O mapa mental que criei tem a finalidade de auxiliar tanto o professor como o estudante. Para o professor é uma ferramenta para as suas aulas explorando cada aspecto durante a construção do gráfico de um equação do 2º grau. Para o estudante é o seu roteiro de aprendizado.
Para ajudar na compreensão/fixação de alguns conteúdos matemáticos, criar um mapa mental é um recurso no mínimo interessante pois podemos registrar um passo a passo de conceitos, definições, etc. seguindo uma linha cronológica (ou não) em diagramas organizados para um propósito.

Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado (...) [Segundo o Wikipédia]

Apoie o blog

O mapa mental que criei tem a finalidade de auxiliar tanto o professor como o estudante. Para o professor é uma ferramenta para as suas aulas explorando cada aspecto durante a construção do gráfico de um equação do 2º grau. Para o estudante é o seu roteiro de aprendizado.

Já havia criado alguns, mas os resultados em termos de organização não foram satisfatórios aos meus olhos. Depois de muito tentar achei um que foi do meu agrado e espero que você goste também, e acima de tudo, seja útil.

Mapa mental: gráfico da equação do 2º grau. Ideal para professores e estudantes.

Sobre o mapa mental

Ele tem 31 diagramas conectados, notas, comentários, links complementares e exemplo de construção de gráfico. Alguns desses diagramas apresentam imagens renderizadas de comandos em Latex para deixar o mapa mental ainda mais organizado.

O site mais bacana que encontrei para criar esse mapa mental foi www.mindmeister.com. Apesar de estar usando a versão grátis do site, pude implementar imagens de simbologias matemáticas dentro dos diagramas de forma bem estilosa, sem falar da organização em modo de slides. Isso não vi em outros sites com tamanha facilidade.

O que podemos fazer com esse mapa mental?

Pode baixá-lo?
Sim, mas apenas para o formato .mind, nativo desse site.

Pode imprimir?
Não, na versão gratuita.

Posso exportar para uma imagem?
Não, na versão gratuita.

Posso exportar para PDF?
Não, na versão gratuita.

Posso importar para a minha conta no MindMeister?
Sim. Crie sua conta para isso.

Como acessar  Mapa mental: gráfico da equação do 2º grau?

Você pode acessá-lo sempre que quiser através do botão abaixo.

Abrir mapa mentalCrie o seu

Como navegar pelo mapa mental?

Ao acessá-lo você poderá dar mais zoom ou menos zoom. Segure a tecla Ctrl e role o scroll do mouse. Usando apenas o mouse, clique com o botão esquerdo e arraste todo o mapa mental.

Iniciar apresentação do mapa mental

Clique em Inciar Apresentação de Slides para começar a exibição em tela cheia.

Gostou desse mapa mental? Que outro mapa mental você gostaria que aparecesse aqui no blog? Responda nos comentários dessa postagem.
GSuite: inicie sua avaliação gratuita aquiMatemática Financeira com HP 12CAprenda a Tabuada de forma fácil

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: