$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

EquatIO: Documentos Google + Reconhecimento de escrita em tempo real + Latex

COMPARTILHE:

Este e outros recursos não funcionam apenas integrando com o Documentos Google, mas diretamente no site EquatIO. Este post mostra dois exemplos: o primeiro foi testado diretamente no site EquatIO e o segundo exemplo no Documentos Google.

Atualizando alguns artigos antigos do blog, que trata sobre extensões matemáticas para o navegador Google Chrome, acabei caindo numa sugestão de app muito interessante para quem deseja utilizar Latex no Documentos Google no Drive, e sem saber nada de Latex. Sem instalações demoradas. Tudo online.

O EquatIO conta ainda com o reconhecimento de escrita em tempo real, isto é, tudo que é escrito à mão (numa região da tela), tanto com o cursor do mouse como uma caneta e mesa digitalizadora, é convertido instantaneamente para simbologia matemática Latex.

Este e outros recursos não funcionam apenas integrando com o Documentos Google, mas diretamente no site EquatIO. Este post mostra dois exemplos: o primeiro foi testado diretamente no site EquatIO e o segundo exemplo no Documentos Google.

EquatIO: Documentos Google + Reconhecimento de escrita em tempo real + Latex

Instale o EquatIO

Clique nos botões abaixo para baixar e instalar a extensão do EquatIO para Google Chrome. A instalação é simples, bastando apenas um clique ou acesse o app pelo site.


Testando o EquatIO no site

Acesse o site EquatIO e faça login com uma conta de sua preferência.

Login o site EquatIO

Após o login verá esta tela. O Google Tradutor traduz para você se achar necessário.

Tela inicial no EquatIO

Para iniciar, clique em New Space (Meu espaço). O layout que aparecerá é semelhante a uma apresentação no PowerPoint ou Impress.

EquatIO acessado pelo site

Já o reconhecimento de escrita em tempo real é bem fluido utilizando a mesa digitalizadora com canela.

Reconhecimento de escrita em tempo real

Testando o EquatIO no Documentos Google

A experiência utilizando o EquatIO integrado com o Documentos Google é quase a mesma em relação ao site. A parte ruim é, e que faria não optar por usar, é que as equações inseridas (seja pelo Math ou Latex) não aparecem inline, ou seja, a altura da escrita do texto com as simbologias matemáticas.

Perceba isso na imagem abaixo.

Testando o EquatIO no Documentos Google

Concluindo

De qualquer forma é uma boa alternativa online que pode ser integrada ao Documentos Google, e que traz outros recursos que não explorei neste post, como plotar gráficos com o Desmos, gravar áudio, criar formas geométricas, etc.

Vale lembrar, que além do Documentos Google, o EquatIO pode se integrar ao demais apps presentes no Google Drive, como as apresentações, planilhas e formulários. Este último será o mais últil para mim, na criação de quizzes online.

Os que já criei e publiquei no blog, as equações foram geradas e editadas a partir do Inkscape. Agora usarei o EquatIO para esse fim. Veja o modo de edição de um quiz com o EquatIO, nesta imagem.


Você conhecia o EquatIO?

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: EquatIO: Documentos Google + Reconhecimento de escrita em tempo real + Latex
EquatIO: Documentos Google + Reconhecimento de escrita em tempo real + Latex
Este e outros recursos não funcionam apenas integrando com o Documentos Google, mas diretamente no site EquatIO. Este post mostra dois exemplos: o primeiro foi testado diretamente no site EquatIO e o segundo exemplo no Documentos Google.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimnSX1wUo20eggdDDqLlgUEhSszrz2RV10Da7jhNR81KRjP39Ib4PG3AKkzbvFsuX3ydwjUpXcOZuOQ5G_n5oZLapL3DaDFZRspnR9KU1MNQnZgq8w4ASky0RMd99unvV9uDFcnrkT7EM/s1600/equatio-documentos-google-reconhecimento-escrita-tempo-real-latex.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimnSX1wUo20eggdDDqLlgUEhSszrz2RV10Da7jhNR81KRjP39Ib4PG3AKkzbvFsuX3ydwjUpXcOZuOQ5G_n5oZLapL3DaDFZRspnR9KU1MNQnZgq8w4ASky0RMd99unvV9uDFcnrkT7EM/s72-c/equatio-documentos-google-reconhecimento-escrita-tempo-real-latex.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/equatio-documentos-google-reconhecimento-escrita-tempo-real-latex.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/equatio-documentos-google-reconhecimento-escrita-tempo-real-latex.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar