$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Ser bom em Matemática não é sinônimo de ser um bom professor de Matemática

COMPARTILHE:

Você acredita que o nível de formação acadêmica é sinônimo de um profissional atuante e qualificado para lecionar Matemática?

Você tem uma graduação? E uma especialização? Mestrado? E doutorado em Matemática? Se você tem todas essas formações saiba que te admiro muito. Ah, não tem as últimas três formações?! Também não tenho! Mas saiba que mesmo assim te admiro muito.

Você tem algum professor de Matemática ou de outra área com mestrado, doutorado, etc.? Responda para si mesmo: como são as suas aulas?

Você acredita que o nível de formação acadêmica é sinônimo de um profissional atuante e qualificado para lecionar Matemática? É claro, descarte o fato de, por uma hipótese detestável, a pessoa tenha um diploma que foi "conquistado" de maneira duvidosa (não é improvável). Meu amigo Jaime tem apenas uma graduação em Física. Ele é um professor de encher os olhos e isso é dito por seus alunos. Mesmo assim é insatisfeito com a sua formação, acreditando que pode melhorar ainda mais. Ele acredita que com um mestrado e depois um doutorado, suas aulas podem ficar ainda melhores. E ele está certo.

Por outro lado o meu amigo Rodrigo tem uma graduação, especialização, mestrado e dois doutorados em Matemática. Além de trabalhar com algumas pesquisas, ele também ministra aulas na universidade. As suas turmas relatam que ele é um professor que deixa a desejar em vários fatores, mas, principalmente na didática de ensino.

Ser bom em Matemática não é sinônimo de ser um bom professor de Matemática

Quando cursava Matemática, um dos meus maiores temores não era aprender Cálculo, Álgebra Linear, Análise Real, etc. Meu maior temor era: será que vou conseguir ensinar? Afinal, estava em curso de licenciatura. Entender Matemática e resolver dezenas de listas de exercícios avançadas é uma coisa, ensinar Matemática é outra coisa totalmente diferente e complexa.

Felizmente minha vocação me levou para o ensino Fundamental e Médio, o que não diminui a complexidade de ensinar, mas acredito ser o ambiente que faço maior diferença.

Como contei no artigo Nunca é tarde para estudar Matemática! Sua idade é apenas um número!qual professor faz o melhor trabalho? O que leciona por vocação (paixão)? Ou o que leva a profissão como apenas uma opção alternativa? Em ambos os casos é necessário que ele domine o que vai ensinar. A diferença dos dois é que o professor vocacionado carrega consigo um espírito ajudador que inspira seus alunos.

Já conheci estudantes na universidade de diversos cursos que acabaram desistindo da licenciatura simplesmente porque não sabiam ensinar. Já conheci estudantes que passaram em processos seletivos para mestrado e doutorado com uma facilidade absurda, mas, lecionar com autoridade, didática, vocação, prazer, inspiração, etc., não conseguiam de forma alguma.

Alguns desses professores lecionam em universidades. São professores autoritários e que muitas vezes não estão nenhum pouco preocupado com o andamento da vida acadêmica dos seus alunos. Já vi professor reprovar estudante na faculdade por discussões bobas.

No entanto, não podemos generalizar. Ainda existem os professores inspiradores em universidades espalhadas por esse país lindo e mal tratado. São aqueles cujo o principal objetivo é a aprendizagem de seus alunos em suas aulas.

São aquelas aulas de encher os olhos. O professor mostra todo o seu domínio de conteúdo em suas aulas e ao mesmo tempo está preocupado se a turma está acompanhando tudo. É atencioso, justo e rigoroso na medida certa. Cobra o que tem que ser cobrado. Alivia o que tem que ser aliviado. São essas aulas que ao final você diz: já acabou?

Professor, mas didática é um fator muito relativo para cada professor. Sim, concordo.

A minha 'balança didática' é assim:
  • O professor X tem enorme dificuldade para que a turma entenda sua aula sobre Álgebra Linear. Uma hora de aula e a turma não avança em nada.
  • O professor Y ensina Álgebra Linear de uma forma tão clara, mas tão clara, que parece que estou estudando Matemática básica.
Já teve professores assim? Por que essa diferença? Ambos têm domínio do mesmo conteúdo. Em muitos casos a didática que faz mais efeito é a própria linguagem que o professor utiliza em suas aulas.

Ser bom em Matemática não é sinônimo de ser um bom professor de Matemática.

Muitos me perguntam por que não fiz um mestrado e mais tarde doutorado. Responderei essa em outro artigo.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 3
  1. Eu concordo que uma boa formação ajude o professor em sua prática. Não estou falando de simplesmente fazer especialização, mestrado ou doutorado. Acho q neste sentido dos estudos os cursos de licenciatura tem que estar focados na formação do professor de Matemática. Lembrar que não estão formando matemáticos e sim professores. Não estou falando de um curso mais fácil, se é q alguém pensou isso com a frase anterior. Mas as especificidades do professor de Matemática são muito diferentes da do matemático. Mas não posso deixar de mencionar que fiz o Profmat e considero que minhas aulas ficaram muito melhores, que sou uma professora muito mais atenta do que antes. Mesmo assim não acho q mestrado e doutorado sejam essenciais para que se tenha um bom professor. Existem as pessoas que já tem um dom natural para o ofício e se saem mt bem e por vezes mt melhor q um professor com maior formação. Mas acho q mesmo assim esse professor deve estar bem informado sobre as questões do ensino. Um bom caminho pra isso, a meu ver, é participar de simpósios e outros eventos com foco no ensino da Matemática. Eu, pelo menos, sinto que aprendo muito fazendo isso e me sinto motivada a refletir e mudar minhas práticas, consequentemente, acredito que melhoro como professora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Graziele! Bom vê-la por aqui.

      Seu comentário é perfeito e sou de acordo com tudo. O problema crucial é que muitos cursos de licenciatura não estão formando professores com esse espírito.

      Outro ponto que tocou é que o professor melhora suas habilidades quando participa de eventos matemáticos. Concordo também, no entanto, cadê o tempo para essas participações em eventos, mediante a todas as tarefas do professor exercidas na escola?

      Obrigado por sua presença aqui.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Ser bom em Matemática não é sinônimo de ser um bom professor de Matemática
Ser bom em Matemática não é sinônimo de ser um bom professor de Matemática
Você acredita que o nível de formação acadêmica é sinônimo de um profissional atuante e qualificado para lecionar Matemática?
https://4.bp.blogspot.com/-6oSihuD4SIA/Wn8u9KILk5I/AAAAAAAA5XY/gj6BS7h4czMvkhf4hdOjcbNelJziolWcgCLcBGAs/s1600/ser-bom-em-matematica-nao-e-sinonimo-de-ser-um-bom-professor-de-matematica.png
https://4.bp.blogspot.com/-6oSihuD4SIA/Wn8u9KILk5I/AAAAAAAA5XY/gj6BS7h4czMvkhf4hdOjcbNelJziolWcgCLcBGAs/s72-c/ser-bom-em-matematica-nao-e-sinonimo-de-ser-um-bom-professor-de-matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/02/ser-bom-em-matematica-nao-e-sinonimo-de-ser-um-bom-professor-de-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/02/ser-bom-em-matematica-nao-e-sinonimo-de-ser-um-bom-professor-de-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar