$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como instalar o interpretador Katex no Blogger. Mais veloz que o Mathjax! 😱

COMPARTILHE:

Aprenda a instalar o Katex no Blogger e passe a oferecer simbologia escrita em Latex para seus leitores. Ele é muito mais rápido do que o Mathjax. As renderizações são perfeitas e se encaixam precisamente no ambiente responsivo de um blog.

Para quem utiliza bastante simbologia matemática em Latex, como o site Khan Academy e Brainly, ou em em blogs matemáticos, como este blog e o O Baricentro da Mente, implementar um interpretador Latex que renderize ótimas equações é absolutamente indispensável.

Atualmente esse blog e outros que já criei e ajudo no gerenciamento, executa um interpretador de linguagem Latex. Há alguns bons softwares que oferecem um serviço estético impressionante, como o Mathjax, porém no quesito velocidade esse peca um pouquinho. Já o Katex impressiona demais quanto a sua velocidade em relação ao Mathjax, quanto a estética é o padrão como de costume.

Veja esse comparativo entre o Mathjax e Katex e depois terá a mesma reação que tive: nooossa! 😱 A diferença é gigantesca. E é por isso que escrevi essa postagem.

Depois de tanto tentar, consegui encontrar um jeito de rodar o Katex no Blogger, mas com algumas ressalvas importantes. Fique atento.

  • [message]
    • ##exclamation-circle## ATENÇÃO:
      • Os testes e uso do Katex nesse blog foram instalados com a versão 0.10.0-beta. Antes de instalar em seu blog principal faça alguns testes em outro blog.
Quer instalar o Katex em seu blog? Continue lendo essa postagem.

Como instalar o interpretador Katex no Blogger. Mais veloz que o Mathjax! 😱

  • [message]
    • ##exclamation-circle## IMPORTANTE:
      • O Katex não é um ambiente novo, porém alguns elementos muito úteis para quem escreve em Latex ainda não foram implementados em seus scripts.
Estou me referindo a alguns ambientes específicos como \begin {equation} e \begin{displaymath}, por exemplo.
  • \begin{displaymath} ... \end{displaymath} – para inserir em linhas separadas do texto, sem numeração.
  • \begin{equation} ... \end{equation} – para inserir em linhas separadas do texto, enumeradas

Veja um exemplo de página enumerada usando \begin {equation} no artigo Como Construir uma Espiral Pitagórica do blog O Baricentro da Mente.

E infelizmente esse ambiente específico não está disponível no Katex 0.10.0-beta. Mas, quem sabe em breve. Estou em contato com alguns membros do Khan Academy no Github e espero que melhorias estejam a caminho para as novas vesões, pois muitas pessoas perguntam sobre isso.

Portanto, se você tem um blog matemático ou de outra área que escreve simbologias em Latex usando com muita frequência \begin {equation}, atente para esse fato, não instale em seu blog.

No entanto, se o seu blog (como esse) não usa equações enumeradas automáticas usando o \begin {equation}, instale o Katex em seu blog e seja feliz! 😉

Um pouco sobre o Katex

Como disse anteriormente o Katex não é novo e seu desenvolvimento é muito ativo. Ele foi criado por Emily Eisenberg e Sophie Alpert para o Khan Academy, que oferece suporte a escrita em Latex em seu ambiente educacional. Isso faz toda a diferença para quem estuda por lá.

Acesse essa aula sobre Trigonometria com triângulos retângulos no Khan Academy e veja como a linguagem Latex é importante.

Como instalar o interpretador Katex no Blogger

Atente para essas 3 situações:
  1. O seu blog é novo e não escreve em Latex ainda? Se sim, vai nessa e instale o Katex. Você não precisa entender de Latex para escrever em Latex. Aqui no blog tem muitos artigos com dicas maravilhosas para escrever em Latex.
    1. Dica 1: Escreva equações usando apenas o mouse.
    2. Dica 2: Editor de equações matemáticas para o Chrome.
    3. Dica 3: Alternativa para editor de equações Latex online.
  2. O seu blog não é novo e tem centenas de artigos e ainda usando \begin {equation}? Se sim, não instale o Katex. Continue com o Mathjax que suporta tudo.
  3. O seu blog não é novo e tem um ou dois artigos usando \begin {equation}? Se sim, retire o Mathjax e instale o Katex.

Instalação 1: Katex em um blog novo no Blogger

1º passo: abra o modo HTML do seu blog.

Dê um clique em qualquer área do código HTML e depois dê um Ctrl+F (pesquisar) e no campo de pesquisa que abriu e digite exatamente <head> e tecle ENTER. Esse trecho pesquisado ficará em destaque.

Exatamente abaixo de <head> adicione o código abaixo: É um CSS e dois JavaScript:



2º passo: último código.

Mais uma vez dê um clique em qualquer área do código HTML e depois dê um Ctrl+F (pesquisar) e no campo de pesquisa que abriu e digite exatamente </body> e tecle ENTER.Esse trecho pesquisado ficará em destaque.

Exatamente acima de </body> adicione o código abaixo: É um JavaScript:



Se o código não estiver aparecendo acima, copie através do meu Pastebin.

Pronto! Agora clique em Salvar tema. Clique no botão abaixo ver todas as funções que suporta o Katex.

[##external-link## Katex - Suporte]

Instalação 2: Tirando o Mathjax e instalando o Katex no Blogger

Esse processo se aplica somente se você instalou o Mathjax através do artigo Como instalar o interpretador Latex MathJax no Blogger? publicado no blog em 18 de dezembro de 2016 e atualizado em 11 de julho de 2018.

Se seguiu outro processo diferente do referenciado acima, não recomendo retirar o Mathjax e instalar o Katex.

1º passo: abra o modo HTML do seu blog.

Dê um clique em qualquer área do código HTML e depois dê um Ctrl+F (pesquisar) e no campo de pesquisa que abriu e digite exatamente INICIO SCRIPT LATEX e tecle ENTER. Esse trecho pesquisado ficará em destaque.

Se você encontrar o código como mostrado na imagem abaixo, basta deletá-lo. Selecione de INICIO SCRIPT LATEX até FIM SCRIPT LATEX.

Deletar Mathjax do Blogger

Depois de ter deletado, clique em Salvar tema.

2º passo: instalando o Katex.

Basta seguir os mesmos passos descritos em Instalação 1: Katex em um blog novo no Blogger e tem poucos artigos usando \begin{equation}.

Sobre os delimitadores do Katex

Como descritos no 2º passo da Instalação 1, os delimitadores que ativei com true e false, correspondem a utilizar os comandos em Latex, entre cifrão dólar simples $ e duplo $$.

Para escrever simbologia matemática inline (na mesma linha do texto) use cifrão simples.

Para escrever simbologia matemática em destaque (centralizada) use cifrão duplo.

Veja os exemplos abaixo:

Exemplo com cifrão simples: $\displaystyle f(x) = \int_{-\infty}^\infty \hat f(\xi)\,e^{2 \pi i \xi x} \,d\xi$.

O texto digitado foi:

Exemplo com cifrão simples: $\displaystyle f(x) = \int_{-\infty}^\infty \hat f(\xi)\,e^{2 \pi i \xi x} \,d\xi$

Exemplo com cifrão duplo a equação ficará destacada (centralizada): $$\displaystyle f(x) = \int_{-\infty}^\infty \hat f(\xi)\,e^{2 \pi i \xi x} \,d\xi$$.

O texto digitado foi:

Exemplo com cifrão duplo a equação ficará destacada (centralizada): $$\displaystyle f(x) = \int_{-\infty}^\infty \hat f(\xi)\,e^{2 \pi i \xi x} \,d\xi$$

Concluindo

O Katex é uma bala! 😂

Se você encontrar alguma simbologia matemática em Latex sem ser renderizada, por favor me informe através desse formulário.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 7
  1. Oi Edigley, não sei se enviei o comentário, desculpe-me a duplicação.
    Disse no texto anterior que tentei utilizar tanto o MathJax quanto o Katex e o Latex não renderiza. O html está sem erros, o layout é o mais básico possível, mas não funciona, cifrões continuam cifrões. Apenas uma única vez consegui um $\alpha$ e depois não mais. Pergunto, se você já incorreu em algo similar, esqueceu de setar alguma coisa, estou sem pistas.
    Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!

      Vou atualizar este artigo agora (29/07). Volte aqui mais tarde ou amanhã.

      Depois da mudança para um novo template do blog, este post ficou desconfigurado e talvez algum código pode estar fora de lugar.

      No entanto, este script e CSS do Katex são os mesmos que estão instalados no blog desde 2018, data deste post.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Bruno,

      Atualizei este post. Mas preciso saber se você está instalando o MathJax ou o Katex?

      Este post destina-se apenas ao Katex.

      Abraço!

      Excluir
  2. Oi Edigley, na verdade, terminou funcionando com o MathJax. Veja você que caí numa armadilha, experiente que sou, ele só renderiza se todo o código Latex estiver numa única linha; e qualquer erro anterior no Latex, ele para de renderizar. Voltei ao princípio e comecei com $\alpha$ e saí adicionando elementos até perceber isso. Eu vou tentar o Katex agora e volto a escrever. Agradeço muito pela tua atenção e teu blog é realmente um grande tesouro. Parabéns e obrigado mais uma vez.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!

      Que bom que deu certo! Sobre a renderização dentro de post, realmente é diferente como escrevemos em algum editor profissional, com preâmbulo e tudo mais.

      Quando testar o Katex, comenta aqui o que achou.

      Agradeço demais pelo seu apoio cara.

      Um agrande abraço!

      Excluir
  3. Olá Edigley,
    Consegui utilizar os dois, o Katex é bem mais rápido e evita aquela respirada do Mathjax toda vez que a gente publica, realmente vale a pena.

    Deixa eu adicionar uma info, ele também não implementou ainda o ambiente \begin{align*}..\end{align*}
    que é muito utilizado quando a gente utiliza um editor WYSIWYG (What You See Is What You Get) tipo Lyx. A expressão abaixo por exemplo não funciona com Katex, mas funciona com o Mathjax:
    $$\begin{align*}x+3 & =4\\x+\underset{0}{\underbrace{3-3}} & =4-3\\x & =1\end{align*}$$

    Mas de forma nenhuma isso desmerece o Katex, que futuramente, certamente, vai incluir um conjunto maior de expressões do Latex.
    Mais uma vez, agradeço pelas informações do teu blog e espero contribuir daqui por diante.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!

      Neste post deixei um aviso sobre a não implementação dos ambientes de numeração de equações. Não acessei mais o GitHub do Katex para ver como andam as atualizações.

      Eu que agradeço por você estar aqui e ficaria muito feliz em receber alguma contribuição da sua parte em relação a um post, por exemplo.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como instalar o interpretador Katex no Blogger. Mais veloz que o Mathjax! 😱
Como instalar o interpretador Katex no Blogger. Mais veloz que o Mathjax! 😱
Aprenda a instalar o Katex no Blogger e passe a oferecer simbologia escrita em Latex para seus leitores. Ele é muito mais rápido do que o Mathjax. As renderizações são perfeitas e se encaixam precisamente no ambiente responsivo de um blog.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBmEUN8CwuDEemOqkt6G2rCjkLFtSx6Eyt3z3u6BMcV18PQUPV8bjoK_Oz9CwEzFtLuY3EALG_ZYrIgdETY0n8nP1GNEwKwdx0CHzlmfocTQEQ5Rzfx74u9Iy7DY_fRIu90iE7EXLnmz8/s1600/como-instalar-interpretador-Katex-Blogger-mais-veloz-que-Mathjax.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBmEUN8CwuDEemOqkt6G2rCjkLFtSx6Eyt3z3u6BMcV18PQUPV8bjoK_Oz9CwEzFtLuY3EALG_ZYrIgdETY0n8nP1GNEwKwdx0CHzlmfocTQEQ5Rzfx74u9Iy7DY_fRIu90iE7EXLnmz8/s72-c/como-instalar-interpretador-Katex-Blogger-mais-veloz-que-Mathjax.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/07/como-instalar-interpretador-Katex-Blogger-mais-veloz-que-Mathjax.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/07/como-instalar-interpretador-Katex-Blogger-mais-veloz-que-Mathjax.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar