Essa é uma pergunta muita válida e deve ser respondida sempre com muita paciência. No entanto, entre um pensamento e outro, me veio uma indagação depois de ler o comentário abaixo em um dos meus artigos divulgados no Google+, sobre profissões que precisam utilizar a Matemática.
Essa é uma pergunta muita válida e deve ser respondida sempre com muita paciência. No entanto, entre um pensamento e outro, me veio uma indagação depois de ler o comentário abaixo em um dos meus artigos divulgados no Google+, sobre profissões que precisam utilizar a Matemática.

Setor de diretoria, coordenadoria, planejamento, engenharia, etc., usa muito desses conhecimentos, agora se você trabalha na operação, é difícil enxergar a exigência de contas sem uma visão expandida de áreas superiores. [comentário no G+]

Matemática na Prática Apoie o blog

O comentário responde uma pessoa que diz que não adianta estudar a Matemática da escola, se nunca usaremos no dia a dia ou em uma profissão. Em parte, concordo.

Mas, se você não foi um verdadeiro estudante, como seus pais queriam, e:
  1. Mais brincou do que estudou;
  2. Seus pais se preocupavam com os seus estudos mais do que você;
  3. Não era responsável nem para arrumar a sua cama;
  4. Não planejava seus estudos;
  5. "Estudava" 2 minutos por dia;
  6. Só chegava atrasado na escola, mas era pontual para ir ao Shopping;
  7. Copiava trabalhos de outros alunos;
  8. Não tem hábito de leitura;
  9. Só usa a internet para ver porcaria no Youtube;
  10. Diversão sempre foi em primeiro lugar.
E a lista poderia ser mais longa.

O que acontecerá com esse tipo de "estudante" no futuro?

Com um baixo nível de conhecimento é quase que impossível um estudante com o perfil listado acima, conquistar um boa profissão futuramente. E, portanto, é mais impossível ainda ele entender sobre a importância da Matemática em qualquer profissão.

Acontecerá isso (ver imagem para cada número):
  1. Terá esse tipo de pensamento crítico.
  2. Passará vergonha na internet confundindo gramas com miligramas.
  3. Passará vergonha na internet tentando enfiar a mala no compartimento de bagagens de um avião, mostrando todo o seu conhecimento de noção de espaço tridimensional.
  4. A garota do infarto procurando doutor (essa é piadinha de matemático).
  5. O criador desse cartaz faltou as aulas sobre Regra de três simples.





Quando eu vou usar Matemática na minha profissão? NUNCA? 😁

Conheça os profissionais a partir de um número de campos fascinantes que utilizam a Matemática em suas profissões os dias.

Quando eu vou usar Matemática na minha profissão? NUNCA?
Imagem: freepik.com

Os programadores de computador, pesquisadores nucleares, desenvolvedores de jogos, analistas financeiros, físicos, economistas, cientistas, professores, médicos, advogados cripto analistas, analistas de sistemas, atuários e engenheiros, estes são apenas alguns dos profissionais que dependem da Matemática em seu trabalho.

Mas, e o pedreiro, o padeiro, cozinheira, mecânico de autos, eletricista, encanador, etc., não usam Matemática? Ah, usam sim! Mas o nível de estudo dessas pessoas (nem todas) são baixos. Seus conhecimentos foram adquiridos muito mais pela experiência do que pelo estudo e isso não é um demérito.

A questão é que, infelizmente, os menos instruídos (ou não) são os que mais reclamam dizendo: a Matemática não serve para nada ou quando eu vou usar a matemática na minha vida?

A pergunta mais comum dos estudantes aos professores de matemática em todos os níveis é: "Quando eu vou usar a matemática?" WeUseMath.org é um site sem fins lucrativos que ajuda a responder a esta pergunta. Este site descreve a importância da matemática e muitas oportunidades de carreira recompensadoras disponíveis para os alunos que estudam Matemática. [www.weusemath.org]

Você será apresentado a muitos deles neste vídeo.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários: