$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

Visualizando conjuntos numéricos: do zero aos Complexos

COMPARTILHE:

Dica de vídeo sobre Conjuntos numéricos. O vídeo traz explicações e animações que ajudam a visualizar os conceitos e definições sobre esses conjuntos.

Cada estudante carrega consigo um modo particular de enxergar a Matemática, seja em uma simples tabuada de multiplicação, passando por propriedades algébricas e chegando na Matemática mais avançada. Existem alunos que tem facilidade em entender o que é uma diferença de dois quadrados, por exemplo, apenas em sua forma algébrica pura. Há outros, que seu entendimento só ficará claro quando a visualização algébrica, através de formas geométricas (interativas ou não) é apresentada. Basta ver o artigo Visualizando propriedades algébricas e diversos materiais criados com o GeoGebra.

Não há nada de errado quando você não consegue entender algum tema, porque não consegue visualizá-lo. A abstração algébrica e geométrica não é clara para todos, principalmente para os que acabaram de entrar numa faculdade de Matemática, e são apresentadas logo de cara diversas demonstrações matemáticas. Com uma base matemática sólida, construída durante a fase escolar, é possível abstrair muita matemática sem a necessidade de visualizá-la.

Visualizando conjuntos numéricos: do zero aos Complexos

No entanto, se unirmos essas duas formas de entender um determinado assunto matemático, elas colaborarão e muito para o aprendizado de temas simples e complexos. Não devemos tratar assuntos supostamente triviais só porque são triviais. A importância deve a mesma em qualquer tema.

Um bom exemplo, é o estudo dos Conjuntos Numéricos:
  • Naturais $(\mathbb{N})$
  • Inteiros $(\mathbb{Z})$
  • Racionais $(\mathbb{Q})$
  • Irracionais $(\mathbb{I})$
  • Reais $(\mathbb{R})$
  • Complexos $(\mathbb{C})$
No Brasil, eles são estudados no Ensino Fundamental 2 e Médio. Entender como cada um surgiu, suas funções, conceitos, aplicações, etc., é muito importante para avançar em estudos matemáticos de qualquer nível de ensino.

Visualizando conjuntos numéricos: do zero aos Complexos

Se tiver interessado em visualizá-los através de ótimas explicações e animações com estes conjuntos, recomendo assistir o vídeo abaixo, juntamente com seus alunos.


Este vídeo foi criado e produzido pelo professor Julio Lombaldo em seu canal no YouTube. Se achou interessante e deseja apoiar o seu trabalho, considere inscrever-se através do botão abaixo.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,121,Aprender Matemática,37,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,9,Carl Sagan Day,1,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,103,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,7,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,53,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,108,ENEM,1,ensino,143,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,82,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,30,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,30,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,104,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Visualizando conjuntos numéricos: do zero aos Complexos
Visualizando conjuntos numéricos: do zero aos Complexos
Dica de vídeo sobre Conjuntos numéricos. O vídeo traz explicações e animações que ajudam a visualizar os conceitos e definições sobre esses conjuntos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAnt4ncyQqGAFPTdpEUQcDFdrHLqVEdyr_fPeO57GgH7b3Mi-39uvUtcuiUuJAYeolivRHbQSHcjHEiDcnvP_ci7bg1KIdTWCWs5kE5P8Sf3lVtLRLuEBkmACICOnB7pkfAHCAFwMfEgGwDu1rbFnKn62CtvkKgSFGlfL1Ch6coTl2WVVIuXpf8iTB/s16000/visualizando-conjuntos-numericos-do-zero-aos-complexos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAnt4ncyQqGAFPTdpEUQcDFdrHLqVEdyr_fPeO57GgH7b3Mi-39uvUtcuiUuJAYeolivRHbQSHcjHEiDcnvP_ci7bg1KIdTWCWs5kE5P8Sf3lVtLRLuEBkmACICOnB7pkfAHCAFwMfEgGwDu1rbFnKn62CtvkKgSFGlfL1Ch6coTl2WVVIuXpf8iTB/s72-c/visualizando-conjuntos-numericos-do-zero-aos-complexos.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2022/11/visualizando-conjuntos-numericos-do-zero-aos-complexos.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2022/11/visualizando-conjuntos-numericos-do-zero-aos-complexos.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar