$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Os 5 principais editores Latex nativos no Ubuntu e seus derivados

COMPARTILHE:

Dos mais simples aos mais completos, esses 5 editores Latex são perfeitos para as suas tarefas como professor de Matemática ou estudante de Matemática. Por padrão já vem no Ubuntu a um clique de sua instalação.

Infelizmente conheci editores Latex tarde demais. Aliás, meu primeiro computador foi comprado em 2006 e na faculdade o acesso à computação, mesmo tendo a disciplina na grade do curso, foi mínima. Lembro vagamente de uma aula com o Matlab e só.

Latex $(\LaTeX)$ é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. [Wikipédia]

Latex, GeoGebra e todas as outras ferramentas computacionais só conheci depois de começar a navegar na internet. E hoje uso apenas para escrever simbologia matemática com tipografias perfeitas aqui no blog e para escrever e-books como o Equação Fácil. Veja os exemplos abaixo.

Sem Latex
x/2+3x/4=-1/3

Com Latex
Esse comando: \cfrac{x}{2}+\cfrac{3x}{4}=-\cfrac{1}{3}
Gerou: $\cfrac{x}{2}+\cfrac{3x}{4}=-\cfrac{1}{3}$

Nem sei ao certo se editores Latex já eram exigidos para artigos científicos, TCC ou dissertações de mestrado e doutorado, mesmo tendo sido desenvolvido na década de 80. Na Biblioteca da UERN, entre 2001 e 2007, li muitos artigos e TCCs de Matemática e nenhum deles tinha a estrutura organizacional que é comum do sistema Latex.

Recebi um e-mail (e em redes sociais também) me perguntando:

Boa noite, professor Edigley! Qual é o melhor editor Latex?

A resposta é simples: não sei! 😅

Como disse anteriormente não tive experiências com editores $\LaTeX$ em edições de trabalhos acadêmicos e nem no TCC. As simbologias matemáticas que usei em alguns trabalhos foram geradas com o MathType (versão Trial).

Mas, se você é acadêmico de algum curso de Matemática ou outra área de exatas, e utiliza o sistema operacional Ubuntu ou algum derivado do Ubuntu, como Edubuntu, Kubuntu, Xubuntu, etc., sugiro testar esses editores que já vem nos repositórios do Ubuntu.

O que se encaixar melhor em suas necessidades, esse será o melhor pra você.

Sugestão de leitura: Aprenda a digitar uma prova de Matemática em Latex com o Overleaf

Os 5 principais editores Latex nativos no Ubuntu e seus derivados

Editores $\LaTeX$ que já vem no Ubuntu e seus derivados

Kile

O Kile é um editor de TeX/LaTeX amigável feito pelo KDE.

Versão: 4:2.9.91-4
Atualizado: 24/02/2019
Licença: Livre
Desenvolvedor: KDE
Fonte: ubuntu-bionic-universe
Tamanho para baixar: 1,7 MB

Clique no botão abaixo para baixar/instalar o Kile com apenas um clique. Ao clicar será direcionado para o Central de Programas e começa a instalação. Sua senha de usuário será requisitada.


Ou via terminal com os comandos (todos nessa ordem). O Tex-Live te dará arquivos de suporte necessários para que o Kile execute normalmente, como Fonts, idioma, simbologia matemática, etc.

[sudo apt-get update
sudo apt-get install kile
sudo apt-get install texlive-latex-extra
sudo apt-get install texlive-lang-portuguese
sudo apt-get install texlive-fonts-recommended
sudo apt-get install latex-beamer (Instalar o suporte para apresentações com Beamer)
sudo apt-get install texlive-extra-utils texlive-generic-extra texlive-lang-portuguese
sudo apt-get install texlive-latex-extra texlive-math-extra texlive-pictures
sudo apt-get install texlive-plain-extra texlive-publishers texlive-science]

LyX

O LyX é um processador de documentos que incentiva uma abordagem de escrita baseada na estrutura de seus documentos (WYSIWYM) e não simplesmente sua aparência (WYSIWYG).

O LyX combina o poder e a flexibilidade do TeX/LaTeX com a facilidade de uso de uma interface gráfica. Isso resulta em suporte de classe mundial para a criação de conteúdo matemático (por meio de um editor de equações totalmente integrado) e documentos estruturados, como artigos acadêmicos, teses e livros.

Versão: 2.2.3-5
Atualizado: 01/01/2019
Licença: Livre
Fonte: ubuntu-bionic-universe

Clique no botão abaixo para baixar/instalar o Lyx com apenas um clique. Ao clicar será direcionado para o Central de Programas e começa a instalação. Sua senha de usuário será requisitada.


Ou via terminal com os comandos (todos nessa ordem).

[sudo apt-get update
sudo apt-get install -f lyx]

Gummi

Diferente de outros editores, o Gummi não disponibiliza a inserção gráfica de símbolos matemáticos, o que não é recomendado para iniciantes. Dentre seus recursos, está a renderização em tempo real de comandos em Latex.

Versão: 0.6.6-4
Atualizado: 27/01/16
Licença: Livre
Fonte: ubuntu-bionic-universe
Tamanho para baixar: 295,1 KB

Clique no botão abaixo para baixar/instalar o Gummi com apenas um clique. Ao clicar será direcionado para o Central de Programas e começa a instalação. Sua senha de usuário será requisitada.


Ou via terminal com os comandos (todos nessa ordem).

[sudo apt-get update
sudo apt-get install -f gummi]

Texmaker

O Texmaker é um editor LaTeX gratuito, moderno e multiplataforma que integra muitas ferramentas necessárias para desenvolver documentos com LaTeX, em apenas uma aplicação.

Versão: 5.0.2-1build2
Atualizado: 01/01/19
Licença: Livre
Fonte: ubuntu-bionic-universe

Clique no botão abaixo para baixar/instalar o Texmaker com apenas um clique. Ao clicar será direcionado para o Central de Programas e começa a instalação. Sua senha de usuário será requisitada.


Ou via terminal com os comandos (todos nessa ordem).

[sudo apt-get update
sudo apt-get install -f texmaker]

TeXstudio

O TeXstudio foi bifurcado pela Texmaker em 2009, devido ao processo de desenvolvimento não aberto da Texmaker e devido a diferentes filosofias relacionadas à configurabilidade e recursos. Originalmente, ela se chamava TeXmakerX porque começava como um pequeno conjunto de extensões para a Texmaker, com a esperança de que elas se integrassem à Texmaker algum dia. Enquanto em alguns pontos você ainda pode ver que o TeXstudio é originário da Texmaker, mudanças significativas nos recursos e na base de código tornaram-se um programa totalmente independente.

Versão: 2.12.6+debian-2
Atualizado: 01/01/19
Licença: Livre
Fonte: ubuntu-bionic-universe
Tamanho para baixar: 12,7 MB

Clique no botão abaixo para baixar/instalar o TexStudio com apenas um clique. Ao clicar será direcionado para o Central de Programas e começa a instalação. Sua senha de usuário será requisitada.


Ou via terminal com os comandos (todos nessa ordem).

[sudo apt-get update
sudo apt-get install -f texstudio]

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Os 5 principais editores Latex nativos no Ubuntu e seus derivados
Os 5 principais editores Latex nativos no Ubuntu e seus derivados
Dos mais simples aos mais completos, esses 5 editores Latex são perfeitos para as suas tarefas como professor de Matemática ou estudante de Matemática. Por padrão já vem no Ubuntu a um clique de sua instalação.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaAcgXkSNIeBy6rwfj-Yc10iW4G6Pzq9urchY6G1MUQCSDhwo31PZ4CrLTozraKm5iNqZw-k-MFN20nueL2OYo3TJBOQN-rF8OObeqwodzDnOrIymtdR2gw1bv2PoEqUN0f3DpiCC9-lc/s1600/os-5-principais-editores-latex-nativos-no-ubuntu-e-seus-derivados.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaAcgXkSNIeBy6rwfj-Yc10iW4G6Pzq9urchY6G1MUQCSDhwo31PZ4CrLTozraKm5iNqZw-k-MFN20nueL2OYo3TJBOQN-rF8OObeqwodzDnOrIymtdR2gw1bv2PoEqUN0f3DpiCC9-lc/s72-c/os-5-principais-editores-latex-nativos-no-ubuntu-e-seus-derivados.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/02/os-5-principais-editores-latex-nativos-no-ubuntu-e-seus-derivados.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/02/os-5-principais-editores-latex-nativos-no-ubuntu-e-seus-derivados.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar