O curso EAD LibreOffice Básico é destinado exclusivamente para servidores públicos federais, estaduais e municipais. Se você é professor efetivo em uma dessas esferas e recentemente começou a utilizar o LibreOffice, recomendo fortemente que participe desse curso de capacitação.
O curso EAD LibreOffice Básico é destinado exclusivamente para servidores públicos federais, estaduais e municipais. Se você é professor efetivo em uma dessas esferas e recentemente começou a utilizar o LibreOffice, recomendo fortemente que participe desse curso de capacitação.

Se você ainda não sabe o que é o LibreOffice, é uma suíte de aplicativos livre para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. Desde que deixei de usar o Windows em 2009 e comecei a utilizar o Linux, me adaptei ao LibreOffice e ele supre todas as minhas necessidades como professor de Matemática e como blogueiro. Por isso faço questão de divulgar esse curso.

Adaptação é uma questão de tempo e de esforço.

Site LibreOffice Brasil Site LibreOffice Inglês

Antes de partir para inscrição antecipo esse aviso.
AVISO IMPORANTE!
Apesar de nossos cursos serem gratuitos para quem se inscreve, são mantidos com recursos públicos e, por isso, a evasão tem um alto custo para a UFRJ. Ao se inscrever neste curso, reflita sobre seu real interesse ou necessidade por esta capacitação para que possa honrar o compromisso com a vaga preenchida, cursando a capacitação até o final.
Curso gratuito EAD LibreOffice. Recomendo para professores municipais, estaduais e federais.

Apresentação

O curso visa conscientizar os servidores públicos quanto à utilização do Software Livre e capacitá-los no uso da suíte LibreOffice, buscando aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos documentos, planilhas e apresentações criadas pelos servidores.

Objetivos

  • Diminuir o impacto da adaptação do servidor à política de adoção de Software Livre do Governo Federal;
  • Criar, formatar, salvar documentos com recursos adicionais utilizando o editor de textos LibreOffice Writer;
  • Criar, formatar, salvar planilhas e criar gráficos utilizando a planilha eletrônica LibreOffice Calc;
  • Criar, formatar e salvar apresentações gráficas utilizando o LibreOffice Impress.

Público-alvo

Servidores públicos em geral.

Modalidade

A distância.

Metodologia

O curso será ministrado em um formato semanal. Neste formato as atividades terão início na quarta-feira e terminarão na terça-feira seguinte. Desta forma o aluno deverá, obrigatoriamente, acessar o ambiente de aprendizagem para participar das atividades, dentro do período semanal estipulado. As atividades serão variadas, tais como: fóruns, envio de tarefa realizada offline e questionários.

Os fóruns serão utilizados como ferramenta de interação entre o aluno-tutor e aluno-aluno, onde os alunos poderão submeter suas dúvidas ao tutor ou aos colegas de turma. Os questionários semanais serão utilizados para sedimentar o conhecimento obtido em cada etapa e serão contabilizados para a nota final do aluno.

Além dos questionários, o aluno deverá enviar semanalmente tarefas, previamente solicitadas, de acordo com o conteúdo abordado na semana. As tarefas também serão contabilizadas na nota final do aluno.

O processo de avaliação é complementado com uma Avaliação Final à distância composta de questões objetivas. A aprovação  está condicionada a, no mínimo, 70% de aproveitamento das atividades semanais e, no mínimo, 50% de aproveitamento da avaliação final.

O aluno poderá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem no dia e na hora que lhe for mais conveniente, pois o mesmo estará disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

Mais informações sobre carga horária, conteúdos, inscrição, período de realização e número de vagas, acesse o site clicando no botão abaixo.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

4 comentários:

  1. Ótima oportunidade para quem é servidor público.
    Vou aprendendo sozinho por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, professor!
    Sou licenciado em matemática e uso o Sistema Operacional Linux, mas não sou servidor efetivo.Posso fazer o curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manoel!

      Infelizmente não. Lamento.

      Recomendo que busque vídeos no Youtube sobre como utilizar o LibreOffice da melhor forma possível. Tem muitos materiais por lá.

      Abraço!

      Excluir