Numa aula sobre comparação de frações, um aluno esqueceu momentaneamente como identificar qual era o símbolo de "maior que" e o de "menor que". Alguns alunos até sugeriram-no algumas alternativas, como as citadas logo abaixo. Mas, a última dica que encontrei no Facebook foi bem legal.
Numa aula sobre comparação de frações, um aluno esquece momentaneamente como identificar qual é o símbolo de "maior que" e o de "menor que". Alguns alunos mais atentos podem até sugerir algumas alternativas, como as citadas logo abaixo. Mas, a última dica que vi no Facebook foi bem legal.

Por exemplo, um dos alunos sugeriu: Esse $(>)$ é o "maior que", fazendo um "V horizontal" com dois dedos da mão direita. Esse $(<)$ é o "menor que", fazendo um "V horizontal" com dois dedos da mão esquerda.

Outro aluno sugeriu: desenhe a reta numérica e veja que os números crescem para a direta $(>)$ (maior que). E os números diminuem para esquerda $(<)$.

Um outro aluno ainda sugeriu: professor, desenhe aí o símbolo de "menor que" $(<)$ e "maior que" $(>)$. Agora risque a parte de baixo dos sinais e veja o que formou. O $(<)$ virou um 4 deitado e o $(>)$ virou um 7 deitado. Essa imagem no Pinterest ilustra bem isso. Essa não conhecia!

Outro aluno: empilhe alguns blocos de Lego fazendo duas colunas e veja qual a coluna menor e qual  a coluna maior. Essa imagem no Pinterest ilustra bem isso. Caso deseje usar essas mesmas imagens em alguma atividade, elas estão disponíveis em PDF logo abaixo.

Baixar agora Apoie o blog

Se você acha bobagem essa preocupação, certamente você não é e nem será um professor de Matemática preocupado com o desenvolvimento do seu aluno. Cada aluno tem sua forma peculiar de aprender. Limitar a sua imaginação é um erro.

E em um livro chinês, como seria?

Significado de "maior que", "menor que" e "igual" em um livro chinês

Essa imagem em PNG Essa imagem em EPS Essa imagem em PDF

Vi a imagem abaixo no Facebook. É um PrintScreen de um livro chinês mostrando uma forma bem simples de entender o significado de "maior que", "menor que" e "igual".

"Maior que" e "menor que" em um livro chinês.

O que achou? Já conhecia? Créditos para o Print Screen da página I see Maths.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: