$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

52 aulas gratuitas sobre Astronomia [curso]

COMPARTILHE:

Esse curso de Astronomia não exige uma bagagem matemática avançada, ele é mais conceitual, o que não quer dizer que seja superficial.

Além da minha paixão pela Matemática, em meu tempo livre gosto de ler, ouvir e assistir materiais voltados à Astronomia. Essa vontade de querer entender sempre mais um pouco, começou quando assisti pela primeira vez a série Cosmos, de Carl Sagan.

Até hoje gosto de ficar olhando para as estrelas, identificando cada constelação. Lembro-me de que, em 2007, estava numa praia deserta com amigos da faculdade, e, como não havia luz artificial naquele local, ficávamos deitados perto da beira do mar apontando para as constelações (eu apontava para Orion). [Trecho de Com ou sem Doodle hoje é o Carl Sagan Day]

Passeando pela internet, encontrei sem querer querendo, um curso gratuito oferecido pela USP que é dividido em duas partes: Astronomia: Uma Visão Geral I e Astronomia: Uma Visão Geral II. Comecei a assistir as aulas e estou gostando muito. Esse curso de Astronomia não exige uma bagagem matemática avançada, ele é mais conceitual, o que não quer dizer que seja superficial.

Continue lendo essa postagem para acessar os links e mais informações do curso gratuito.

52 aulas gratuitas sobre Astronomia [curso]

Quem ministra as aulas?

O astrofísico brasileiro, professor João Evangelista Steiner. Atualmente é professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica, Variáveis Cataclísmicas e Núcleos Ativos de Galáxias (associados a buracos negros de grande massa que podem ter grande luminosidade).

Leia essa entrevista.


Astronomia: Uma Visão Geral I

Disciplina introdutória destinada aos alunos do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, como optativa, visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia.

Os tópicos são oferecidos com destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos são vistos de forma introdutória. Essa parte da Visão Geral em Astronomia apresenta tópicos referentes a: Instrumentação Astronômica, Sistema Solar, Exoplanetas e Estrelas.

Programa Resumido:
  1. Telescópios e Detectores.
  2. Sistema Solar e exoplanetas.
  3. Classificação espectral de estrelas; Escalas de magnitudes.
  4. Diagrama H-R e Evolução Estelar.
  5. A morte das estrelas.
  6. Aglomerados de estrelas.
  7. Estrelas binárias e variáveis.
  8. Escalas de distâncias.
São 29 aulas.
Astronomia: Uma Visão Geral I

Astronomia: Uma Visão Geral II

Disciplina introdutória destinada aos alunos do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, como optativa, visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia.

Os tópicos são oferecidos com destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos são vistos de forma introdutória. Essa parte da Visão Geral em Astronomia apresenta tópicos referentes a: Via Láctea, Galáxias e Observações Cosmológicas. Para embasar a apresentação dos temas, os conceitos básicos são vistos de forma introdutória.

Programa Resumido:
  1. A Via Láctea.
  2. Galáxias.
  3. Núcleos ativos de galáxias e buracos negros supermassivos.
  4. Grupos e Aglomerados de Galáxias.
  5. Distribuição de galáxias no universo.
  6. Lentes gravitacionais.
  7. A origem do universo.
  8. Matéria escura e energia escura .
São 23 aulas.

Material de apoio disponível para download.

Astronomia: Uma Visão Geral II
O curso não oferece certificado. No entanto, ele oferece o conhecimento que é mais rico do que qualquer certificado.

Aproveite!

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Obrigado prof. Edigley, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo!

      Divulgar é o mínimo que posso fazer.

      E obrigado pelo elogio ao blog. Espero que volte mais vezes.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 52 aulas gratuitas sobre Astronomia [curso]
52 aulas gratuitas sobre Astronomia [curso]
Esse curso de Astronomia não exige uma bagagem matemática avançada, ele é mais conceitual, o que não quer dizer que seja superficial.
https://3.bp.blogspot.com/-2PBAfL1Lm2M/WpqsyggLB9I/AAAAAAAA5sE/D-Uh33CXkA0pdyTwh_KZEPCFnhbSGwZvwCKgBGAs/s1600/52-aulas-gratuitas-sobre-astronomia-curso.png
https://3.bp.blogspot.com/-2PBAfL1Lm2M/WpqsyggLB9I/AAAAAAAA5sE/D-Uh33CXkA0pdyTwh_KZEPCFnhbSGwZvwCKgBGAs/s72-c/52-aulas-gratuitas-sobre-astronomia-curso.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/03/52-aulas-gratuitas-sobre-astronomia-curso.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/03/52-aulas-gratuitas-sobre-astronomia-curso.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar