Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Conheça as melhores plataformas para criação de blogs e descubra como criar um blog educativo de graça para começar a compartilhar conhecimento na Internet!
Não há dúvidas de que a Internet é uma ferramenta extremamente importante nos dias de hoje. Chega a ser difícil pensar da disseminação de informação sem que a Internet esteja diretamente envolvida no meio de transmissão.

São várias as ferramentas disponíveis para a comunicação e transmissão de mensagens na Internet, como e-mail, redes sociais e sites. Mas uma delas tem sido a escolha preferida por quem quer passar conhecimento a frente: o blog.

Além de permitir um ambiente mais interativo com os visitantes, um blog pode ser criado facilmente e o melhor – de graça.

Neste artigo você vai descobrir várias formas de como criar um blog educativo totalmente de graça. Vamos lá?

Como criar um blog educativo de graça
Imagem: freepik.com

Hospedando um blog educativo gratuitamente

Para quem quer criar um blog educativo e ter controle do ambiente que ele está hospedado, podendo realizar qualquer modificação na plataforma – contratar uma hospedagem de sites é uma ótima opção.

Felizmente existem boas alternativas gratuitas para hospedar um site ou blog educativo sem pagar por isso. Empresas como a 000webhost oferecem um plano gratuito com suporte a PHP e MySQL, possibilitando até a hospedagem do WordPress.

No entanto, serviços de hospedagem de sites geralmente são pagos, e se você pretende criar um blog educativo de graça, será preciso fazer alguns sacrifícios.

Vantagens

  • Hospedar qualquer tipo de plataforma de blog, incluindo WordPress; 
  • Personalização completa do WordPress, temas, plugins, etc; 
  • Acesso aos arquivos da hospedagem com gerenciador e FTP; 
  • Hospedar outros sistemas de aprendizagem, como Moodle; 

Desvantagens

  • Não é possível usar um domínio próprio (seunome.com.br); 
  • Anúncios nas páginas; 

Além de poder criar um blog educativo com WordPress em poucos cliques, uma hospedagem é uma excelente ferramenta para aprender como criar um site com outras tecnologias.

Blogger e WordPress

Se você quer criar um blog educativo de graça, você provavelmente já se deparou com essas alternativas.

Blogger e WordPress (do WordPress.com) são as plataformas de blog mais populares em todo o mundo. O destaque para essas plataformas é que elas são completamente gratuitas, e extremamente fáceis de usar.

Criando um blog educativo de graça no Blogger

Criando um blog educativo de graça no Blogger

O Blogger é uma plataforma do Google voltada especificamente para criação de blogs. Ao criar um blog com a plataforma, o seu endereço fica com o subdomínio .blogspot.com.br.

No entanto, é possível associar o seu próprio domínio se você tiver um registrado, sem ter que pagar mais por isso.

Desde que a Google comprou o Blogger em 2003 muitas mudanças foram implementadas ao longo desse tempo. Todo ano surgem novidades. É certo de que ainda falta muito para ela brigar com grandes plataformas disponíveis no mercado.

Se pretende criar um blog apenas com os recursos padrões oferecidos pelo Blogger, sua limitação é clara. No entanto, há diversas possibilidades para que você crie um blog pessoal, para sua disciplina ou escola, de maneira profissional e que muitos nem perceberão que está hospedado no Blogger.

Você diria que o Nintendo Blast está no Blogger? 😉

Se você pretende criar um blog educativo básico ou profissional, em que o foco está para o conteúdo, o Blogger é uma ótima opção.

Vantagens

  • Possibilidade de usar um domínio próprio gratuitamente (o Google oferece registro pago caso não tenha um domínio registrado ainda)
  • Certificado de segurança para blogs com domínio próprio registrado;
  • Integração com outros serviços do Google, como: Analytics, Console, Adsense, etc.
  • Integração com serviços de terceiros, como: Hello Bar, OneSignal, AddThis, Facebook, entre outros.
  • Personalização de cores, temas, layout, etc.
  • Otimização para SEO;
  • Temas nativos responsivos (para desktop e mobile) e velozes;
  • Instalação de temas de terceiros responsivos, otimizados para SEO e velozes;
  • Você pode criar uma loja virtual (template de terceiros);
  • Alguns templates de terceiros oferecem suporte para páginas AMP.

Desvantagens

A desvantagem do Blogger está nos recursos que ele oferece em relação a grandes plataformas, como o Wordpress e seus plugins automáticos.

Criando um blog educativo de graça no WordPress

Criando um blog educativo de graça no WordPress

Para quem precisa de uma plataforma mais avançada e com mais opções de personalização, o WordPress é uma excelente escolha.

Mesmo na versão gratuita, o WordPress é bastante flexível e oferece centenas de templates que podem ser usados gratuitamente.

Diferente do Blogger, no WordPress é necessário pagar para associar um domínio, o que não chega a ser um problema se você não tem o objetivo de criar um site ou blog profissional.

O maior destaque do WordPress fica nas opções avançadas para gestão do conteúdo. Na plataforma você tem um controle para gerenciar categorias e páginas, deixando o blog mais organizado.

Vantagens

  • Sistema de gerenciamento de conteúdo bastante flexível; 
  • Centenas de temas gratuitos para escolher; 
  • Pode ser facilmente migrada para a versão completa;

Desvantagens

  • Exibe anúncios nas páginas; 
  • É necessário pagar para associar seu domínio próprio;

Criadores de sites valem a pena para um blog educativo?

Os criadores de sites, como Wix e Weebly são boas opções para criar um site com facilidade e sem perder tempo. Esse tipo de ferramenta é projetado para quem não tem conhecimentos em informática e que criar um site com o mínimo de esforço.

Um criador de sites pode ser uma boa opção para criar sites ou até lojas virtuais, porque seus recursos são mais polidos para esses usos.

Mas quando se trata de blogs, essas ferramentas podem deixar a desejar, e optar por uma hospedagem ou uma plataforma de blog gratuita acaba sendo mais vantajoso.

Ainda assim, como são oferecidos gratuitamente, vale a pena experimentar para ver se é o que você procura.

Se você é estudante ou professor universitário

Quem estuda ou ensina em universidade e possui um endereço de e-mail “.edu” ou “.edu.br” pode fazer uso de benefícios oferecidos por algumas empresas de hospedagem de qualidade e criar um blog educativo sem pagar nada.

Para hospedagem do blog educativo

No programa de benefícios para estudantes do GitHub, é possível obter quase um ano de hospedagem na DigitalOcean sem pagar nada. No entanto, como se trata de um serviço de VPS, a hospedagem pode exigir algum conhecimento técnico para configuração.

Domínio para criar seu blog educativo

Para quem quer um domínio grátis para criar o blog educativo, a NameCheap tem uma opção perfeita para estudantes. Para quem é estudante, é possível registrar um domínio com a extensão .me gratuitamente por um ano.

Conclusão

Criar um blog educativo não é tão difícil quanto parece e traz vários benefícios, tanto para você para os seus visitantes, que poderão interagir em um espaço aberto para todos os interessados em aprender mais.

Com essas dicas, você já sabe por onde começar seu o blog educativo e compartilhar o seu conhecimento com toda a Web.

Conteúdos:


Autor convidado

Autor convidado

Esse artigo foi enviado e escrito por um autor convidado. Confira as informações sobre o autor no final do artigo. Quer enviar um artigo para o blog?

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: