$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

EAD: prepare e execute atividades em PDF utilizando uma mesa digitalizadora

COMPARTILHE:

Mas qual a vantagem de criar as próprias atividades? Não perderei mais tempo editando-as? Se você tem uma mesa digitalizadora e quer montar suas próprias listas de exercícios e não ficar dependendo de PDF's desorganizados que foram encontrados numa pesquisa Google, siga as instruções que trago neste post. A dica é rápida! Por em prática só depende de você, se achar necessário.

Se você tem uma mesa digitalizadora e quer montar suas próprias listas de exercícios e não ficar dependendo de PDF's desorganizados que foram encontrados numa pesquisa Google, siga as instruções que trago neste post. A dica é rápida! Por em prática só depende de você, se achar necessário para as suas aulas no modo EAD.

Você precisará de, obviamente, uma mesa digitalizadora, e os seguintes softwares:
  1. Microsoft Word ou LibreOffice Writer (PowerPoint ou Impress)
  2. OpenBoard ou Xournal. (ou outro de sua preferência desde que execute arquivos PDF)
  3. Leitor de PDF (opcional, pois você pode usar o navegador de internet para visualizar o PDF)
Você já deve ter percebido que o arquivo que utilizará em suas aulas, é um arquivo de extensão PDF. Portanto, o processo é bem simples:
  1. Edite suas atividades com o Word ou Writer.
  2. Salve esta atividade em PDF. 
  3. Execute esse arquivo PDF com o Xournal, OpenBoard ou outro de sua preferência (o MyPaint não abre PDF)
  4. Use a mesa digitalizadora para fazer anotações neste neste PDF executado com o Xournal ou OpenBoard.
A mesa que utilizo é a Wacom CTL4100 - Intuos Creative. Mais detalhes sobre ela estão no post Mesa digitalizadora para as aulas de Matemática. Funciona no Linux?

Mas qual a vantagem de criar as próprias atividades? Não perderei mais tempo editando-as?

A vantagem de seguir esse processo

Simples, ao editar a atividade com o Word ou Writer, por exemplo, você deixa um espaçamento de uma página inteira (ou meia página), que servirá de campo de reposta para utilizar com a mesa digitalizadora. Entendeu? Se você acha perda de tempo editar e organizar suas atividades docentes da forma mais profissional possível, iiiiiii...

Por exemplo, criei 3 páginas com espaçamento amplo para as respostas, como mostra a imagem abaixo. Entre digitar o texto e gerar este gráfico, não gastei 3 minutos.

Questão com espaçamento

Agora veja na imagem abaixo, o arquivo em PDF sendo executado com o software Xournal, para uma aula do 1º ano do Ensino Médio.

Resposta direta no PDF no Xournal

Outra vantagem é a de, ao final da aula, poder exportar para outro arquivo PDF todo o documento com as respostas e enviar para os alunos.

Como disse antes, esta simples dica também se aplica para apresentações em slides (PowerPoint ou Impress), sendo até melhor, pois neste caso temos uma página horizontal (paisagem) com mais espaços para anotações. Dependendo do conteúdo que será explorado juntamente com a mesa digitalizadora, você pode fazer o mesmo com o Word e Writer, bastando apenas formatar a página para o modo paisagem.

Para encerrar, você pode usar todos os recursos que os editores de texto oferecem, como inserir em suas atividades: imagens, gráficos, simbologia matemática escrita em Latex e muito mais.

Download dos programas citados

Todos são gratuitos, exceto o Microsoft Office, que exige a compra de uma licença.

Disponível para Mac Os, Windows e Linux

Disponível para Mac Os, Windows e Linux

[##download## Baixar LibreOffice]
Disponível para Mac Os, Windows e Linux

[##download## Microsoft Office - Compre uma licença]
Disponível para Mac Os e Windows

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 8
  1. Edigley, você diria que há alguma desvantagem em usar uma mesa digitalizadora ao invés de um tablet?

    Pergunto isso pq no tablet eu poderia escrever vendo no fundo o conteúdo de um slide, por exemplo, enquanto que na mesa vcê escreve em um pad preto. Isso chega a ser um problema? Não tenho experiência nenhuma com mesa digitalizadora, mas não gosto da ideia de comprar um tablet e ficar amarrado no iOS ou android. Prefiro um dispositivo que roda na minha distribuição linux :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Mesmo nunca tendo usado um tablet para nada, até porque os melhores são da Apple e custam muito caro, não vejo desvantagem. O que o tablet dá é mais mobilidade, podendo ser utilizado em casa ou em sala de aula. Já a mesa digitalizadora, obviamente é preciso ter o notebook ou pc para utilizá-la. As mesas também caras? São! Porém mais acessível, fazendo um parcelamento.

      Dependendo do programa que esteja utilizando, você também pode trabalhar com a caneta e os recursos da mesa, utilizando outro fundo (mesmo escrevendo no pad), que pode ser outro programa, como LibreOffice Writer, Impress, GeoGebra, etc., ou até o próprio desktop. É o caso do software OpenBoard (multiplataforma).

      Com o OpenBoard, clicando no botão MESA, ele “fecha” o programa e exibe somente uma doc vertical e ajustável com as opções para caneta, borracha, etc. Essa doc (barra de ferramentas do OpenBoard) aparece na janela que você escolher para fazer alguma anotação com a caneta. Ou seja, você escolhe o fundo que irá escrever.

      Sobre o uso da mesa, também nunca tinha utilizado uma antes. Comprei a minha em maio deste ano, conectei no notebook, reconheceu seu drive, instalei os programas e já fui treinando. No começo é complicado, mas depois pegamos o jeito. A mesa não melhora a caligrafia. Ela reproduz a nossa caligrafia. Portanto, é questão de treino. Depois de 2 horas de treinamento, me acostumei. A mesa que comprei é muito sensível a pressão da caneta. Essa sensibilidade pode ser ajustada no programa.

      A mesa que comprei foi um modelo da Wacom (500 reais à vista) e falei sobre ela e os programas que utilizo no Xubuntu 20.04 LTS. Confira o artigo Mesa digitalizadora para as aulas de Matemática. Funciona no Linux? Link neste post.

      Qualquer dúvida, comenta aqui ou me chama no Telegram.

      Um abraço e espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Respostas
    1. E era você?! kkk Não tinha seu nome antes.

      Valeu!

      Excluir
  3. Nas minhas aulas on-line do meet eu utilizo uma mesa digitalizadora da marca XP-PEN Deco 01 V2 e recomendo.
    No início, é bem difícil escrever com uma letra bonita, mas com o tempo você se acostuma. Eu uso como lousa digital, o programa Microsoft Whiteboard.

    https://www.xp-pen.pt/topic/detail/id/221.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Steven!

      Obrigado por sua sugestão. Assim acontece com qualquer mesa. Eu também demorei a pegar o jeito.

      Um abraço e obrigado por estar aqui.

      Excluir
  4. Obrigada pelo conteúdo. Está sendo muito útil para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fico muito feliz em ajudar. Sucesso aí! Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: EAD: prepare e execute atividades em PDF utilizando uma mesa digitalizadora
EAD: prepare e execute atividades em PDF utilizando uma mesa digitalizadora
Mas qual a vantagem de criar as próprias atividades? Não perderei mais tempo editando-as? Se você tem uma mesa digitalizadora e quer montar suas próprias listas de exercícios e não ficar dependendo de PDF's desorganizados que foram encontrados numa pesquisa Google, siga as instruções que trago neste post. A dica é rápida! Por em prática só depende de você, se achar necessário.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1vpGYeyXh-54pJcsBot0fo012WsLCxnv75FRCq1noEkFUrPniXSlqcoEgMGXrt-syfYO0Sb4jhFHLmw92Gt0SPg1NpDfEv4Og10fPFj9DiB2OxJdu7nomhbLHS-E1YrRTuWzlAQnG5lo/s1600/questao-com-espacamento.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1vpGYeyXh-54pJcsBot0fo012WsLCxnv75FRCq1noEkFUrPniXSlqcoEgMGXrt-syfYO0Sb4jhFHLmw92Gt0SPg1NpDfEv4Og10fPFj9DiB2OxJdu7nomhbLHS-E1YrRTuWzlAQnG5lo/s72-c/questao-com-espacamento.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/ead-prepare-execute-atividades-pdf-utilizando-mesa-digitalizadora.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/ead-prepare-execute-atividades-pdf-utilizando-mesa-digitalizadora.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar