Veja como a Matemática é utilizada para mostrar o óbvio - A Terra não é plana.
O assunto sobre a Terra Plana não é mais tão popular quando alcançou o seu auge, com um estouro de memes incansáveis nas redes sociais e vídeos pra lá de satíricos no Youtube. Nunca entrei nesse debate pois sempre disse:

A afirmação de que a Terra é plana é a maior trollagem da história da Internet.

Mas, quando a Matemática entra no meio dessa "confusão" toda, aí não posso deixar passar. Merece um compartilhamento aqui. Porém, se você não entende que a Matemática é uma ferramenta capaz de mostrar a verdade absoluta através de quaisquer tipo de dados coletados, essa postagem não é para você. Continue achando que a Terra é plana e siga com a sua vida.

Como a Matemática prova definitivamente que a Terra não é plana?

O primeiro link te levará para o artigo Rapaz encontra uma maneira brilhante de provar para a internet que a Terra não é plana.

O segundo link te levará para o artigo The Way This Guy Proves Earth Is Not Flat Is Brilliant.

O terceiro link te levará para o artigo Como Eratóstenes mediu a circunferência da Terra há dois mil anos? (Espanhol)

Artigo original (Inglês) Artigo traduzido (pt_BR) Artigo complementar

Caso os textos não estejam mais online, você pode baixá-los clicando no botão abaixo.

Baixar arquivos - 23MB Apoie o blog

Essa dica de compartilhamento foi enviada pelo professor Jessé Moreira. E se quiser entender como calcular a massa do nosso planeta, acesse o artigo Determinando a Massa da Terra de Kleber Kilhian do blog O Baricentro da Mente.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: