Já segue o canal do blog no Telegram? Conheça o Telegram nesse artigo. É melhor do que o Whatsapp!😍

Este é o décimo quarto TCC que recebo e compartilho aqui no blog. Esse TCC aborda sobre Cálculo Discreto (ou também Cálculo de Diferenças Finitas). Se quiser enviar um Trabalho de Conclusão de Curso ou uma dissertação de mestrado ou doutorado para ser lido por milhares de pessoas, saiba mais no link no final da postagem. Compartilhe o seu conhecimento.
Este é o décimo quarto TCC que recebo e compartilho aqui no blog. Esse TCC aborda sobre Cálculo Discreto (ou também Cálculo de Diferenças Finitas).

Esse é um dos TCCs que mais gostei de ler e compartilhar aqui, pois me trouxe um ar de nostalgia da época da faculdade. Bons tempos àqueles que passava horas e horas (parecia minutos) na biblioteca, respondendo listas de exercícios sobre Indução Matemática, Equações Diferenciais, Álgebra Linear, etc.

Se quiser enviar um Trabalho de Conclusão de Curso ou uma dissertação de mestrado ou doutorado para ser lido por milhares de pessoas, saiba mais no link no final da postagem. Compartilhe o seu conhecimento.

Título

Uma breve introdução ao Cálculo Discreto.

Autor(es)

Alves, Antônio Marcos.

Palavras-chave

Sequências. Somatórios. Cálculo Discreto. Cálculo de Diferenças Finitas.

Data do documento

03 de dezembro de 2018.

Resumo

O Cálculo Discreto, também chamado Cálculo de Diferenças Finitas, trabalha diretamente com sequências e somatórios. O primeiro contato com esse assunto aparece nas primeiras séries na educação básica com a sequência dos números naturais.

Ao longo do tempo as contagens e as somas vão ficando mais trabalhosas. No entanto, a matemática vem auxiliar e facilitar essas operações. No ensino médio, há as progressões aritmética e geométricas que aprofundam mais o conhecimento do assunto. Na graduação, tem-se o Cálculo Diferencial e Integral (Cálculo Tradicional) que nos fornece a derivada e integral como ferramentas para o estudo de funções.

Todavia, esse trabalho pretende fazer algo semelhante, porém os objetos a serem analisados são as sequências e os somatórios. Para isso, são construídas e desenvolvidas as ferramentas: derivada discreta e integral discreta para calcular esses somatórios.

Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica em que se investiga os principais resultados do Cálculo Discreto, se verifica uma analogia com o Cálculo Tradicional e se espera aplicar tais técnicas nas resoluções de somatórios.

TCC: uma breve introdução ao Cálculo Discreto

Download

Clique no botão abaixo para baixar esse TCC.

Baixar esse TCC
Tamanho do documento: 2 MB

Aprenda Com o Monografis a Fazer Seu TCC

Orientador de TCC

Aprenda com o Monografis a fazer seu TCC com escrita à prova de plágio sem se preocupar com normas ABNT, seguindo um  roteiro já aprovado e ainda receber elogios diante da família e amigos.

Saiba mais Veja esse Bônus

Sugestão/Créditos

Esta sugestão de postagem foi enviada pelo autor do TCC, Antônio Marcos Alves. Envie você também uma sugestão de TCC. O tema deve ser sobre Matemática.

Sobre o envio Quero enviar agora
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do extinto Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: