O professor Ledo Vaccaro explora as consequências de reprovar um aluno, quando ele é reprovado apenas em Matemática.
Quando acontece o conselho de classe depois do encerramento do ano letivo, é um tormento para qualquer professor que leva sua profissão a sério. Ainda mais importante do que esse momento "técnico e emocional" entre professores, é pensar sobre o quanto as nossas decisões impactam a vida de um estudante no futuro.
Já tive alunos de todos os tipos:
- O que tirava 10 em Matemática mas não gostava de Matemática. E hoje é formado em Direito.
- O que tirava nota ruim, mas adora Matemática. E hoje é formado em Engenharia.
- O que era ruim em tudo, e que hoje é gerente de empresa no setor agrícola.
Refletir e encontrar soluções sobre a melhor forma de avaliar nossos estudantes, sempre será uma tarefa complexa. De inicio, basta pensar um pouco sobre a pergunta abaixo.
A avaliação é um instrumento de poder?
Neste vídeo o professor Ledo Vaccaro explora sobre as consequências de reprovar um aluno, quando ele é aprovado em todas as disciplinas, reprovando apenas em Matemática. O que fazer?
Assista o vídeo completo no link abaixo.
Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio IMPA, Rio de Janeiro, 22 a 26 de julho de 2019.
Olá, estava refletindo sobre esse assunto esses dias. Pensando como adultos, parece loucura reprovar um aluno e atrasar um ano de sua formação por causa de 0,5 ponto em uma matéria ou mesmo que sejam 3 pontos.
ResponderExcluirVejo que nosso sistema educacional tem muito o que evoluir antes de deixar de ser "conteudista" e parar de focar na nota do indivíduo, para focar em desenvolver suas potencialidades.
Pois é professora Manuka! Por esse e outros motivos, no momento não estou lecionando mais em escolas. O modo que imagino a educação é muita utopia para o Brasil rsrs
ExcluirAbraço!