Qual o melhor livro matemático que você já leu até hoje? Conte o seu e concorra a um livro.
Algumas pessoas ficam espantadas quando falo que gosto de ler. Por quê? Professor de Matemática não gosta de ler? Sempre gostei de ler desde adolescente, quando fui exposto ao universo da leitura com mais frequência no Ensino Fundamental 2, como os livros de Pedro Bandeira.

Adorava os livros "A Droga da Obediência", "A Droga do Amor" (ambos de Pedro Bandeira), entre outros incluindo clássicos literários como Iracema (de José de Alencar), O Cortiço (de Aluísio Azevedo), etc. Ao mesmo tempo tomei o hábito por escrever histórias (romances), muitas delas baseadas em sonhos que tinha.

Depois que entrei no curso de Matemática minha paixão pela leitura tomou um rumo que até hoje não sei explicar. Isso é maravilhoso. Tive um ótimo professor que incentivava a leitura com o temas voltados para a Matemática. Descartando os livros de sala de aula, fui apresentado a diversos livros cuja leitura abriram meus olhos para a verdadeira Matemática, não essa de fazer cálculos.

Um deles é o livro Tio Petros e a Conjectura de Goldbach de Apóstolos Doxiadis, que teve sua primeira publicação em 1992. Li essa ficção em 2001 e até hoje é o melhor livro que já li.

Infelizmente o livro, que antes trazia boas lembranças desse professor, agora traz tristeza e lamento.

O melhor livro matemático que já li até hoje. Conte-me o seu! [tem sorteio]

As primeiras páginas do livro Tio Petros e a Conjectura de Goldbach foram lidas em algumas páginas xerocadas, pois não podia comprar o livro. O professor Josildo (Dr. Josildo José Barbosa da Silva, lotado no Departamento de Matemática e Estatística, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais - FANAT) percebendo meu interesse pela leitura do livro, perguntou se queria emprestado. Claro que aceitei.

Durante a leitura do livro, aconteceu um pequeno incidente com o livro danificando-o parcialmente. Fiquei louco nesse dia. Comecei a correr para todos os cantos tentando achar uma forma de comprar um livro novo. Acabei conseguindo, não me pergunte como.

Quando vou devolver o livro e falo do incidente e mostro o novo livro comprado para troca, ele perguntou:

— Você gostou do livro?

— Claro, é fantástico! Respondi entusiasmado e apreensivo ao mesmo tempo.

— Então entregue o meu livro danificado e fique com o livro que você comprou.

Muitos outros livros li com a sua ajuda, como o Teorema do Papagaio de Denis Guedj, por exemplo, publicado pela primeira vez em 1998. Infelizmente essa lembrança agradável vem ao mesmo tempo com a lembrança triste de sua morte. Ver nota da UERN.

Quer ganhar esse livro?

Partindo do mesmo princípio ajudador que aprendi com o meu professor, consegui com a Editora 34 um exemplar para sorteio entre os leitores do blog.

Como concorrer ao sorteio de um exemplar?

1. Ser residente em qualquer estado brasileiro.

2. Comente nesse artigo, o nome do melhor livro matemático que você já leu. Não vale livro didático ou para estudo. Use somente o formulário de comentário do Blogger e comente usando a sua conta Google, não vale autor desconhecido.

3. Somente pessoas podem participar. Páginas e empresas não poderão concorrer.

4. Não pode ser meu parente em nenhum grau.

5. Compartilhar o texto abaixo (modo público) em sua rede social de preferência, com o texto abaixo:

😁Estou concorrendo ao livro Tio Petros e a Conjectura de Goldbach oferecido pela @editora34 através do @prof_edigley #SorteioLivro http://bit.ly/Melhor-Livro-Que-Ja-Li

6. Clicar no botão QUERO PARTICIPAR.

QUERO PARTICIPAR!
Clicando no botão QUERO PARTICIPAR, informe o seu nome completo, e-mail válido e link público do compartilhamento desse texto em sua rede social. Eles só serão usados para entrar em contato, caso você seja o ganhador do sorteio.
ATENÇÃO: Envie o link da mensagem que você compartilhou em sua rede social. Não envie o link do seu perfil. Só precisa compartilhar uma vez.
Cada participante receberá uma numeração. O sorteio será realizado e gravado através do site www.random.org.

Data do sorteio: 16/08/2018 (sábado).


Os livros estão disponíveis na Amazon e Editora 34.

Se comprar um exemplar visite as lojas virtuais parceiras da Editora 34. Quer mais dicas de livros? Clique no botão MAIS LIVROS e acesse minha coleção de livros no Google+.

Amazon - R$ 28,90 Editora34 - R$ 45,00 Mais livros
GSuite: inicie sua avaliação gratuita aquiMatemática Financeira com HP 12CAprenda a Tabuada de forma fácil

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

14 comentários:

  1. O último teorema de Fermat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego!

      Já o li e também é um excelente livro.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Bem, entre os didáticos não posso deixar de citar o 'Calculus', do Spivak. Mas se fosse escolher entre todos, o livro 'A Mathematician's Apology' do Hardy, traduzido como 'Em defesa de um Matemático', traduzido por Martins Fontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júlio!

      Obrigado por enviar suas dicas de livro.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Vou te indicar um do premiado Douglas Hofstadter, que inclusive ganhou o Pulitzer por essa magnifica obra, Gödel, Escher, Bach. Porém, a dificuldade é absurda para encontra-lo traduzido. O que é uma pena.

      Excluir
    3. Olá!

      Obrigado pela sugestão de leitura. É uma pena mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  3. The Man Who Knew Infinity pelo Robert Kanigel, é em inglês, porém não é muito difícil a leitura. Aliás ainda tem o filme que conta com o indicado ao Oscar Dev Patel e o vencedor do Oscar Jeremy Irons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila!

      Assisti o filme e é um dos melhores que já vi nessa temática de filmes biográficos. Seria maravilhoso ler o livro também. Vou indicar para algumas editoras que tenho contato. Vai que... rsrs

      Um abraço!

      Excluir
  4. O livro que gosto demais e Introdução à História da Matemática do Eves. Foi este livro que me fez o que sou hoje e o que me faz valorizar o trabalho de outros colegas. Sucesso, meu amigo. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kleber!

      Preciso ler esse. Vou dar um jeito.

      Obrigado pela recomendação.

      Um abraço!

      Excluir
  5. "Acaso, como a Matemática explica as coincidências da vida" me fez tomar até um certo gosto por probabilidade. Na fila estão "O Homem que calculava" e "O poder do pensamento Matemático", sendo que ambos eu já havia começado a ler e não terminei, como infelizmente costumo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Das suas três indicações, os livros "O Homem que calculava" e "O poder do pensamento Matemático" são sensacionais.

      Quanto ao outro não li ainda, mas já anotei em minha lista.

      Um abraço!

      Excluir
  6. Boa Noite.
    Cheguei nesse universo recentemente,parece curioso, atrativo e bom.Sou aposentado curso a Graduação de Matemática para domar e amançar o Dragão que implantaram em minha vida no passado,de qualquer forma é um prazer estar aqui.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Humberto!

      Gostei da forma como se expressou. E tenho a certeza que você irá vencer essa batalha.

      Quero saber da sua história depois de derrotar esse dragão. rsrs

      Abraço!

      Excluir