Esse curso de Astronomia não exige uma bagagem matemática avançada, ele é mais conceitual, o que não quer dizer que seja superficial.
Além da minha paixão pela Matemática, em meu tempo livre gosto de ler, ouvir e assistir materiais voltados à Astronomia. Essa vontade de querer entender sempre mais um pouco, começou quando assisti pela primeira vez a série Cosmos, de Carl Sagan.

Até hoje gosto de ficar olhando para as estrelas, identificando cada constelação. Lembro-me de que, em 2007, estava numa praia deserta com amigos da faculdade, e, como não havia luz artificial naquele local, ficávamos deitados perto da beira do mar apontando para as constelações (eu apontava para Orion). [Trecho de Com ou sem Doodle hoje é o Carl Sagan Day]

Passeando pela internet, encontrei sem querer querendo, um curso gratuito oferecido pela USP que é dividido em duas partes: Astronomia: Uma Visão Geral I e Astronomia: Uma Visão Geral II. Comecei a assistir as aulas e estou gostando muito. Esse curso de Astronomia não exige uma bagagem matemática avançada, ele é mais conceitual, o que não quer dizer que seja superficial.

Continue lendo essa postagem para acessar os links e mais informações do curso gratuito.

52 aulas gratuitas sobre Astronomia [curso]

Quem ministra as aulas?

O astrofísico brasileiro, professor João Evangelista Steiner. Atualmente é professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica, Variáveis Cataclísmicas e Núcleos Ativos de Galáxias (associados a buracos negros de grande massa que podem ter grande luminosidade).

Leia essa entrevista.


Astronomia: Uma Visão Geral I

Disciplina introdutória destinada aos alunos do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, como optativa, visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia.

Os tópicos são oferecidos com destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos são vistos de forma introdutória. Essa parte da Visão Geral em Astronomia apresenta tópicos referentes a: Instrumentação Astronômica, Sistema Solar, Exoplanetas e Estrelas.

Programa Resumido:
  1. Telescópios e Detectores.
  2. Sistema Solar e exoplanetas.
  3. Classificação espectral de estrelas; Escalas de magnitudes.
  4. Diagrama H-R e Evolução Estelar.
  5. A morte das estrelas.
  6. Aglomerados de estrelas.
  7. Estrelas binárias e variáveis.
  8. Escalas de distâncias.
São 29 aulas.
Astronomia: Uma Visão Geral I

Astronomia: Uma Visão Geral II

Disciplina introdutória destinada aos alunos do Bacharelado em Astronomia e também aos alunos do Bacharelado em Física, como optativa, visando proporcionar o primeiro contato com as diversas áreas da Astronomia.

Os tópicos são oferecidos com destaque para as últimas descobertas e as questões ainda em aberto nesse campo de pesquisa. Para embasar a apresentação dos temas abordados, os conceitos são vistos de forma introdutória. Essa parte da Visão Geral em Astronomia apresenta tópicos referentes a: Via Láctea, Galáxias e Observações Cosmológicas. Para embasar a apresentação dos temas, os conceitos básicos são vistos de forma introdutória.

Programa Resumido:
  1. A Via Láctea.
  2. Galáxias.
  3. Núcleos ativos de galáxias e buracos negros supermassivos.
  4. Grupos e Aglomerados de Galáxias.
  5. Distribuição de galáxias no universo.
  6. Lentes gravitacionais.
  7. A origem do universo.
  8. Matéria escura e energia escura .
São 23 aulas.

Material de apoio disponível para download.

Astronomia: Uma Visão Geral II
O curso não oferece certificado. No entanto, ele oferece o conhecimento que é mais rico do que qualquer certificado.

Aproveite!

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Obrigado prof. Edigley, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo!

      Divulgar é o mínimo que posso fazer.

      E obrigado pelo elogio ao blog. Espero que volte mais vezes.

      Um abraço!

      Excluir