Hoje em dia a Internet já se consolidou como uma importante ferramenta de informação e geração de conteúdo. Graças a ela, é possível levar informações para o público a respeito dos mais variados assuntos. Sendo assim, um blog ou site pode ser útil para abordar diversos temas.
Hoje em dia a Internet já se consolidou como uma importante ferramenta de informação e geração de conteúdo. Graças a ela, é possível levar informações para o público a respeito dos mais variados assuntos.

Sendo assim, um site pode ser útil para abordar temas referentes à administração de empresa, dicas de saúde, técnicas de artesanato e culinária, por exemplo. Os mais diversos assuntos podem ser comentados por um site.

Além disso, pelo fato de que a Internet conta com a capacidade de comportar diferentes mídias em um mesmo local, tais como imagem, áudio e vídeo, a informação se torna mais interessante e também interativa.

Por isso, em um meio como a Internet, que favorece a disseminação de conteúdo e informação, é possível criar um site educativo de qualidade. E as possibilidades para isso são variadas. Aprenda como criar um site passo a passo.

Como criar um blog ou site educativo de boa qualidade

A criação de um site educativo

A educação é um tema de caráter bastante abrangente. Nesse caso, antes de criar um site educativo, é pertinente levar em consideração qual é o público que esse site vai atender.

Essa segmentação é importante, pois ajuda você a manter o foco do seu site educativo. Com isso, você tem mais condições de gerar informação de qualidade.

Sendo assim, quando o assunto é site com características educacionais, é preciso estipular se ele será destinado para as séries iniciais do ensino fundamental, se ele será voltado para alunos do ensino médio, ou do superior.

Há também a possibilidade do site educativo ser direcionado para o ensino à distância, bem como para cursos técnicos. Enfim, as possibilidades que a Internet oferece referente à educação são bastante amplas.

Os passos básicos para a criação de um site

Registrar um domínio
Para criar um site é necessário seguir alguns passos básicos, dando atenção para questões como o registro de domínio, hospedagem e a organização do conteúdo e da informação.

Registre um domínio

Ao optar por criar um site educativo, o primeiro passo é registrar um domínio e assim ter a certeza de que você estará apto a usá-lo. Um domínio nada mais é do que o endereço do seu site.

Nesse contexto é possível contar com várias categorias de domínio. A mais comum é o “.com”, porém algumas áreas específicas contam com outras denominações. No caso de um site voltado para uma instituição educacional, o domínio mais indicado é o “.edu”.

Saiba onde hospedar o seu site

Se o domínio é o endereço do seu site, a hospedagem então pode ser considerada o terreno onde está esse endereço. Sendo assim, existem tipos distintos de hospedagem, podendo ser a hospedagem compartilhada, dedicada ou na nuvem.

Para escolher a hospedagem mais adequada para o seu site, é necessário avaliar algumas características, tais como o orçamento e, especialmente, o tamanho do site e uma previsão de quantos acessos ele receberá futuramente.

Escolha a sua ferramenta para a construção

Hoje em dia é possível contar com plataformas amigáveis e intuitivas que irão tornar a criação de um site um processo mais rápido e fácil. Uma das alternativas, nesse caso, para quem quer ter um site é utilizar o Wordpress.

O Wordpress é uma das plataformas mais utilizadas hoje em dia no quesito sites e blogs. Ele possui uma série de recursos para você alimentar o seu site com textos, imagens, vídeos e também infográficos.

Escolha um visual para o seu site

Ao optar por utilizar o Wordpress, por exemplo, você terá que escolher um visual adequado para o seu site, onde seja possível equilibrar conteúdo de maneira organizada e ao mesmo tempo, atrativa.

Sendo assim, alguns elementos devem ser analisados, como, por exemplo, quais serão as cores mais adequadas, onde serão organizadas as imagens e como posicionar bem links.

Além disso, é importante levar em consideração o perfil do público alvo e também o estilo de conteúdo na hora de escolher o visual mais adequado para o seu site.

As características de um site educativo

Responsive web design
Um site de perfil educacional deve contar com algumas características que confira a ele um perfil orientador.

É importante que tais características facilitem uma boa ponte de interação entre alunos e orientadores. Entre as características básicas de um site educativo é possível citar:

Didático e interessante

Cada vez mais a Internet está presente no dia a dia dos alunos, por isso, um site educativo deve contar com todos os recursos que capturem a atenção dos alunos.

Sendo assim, além de conter informações didáticas, tais conteúdos devem ser mostrados de maneiras diferenciadas e atrativas, por meio de vídeos, gráficos e até mesmo podcasts.

Nesse aspecto também se destaca o aspecto visual do site, contendo uma interface amigável e que facilite a navegação e a comunicação entre os seus participantes.

Construção participativa
Visando salientar ainda mais a interação para estimular o aprendizado, é importante que alunos possam colaborar com a edição do site, editando conteúdos e acrescentando informações.

Espaço democrático

É válido que o site tenha espaço aberto para debates e fóruns, onde professores tenham condições de explicarem os seus conteúdos, tirar dúvidas de alunos e também estimular debates.

Com isso, é possível criar um ambiente onde prevalece a participação de todos, facilitando o processo de aprendizagem.

Organização de atividades

Um site educativo deve contar com uma boa estrutura para organizar atividades, possuir cronogramas, bem como conter links separados para alunos consultarem tarefas e outras informações importantes.

Design Responsivo

É importante que um site educativo possua um design responsivo para que alunos e professores tenham condições de visualizá-lo em qualquer dispositivo móvel, seja ele um tablet ou smartphone.

Conclusão

Sabemos que um site educativo conta com uma enorme relevância, o que apenas reforça o fato de que a Internet é um espaço onde a educação e a cultura possuem o seu espaço. Por isso, tais dicas você terá condições de não apenas criar um site educativo, mas sim, um canal interativo e de qualidade, que atenda bem os propósitos educacionais.

Autor convidado

Autor convidado

Esse artigo foi enviado e escrito por um autor convidado. Confira as informações sobre o autor no final do artigo. Quer enviar um artigo para o blog?

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: