Com o app é possível abrir/editar os arquivos de extensão .ggb (que estão hospedados na sua conta do Google Drive) graças a colaboração com o Google.
Há algum tempinho não pesquisava aplicativos na Chrome Web Store (loja oficial de aplicativos para o navegador Chrome da Google). Para minha surpresa encontrei a versão do Geogebra para o navegador, lançado oficialmente no mês passado. E minha surpresa não parou por ai. Além das funcionalidades comuns do GeoGebra Chrome App, um diferencial é a integração com o Google Drive (disponível também para Linux). 
GeoGebra 4 para Google Chrome

Com o app é possível abrir/editar os arquivos de extensão .ggb (que estão hospedados na sua conta do Google Drive) graças a colaboração com o Google.

O que é o GeoGebra? Onde encontrar? Leia o artigo GeoGebra no Ubuntu, onde poderá baixar e instalar o GeoGebra, disponível para diversos sistemas operacionais, em seu computador.

Características do app

  • Integração online de gráficos e cálculo algébricos usando o Google Drive.
  • Interface fácil de usar, com as características mais comuns nas versões do software padrão.
  • Inserir imagem a partir de uma web cam.
  • Disponível em vários idiomas.
  • Software livre e open source.

Download/instalação

Visite a Chrome Web Store clicando na imagem abaixo para instalar o app no seu navegador. Após a instalação, execute o GeoGebra Chrome App que aparecerá juntos com os demais aplicativos.

GeoGebra 4 para Google Chrome - Download

Versão: 4.1.75.3
Atualizado em: 22 de Junho de 2012
Idioma: Inglês (EUA)

Após dar execução ao app, você terá que dar permissão ao Google para integrá-lo a sua conta do Google Drive. Clique no botão Permitir acesso.

GeoGebra 4 para Google Chrome - Permissão

Uma nova janela mostrará uma mensagem informando a autorização efetuada com sucesso. Marque a opção Tornar o GeoGebra o aplicativo padrão para arquivos que podem ser abertos por ele e clique em OK.
GeoGebra 4 para Google Chrome - Adicionado ao Google Drive

Recomendo que crie uma pasta na sua conta do Google Drive para melhor organizar seus objetos construídos com o GeoGebra.

Abaixo a tela do aplicativo sendo executada. Não há muita diferença da versão Java do aplicativo. 

Tela inicial do GeoGebra
Clique na imagem para ampliar

É claro que não se pode esperar por todas as funcionalidades que o software padrão em Java oferece, no entanto é uma excelente alternativa para acessar os objetos construídos em qualquer lugar que esteja. Esse é o diferencial, ter o aplicativo na nuvem e ainda poder abrir e editar arquivos facilmente.

A equipe GeoGebra e a Google acertaram em cheio.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.
O MathJax CDN foi fechado em 30 de abril de 2017. Uma alternativa de provedor para o MathJax foi utilizada. Caso apareça o erro [Math Processing Error] em algumas postagens com simbologia matemática, entre em contato com o blog informando. Saiba mais. Ver exemplo de postagem com Latex usando o MathJax.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.

  • Seu comentário não será publicado se não tiver relacionado com este artigo.
  • Não é permito linguagem imprópria e/ou escrita totalmente em caixa alta (Caps Lock)
  • Não inclua links em seus comentários se eles não forem contextualizados com este artigo.
  • A partir de hoje (26/04/16) não será mais publicado comentário de autor anônimo.
  • Você pode escrever em $\LaTeX$, mas somente com o Blogger. Saiba mais em latex.prof-edigleyalexandre.com.
  • Leia a política de comentários do blog.

Comente este artigo:

0 comentários: