$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como criar um blog educativo de graça

COMPARTILHE:

Conheça as melhores plataformas para criação de blogs e descubra como criar um blog educativo de graça para começar a compartilhar conhecimento na Internet!

Não há dúvidas de que a Internet é uma ferramenta extremamente importante nos dias de hoje. Chega a ser difícil pensar da disseminação de informação sem que a Internet esteja diretamente envolvida no meio de transmissão.

São várias as ferramentas disponíveis para a comunicação e transmissão de mensagens na Internet, como e-mail, redes sociais e sites. Mas uma delas tem sido a escolha preferida por quem quer passar conhecimento a frente: o blog.

Além de permitir um ambiente mais interativo com os visitantes, um blog pode ser criado facilmente e o melhor – de graça.

Neste artigo você vai descobrir várias formas de como criar um blog educativo totalmente de graça. Vamos lá?

Como criar um blog educativo de graça
Imagem: freepik.com

Hospedando um blog educativo gratuitamente

Para quem quer criar um blog educativo e ter controle do ambiente que ele está hospedado, podendo realizar qualquer modificação na plataforma – contratar uma hospedagem de sites é uma ótima opção.

Felizmente existem boas alternativas gratuitas para hospedar um site ou blog educativo sem pagar por isso. Empresas como a 000webhost oferecem um plano gratuito com suporte a PHP e MySQL, possibilitando até a hospedagem do WordPress.

No entanto, serviços de hospedagem de sites geralmente são pagos, e se você pretende criar um blog educativo de graça, será preciso fazer alguns sacrifícios.

Vantagens

  • Hospedar qualquer tipo de plataforma de blog, incluindo WordPress; 
  • Personalização completa do WordPress, temas, plugins, etc; 
  • Acesso aos arquivos da hospedagem com gerenciador e FTP; 
  • Hospedar outros sistemas de aprendizagem, como Moodle; 

Desvantagens

  • Não é possível usar um domínio próprio (seunome.com.br); 
  • Anúncios nas páginas; 

Além de poder criar um blog educativo com WordPress em poucos cliques, uma hospedagem é uma excelente ferramenta para aprender como criar um site com outras tecnologias.

Blogger e WordPress

Se você quer criar um blog educativo de graça, você provavelmente já se deparou com essas alternativas.

Blogger e WordPress (do WordPress.com) são as plataformas de blog mais populares em todo o mundo. O destaque para essas plataformas é que elas são completamente gratuitas, e extremamente fáceis de usar.

Criando um blog educativo de graça no Blogger

Criando um blog educativo de graça no Blogger

O Blogger é uma plataforma do Google voltada especificamente para criação de blogs. Ao criar um blog com a plataforma, o seu endereço fica com o subdomínio .blogspot.com.br.

No entanto, é possível associar o seu próprio domínio se você tiver um registrado, sem ter que pagar mais por isso.

Desde que a Google comprou o Blogger em 2003 muitas mudanças foram implementadas ao longo desse tempo. Todo ano surgem novidades. É certo de que ainda falta muito para ela brigar com grandes plataformas disponíveis no mercado.

Se pretende criar um blog apenas com os recursos padrões oferecidos pelo Blogger, sua limitação é clara. No entanto, há diversas possibilidades para que você crie um blog pessoal, para sua disciplina ou escola, de maneira profissional e que muitos nem perceberão que está hospedado no Blogger.

Você diria que o Nintendo Blast está no Blogger? 😉

Se você pretende criar um blog educativo básico ou profissional, em que o foco está para o conteúdo, o Blogger é uma ótima opção.

Vantagens

  • Possibilidade de usar um domínio próprio gratuitamente (o Google oferece registro pago caso não tenha um domínio registrado ainda)
  • Certificado de segurança para blogs com domínio próprio registrado;
  • Integração com outros serviços do Google, como: Analytics, Console, Adsense, etc.
  • Integração com serviços de terceiros, como: Hello Bar, OneSignal, AddThis, Facebook, entre outros.
  • Personalização de cores, temas, layout, etc.
  • Otimização para SEO;
  • Temas nativos responsivos (para desktop e mobile) e velozes;
  • Instalação de temas de terceiros responsivos, otimizados para SEO e velozes;
  • Você pode criar uma loja virtual (template de terceiros);
  • Alguns templates de terceiros oferecem suporte para páginas AMP.

Desvantagens

A desvantagem do Blogger está nos recursos que ele oferece em relação a grandes plataformas, como o Wordpress e seus plugins automáticos.

Criando um blog educativo de graça no WordPress

Criando um blog educativo de graça no WordPress

Para quem precisa de uma plataforma mais avançada e com mais opções de personalização, o WordPress é uma excelente escolha.

Mesmo na versão gratuita, o WordPress é bastante flexível e oferece centenas de templates que podem ser usados gratuitamente.

Diferente do Blogger, no WordPress é necessário pagar para associar um domínio, o que não chega a ser um problema se você não tem o objetivo de criar um site ou blog profissional.

O maior destaque do WordPress fica nas opções avançadas para gestão do conteúdo. Na plataforma você tem um controle para gerenciar categorias e páginas, deixando o blog mais organizado.

Vantagens

  • Sistema de gerenciamento de conteúdo bastante flexível; 
  • Centenas de temas gratuitos para escolher; 
  • Pode ser facilmente migrada para a versão completa;

Desvantagens

  • Exibe anúncios nas páginas; 
  • É necessário pagar para associar seu domínio próprio;

Criadores de sites valem a pena para um blog educativo?

Os criadores de sites, como Wix e Weebly são boas opções para criar um site com facilidade e sem perder tempo. Esse tipo de ferramenta é projetado para quem não tem conhecimentos em informática e que criar um site com o mínimo de esforço.

Um criador de sites pode ser uma boa opção para criar sites ou até lojas virtuais, porque seus recursos são mais polidos para esses usos.

Mas quando se trata de blogs, essas ferramentas podem deixar a desejar, e optar por uma hospedagem ou uma plataforma de blog gratuita acaba sendo mais vantajoso.

Ainda assim, como são oferecidos gratuitamente, vale a pena experimentar para ver se é o que você procura.

Se você é estudante ou professor universitário

Quem estuda ou ensina em universidade e possui um endereço de e-mail “.edu” ou “.edu.br” pode fazer uso de benefícios oferecidos por algumas empresas de hospedagem de qualidade e criar um blog educativo sem pagar nada.

Para hospedagem do blog educativo

No programa de benefícios para estudantes do GitHub, é possível obter quase um ano de hospedagem na DigitalOcean sem pagar nada. No entanto, como se trata de um serviço de VPS, a hospedagem pode exigir algum conhecimento técnico para configuração.

Domínio para criar seu blog educativo

Para quem quer um domínio grátis para criar o blog educativo, a NameCheap tem uma opção perfeita para estudantes. Para quem é estudante, é possível registrar um domínio com a extensão .me gratuitamente por um ano.

Conclusão

Criar um blog educativo não é tão difícil quanto parece e traz vários benefícios, tanto para você para os seus visitantes, que poderão interagir em um espaço aberto para todos os interessados em aprender mais.

Com essas dicas, você já sabe por onde começar seu o blog educativo e compartilhar o seu conhecimento com toda a Web.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Gostei muito das informações,foram muito exclarecedoras,eu pretendo criar um blog simples e pessoal sobre educação,mas ainda não sei criar o blog,conto com a ajuda de todos.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera! Que bom que post te ajudou.

      Entre em contato comigo por email ou pelas redes sociais e vamos tirar o seu blog blog do papel e colocar em prática. Toda a parte técnica será feita por mim e treinarei você enquanto precisar, de forma vitalícia.

      Um braço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como criar um blog educativo de graça
Como criar um blog educativo de graça
Conheça as melhores plataformas para criação de blogs e descubra como criar um blog educativo de graça para começar a compartilhar conhecimento na Internet!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkM5h_hRCZtAndYmYif8c2n2ztXHDTXCOGKMgTEcFeIfCSI6ipj0Gff6pufSS81JkiTXTZCljbOctI8HPmkD6AzkIKepciY44TDP30vK5Wkug-vqL0LRsTtZc1MZWCKN_bJ4C7ipwPGuw/s1600/como-criar-um-blog-educativo-de-graca.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkM5h_hRCZtAndYmYif8c2n2ztXHDTXCOGKMgTEcFeIfCSI6ipj0Gff6pufSS81JkiTXTZCljbOctI8HPmkD6AzkIKepciY44TDP30vK5Wkug-vqL0LRsTtZc1MZWCKN_bJ4C7ipwPGuw/s72-c/como-criar-um-blog-educativo-de-graca.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/09/como-criar-um-blog-educativo-de-graca.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/09/como-criar-um-blog-educativo-de-graca.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar