$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

TENET, Física e palíndromos

COMPARTILHE:

Sou apaixonado por filmes e séries. Não passo um dia sem ver um bom filme, seja antigo ou lançamento. E quando um filme tem a assinatura dos irmãos Nolan, não é apenas um filme comum, é um convite para abrir a sua imaginação, antes, durante e depois de ver o filme.

O que é isso? Este blog é sobre cinema? 😁😁😁😁😁 Não! Mas quando o tema é Matemática, Física, etc., me arrisco a escrever algo superficial. Tem uma categoria no blog para cinema, mas não se trata de debater sobre o assunto.

Sou apaixonado por filmes e séries. Não passo um dia sem ver um bom filme, seja antigo ou lançamento. E quando um filme tem a assinatura dos irmãos Nolan, não é apenas um filme comum, é um convite para abrir a sua imaginação, antes, durante e depois de ver o filme.

A forma como o diretor, roteirista e produtor, Christopher Nolan, cria seus filmes é um espetáculo por diversos motivos. Um deles (o que mais gosto) é como o enredo é exposto dentro de uma linha de tempo, que aparentemente não faz sentido, até certo ponto quando tudo se encaixa. Imagine duas histórias contadas em linhas de tempo diferentes, mas que no final elas convergem num ponto comum, trazendo sentido ao enredo.

Um bom exemplo disso é o filme Dunkirk (2017) e Memento (2000). E agora teremos TENET (2020), novo filme de Christopher Nolan.

Além deste fato, em seus filmes de ficção científica, como Interstellar (2014), quase todo o filme tem embasamento científico, com direito a consultor nobel de Física, no caso de Interstellar, foi o físico Kip Thorne.

TENET, Física e palíndromos

TENET?

Você é esperto e já percebeu que lendo TENET da esquerda para direita e vice-versa, será a mesma palavra. Palavras deste tipo recebe o nome de palíndromo. Outros exemplos de palíndromos: ANA, OVO, ARARA, OSSO, RADAR e muitas outras.

Desde criança eu conheço essa frase: Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos. Também um palíndromo.

Segundo algumas googladas, algumas pessoas especulam que a ideia do filme TENET, surgiu a partir de um quadrado mágico encontrado em diversas partes da Europa. O mais antigo foi descoberto nas ruínas de Pompeia em 1925. Ele é chamado de Quadrado Sator.

Quadrado Sator

Designa-se uma estrutura com forma de quadrado mágico composta por cinco palavras latinas: SATOR, AREPO, TENET, OPERA, ROTAS, que, consideradas em conjunto (da esquerda para a direita ou de cima para baixo), dão lugar a um palíndromo. [Segundo o Wikipédia]

Quadrado Sator

Perceba que apenas TENET, disposto no quadrado, efetivamente forma um palíndromo.

Tem Física?

Assisti o trailer 2 e não entendi piiiiiiii nenhuma. 😁😁😁😁 É normal! Se tem Física? Acesse o trailer abaixo, adiante e pause em 01:08. Perceba que tem algumas equações no quadro que aparece no fundo. Não vou especular nada! rsrs Só admiro!

Se o trailer não estiver mais online, baixe aqui.


Para entender o andamento dos seus filmes de Christopher Nolan, geralmente assisto duas ou três vezes. TENET, pelo visto, assistirei umas 5 vezes.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 4
  1. Bem legal. Ansioso também para ver!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua publicação! Vi o filme, fiquei fascinada! Você viu que conseguiram provar ser possível reverter o sentido do tempo em um sistema microscópico, usando correlações quânticas? cientistas conseguiram manipular moléculas de clorofórmio para que os átomos de hidrogênio e de carbono ficassem com temperaturas diferentes, o calor fluiu do átomo mais frio para o mais quente, sem envolver aumento de energia, conseguiram inverter a entropia de um sistema e observar o tempo dentro daquela molécula andar para trás!
    Assi. Chrys Clenched Arts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chrys! Obrigado por estar aqui.

      Sobre o filme, sou suspeito para falar dos filmes de Nolan. Cada um melhor do que o outro.

      Sobre a reversão do sentido do tempo que você mencionou, eu nem me atrevo a pensar sobre esse tema. Minha cabeça quase explode assistindo TENET e Inception. kkkkk

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: TENET, Física e palíndromos
TENET, Física e palíndromos
Sou apaixonado por filmes e séries. Não passo um dia sem ver um bom filme, seja antigo ou lançamento. E quando um filme tem a assinatura dos irmãos Nolan, não é apenas um filme comum, é um convite para abrir a sua imaginação, antes, durante e depois de ver o filme.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK6xxpArSjod651VbddytsGPd6W1YOxuSuCLZk4fnwRngfoTlfBoHvxjJsUhdhFnLzR_dLil1XLpeMsnafQlOr8JDsFly6_08xRNN4bpiVkHOqAIN7-4zoGsQ8O0Dzj7T-noo5DRYi2Xk/s1600/tenet-fisica-e-palindromos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK6xxpArSjod651VbddytsGPd6W1YOxuSuCLZk4fnwRngfoTlfBoHvxjJsUhdhFnLzR_dLil1XLpeMsnafQlOr8JDsFly6_08xRNN4bpiVkHOqAIN7-4zoGsQ8O0Dzj7T-noo5DRYi2Xk/s72-c/tenet-fisica-e-palindromos.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/tenet-fisica-e-palindromos.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2020/06/tenet-fisica-e-palindromos.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar