$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como criar um blog ou site educativo de boa qualidade

COMPARTILHE:

Hoje em dia a Internet já se consolidou como uma importante ferramenta de informação e geração de conteúdo. Graças a ela, é possível levar informações para o público a respeito dos mais variados assuntos. Sendo assim, um blog ou site pode ser útil para abordar diversos temas.

Hoje em dia a Internet já se consolidou como uma importante ferramenta de informação e geração de conteúdo. Graças a ela, é possível levar informações para o público a respeito dos mais variados assuntos.

Sendo assim, um site pode ser útil para abordar temas referentes à administração de empresa, dicas de saúde, técnicas de artesanato e culinária, por exemplo. Os mais diversos assuntos podem ser comentados por um site.

Além disso, pelo fato de que a Internet conta com a capacidade de comportar diferentes mídias em um mesmo local, tais como imagem, áudio e vídeo, a informação se torna mais interessante e também interativa.

Por isso, em um meio como a Internet, que favorece a disseminação de conteúdo e informação, é possível criar um site educativo de qualidade. E as possibilidades para isso são variadas. Aprenda como criar um site passo a passo.

Como criar um blog ou site educativo de boa qualidade

A criação de um site educativo

A educação é um tema de caráter bastante abrangente. Nesse caso, antes de criar um site educativo, é pertinente levar em consideração qual é o público que esse site vai atender.

Essa segmentação é importante, pois ajuda você a manter o foco do seu site educativo. Com isso, você tem mais condições de gerar informação de qualidade.

Sendo assim, quando o assunto é site com características educacionais, é preciso estipular se ele será destinado para as séries iniciais do ensino fundamental, se ele será voltado para alunos do ensino médio, ou do superior.

Há também a possibilidade do site educativo ser direcionado para o ensino à distância, bem como para cursos técnicos. Enfim, as possibilidades que a Internet oferece referente à educação são bastante amplas.

Os passos básicos para a criação de um site

Registrar um domínio
Para criar um site é necessário seguir alguns passos básicos, dando atenção para questões como o registro de domínio, hospedagem e a organização do conteúdo e da informação.

Registre um domínio

Ao optar por criar um site educativo, o primeiro passo é registrar um domínio e assim ter a certeza de que você estará apto a usá-lo. Um domínio nada mais é do que o endereço do seu site.

Nesse contexto é possível contar com várias categorias de domínio. A mais comum é o “.com”, porém algumas áreas específicas contam com outras denominações. No caso de um site voltado para uma instituição educacional, o domínio mais indicado é o “.edu”.

Saiba onde hospedar o seu site

Se o domínio é o endereço do seu site, a hospedagem então pode ser considerada o terreno onde está esse endereço. Sendo assim, existem tipos distintos de hospedagem, podendo ser a hospedagem compartilhada, dedicada ou na nuvem.

Para escolher a hospedagem mais adequada para o seu site, é necessário avaliar algumas características, tais como o orçamento e, especialmente, o tamanho do site e uma previsão de quantos acessos ele receberá futuramente.

Escolha a sua ferramenta para a construção

Hoje em dia é possível contar com plataformas amigáveis e intuitivas que irão tornar a criação de um site um processo mais rápido e fácil. Uma das alternativas, nesse caso, para quem quer ter um site é utilizar o Wordpress.

O Wordpress é uma das plataformas mais utilizadas hoje em dia no quesito sites e blogs. Ele possui uma série de recursos para você alimentar o seu site com textos, imagens, vídeos e também infográficos.

Escolha um visual para o seu site

Ao optar por utilizar o Wordpress, por exemplo, você terá que escolher um visual adequado para o seu site, onde seja possível equilibrar conteúdo de maneira organizada e ao mesmo tempo, atrativa.

Sendo assim, alguns elementos devem ser analisados, como, por exemplo, quais serão as cores mais adequadas, onde serão organizadas as imagens e como posicionar bem links.

Além disso, é importante levar em consideração o perfil do público alvo e também o estilo de conteúdo na hora de escolher o visual mais adequado para o seu site.

As características de um site educativo

Responsive web design
Um site de perfil educacional deve contar com algumas características que confira a ele um perfil orientador.

É importante que tais características facilitem uma boa ponte de interação entre alunos e orientadores. Entre as características básicas de um site educativo é possível citar:

Didático e interessante

Cada vez mais a Internet está presente no dia a dia dos alunos, por isso, um site educativo deve contar com todos os recursos que capturem a atenção dos alunos.

Sendo assim, além de conter informações didáticas, tais conteúdos devem ser mostrados de maneiras diferenciadas e atrativas, por meio de vídeos, gráficos e até mesmo podcasts.

Nesse aspecto também se destaca o aspecto visual do site, contendo uma interface amigável e que facilite a navegação e a comunicação entre os seus participantes.

Construção participativa
Visando salientar ainda mais a interação para estimular o aprendizado, é importante que alunos possam colaborar com a edição do site, editando conteúdos e acrescentando informações.

Espaço democrático

É válido que o site tenha espaço aberto para debates e fóruns, onde professores tenham condições de explicarem os seus conteúdos, tirar dúvidas de alunos e também estimular debates.

Com isso, é possível criar um ambiente onde prevalece a participação de todos, facilitando o processo de aprendizagem.

Organização de atividades

Um site educativo deve contar com uma boa estrutura para organizar atividades, possuir cronogramas, bem como conter links separados para alunos consultarem tarefas e outras informações importantes.

Design Responsivo

É importante que um site educativo possua um design responsivo para que alunos e professores tenham condições de visualizá-lo em qualquer dispositivo móvel, seja ele um tablet ou smartphone.

Conclusão

Sabemos que um site educativo conta com uma enorme relevância, o que apenas reforça o fato de que a Internet é um espaço onde a educação e a cultura possuem o seu espaço. Por isso, tais dicas você terá condições de não apenas criar um site educativo, mas sim, um canal interativo e de qualidade, que atenda bem os propósitos educacionais.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como criar um blog ou site educativo de boa qualidade
Como criar um blog ou site educativo de boa qualidade
Hoje em dia a Internet já se consolidou como uma importante ferramenta de informação e geração de conteúdo. Graças a ela, é possível levar informações para o público a respeito dos mais variados assuntos. Sendo assim, um blog ou site pode ser útil para abordar diversos temas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiASY48oRSlBgo8d4ImVMf6dKZymFV0lay2L8G4v7w8CQH_55ISQ9JkYdYNI4ZEmL5ius7AITblzFFMBZAK_oLoRvZqBx3g-isOjbwS9-DaVAcQpe_v-43dNagX0EAVUGKHLky4qd-vbPM/s1600/como-criar-um-blog-ou-site-educativo-de-boa-qualidade.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiASY48oRSlBgo8d4ImVMf6dKZymFV0lay2L8G4v7w8CQH_55ISQ9JkYdYNI4ZEmL5ius7AITblzFFMBZAK_oLoRvZqBx3g-isOjbwS9-DaVAcQpe_v-43dNagX0EAVUGKHLky4qd-vbPM/s72-c/como-criar-um-blog-ou-site-educativo-de-boa-qualidade.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/04/como-criar-um-blog-ou-site-educativo-de-boa-qualidade.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/04/como-criar-um-blog-ou-site-educativo-de-boa-qualidade.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar