreOffice Writer 6 para Windows.
Em outro artigo mostrei como instalar a extensão TexMaths no LibreOffice Writer para poder renderizar comandos em Latex e assim editar qualquer tipo de documento usando simbologia matemática da forma correta e esteticamente perfeita. No artigo Como inserir equações em Latex nos documentos do LibreOffice Writer é mostrado e testado apenas no Linux Ubuntu.

Porém, como obviamente não uso Windows, algumas pessoas me perguntaram se a extensão funciona no LibreOffice Writer para Windows. Sinceramente não sabia.

Com a ajuda de alguns colegas no grupo LibreOfficeBR no Telegram e do Kleber Kilhian do blog O Baricentro da Mente descobri que é necessário instalar um outro programa para que seja possível escrever comandos em Latex e renderizá-los.

Essa é a dica rápida que compartilho aqui.

Dica rápida de como executar a extensão TexMaths com o LibreOffice Writer 6 para Windows

1º) Baixar a extensão do TexMaths clicando no botão abaixo.

TexMaths 0.44 - 152KB
2º) Abrir o LibreOffice Writer.

3º) Ctrl+Alt+E (gerenciador de Extensões)

4º) Clique no botão Adicionar.

5º) Procure o arquivo .oxt baixado em seu computador e adicione-o.

6º) Reinicie o LibreOffice Writer e faça alguns testes. Veja que não aparecerá nada após inserido comandos em Latex.

7º) Feche o LibreOffice Writer.

8º) Baixe e instale o programa MikTex. Ele é o ambiente que possibilita renderizar as equações. Há versões para Windows 7, 8 e 10 (32 e 64 bit), Mac e Linux.

MikTex - 191MB
9º) Reinicie o Windows caso o programa peça após a instalação.

10º) Abra o LibreOffice Writer e teste alguns comandos. Exemplo: \cfrac{x-5}{7}=\cfrac{x}{2}+9. Esse comando deve gerar: $\cfrac{x-5}{7}=\cfrac{x}{2}+9$.

Esse é um print da tela do LibreOffice Writer no Windows 8 (por Kleber Kilhian). Durante a edição as simbologias não aparecem com qualidade definida. Quando o arquivo é exportado para PDF, texto e simbologia ficam perfeitos.

Esse é um print da tela do LibreOffice Writer no Linux Xubuntu 16.04.3 LTS. Durante a edição as simbologias aparecem com qualidade definida.

Logo abaixo você pode baixar dois arquivos para visualizar e editar os documentos. Um foi criado com o LibreOffice Writer para Linux Xubuntu 16.04.3 LTS e o outro LibreOffice Writer para Windows 8.

Arquivo ODT - Linux Arquivo ODT - Windows

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Valeu Edigley pelas ótimas dicas. Com isso vou poder escrever meu livro em Latex e ter uma ótima tipografia.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Quero muito lê-lo. Obrigado mais uma vez pela ajuda.

      Abraço!

      Excluir