Novidades


17 fevereiro 2013

Diário Escolar 2013 liberado para download

Demorou mas ficou do jeito que eu queria. O Diário Escolar 2013 totalmente automatizado está liberado para download gratuitamente. A primeira versão do diário (em 2012) teve mais de 2 mil downloads. Espero que gostem das novas funcionalidades implementadas nesta versão.


Uma delas foi sugerida por um dos leitores do blog. O Wagner Soares me enviou um e-mail perguntando se as faltas e presenças eram computadas automaticamente. A planilha anterior não tinha essa função, daí surgiu a ideia de automatizar a planilha de frequência, assim como todas as outras.
Diário Escolar 2013 liberado para download
Atualização

Sobre o Diário Escolar 2013

Para quem não conhece o Diário Escolar, é um conjunto de planilhas no Excel capazes de armazenar e automatizar todas as informações de um diário comum, que escolas públicas e privadas usam para registrar todas as atividades dos alunos. Ela é dedicada especialmente para professores que ainda usam diários manuais escritos em papel. Visto que algumas escolares privadas já adotam um sistema acadêmico próprio.

O Diário Escolar 2013 contém dois conjuntos de planilhas, uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio. Deixar as duas planilhas juntas poderia confundir o usuário durante o preenchimento ou ao renomeá-las, principalmente a planilha de Frequência.

Diário Escolar 2013 liberado para download - Apresentação
Clique na imagem para ampliar

Como a imagem acima mostra, os diários contém planinhas auxiliares destacadas assim:
  • Ensino Fundamental II: 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano, mapa geral e frequência.
  • Ensino Médio: 1º ano, 2º ano, 3º ano, mapa geral e frequência.

Planilhas de notas
As planilhas do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio contém nesta ordem:
  • Coluna para numeração de alunos
  • Coluna para número de matrícula de alunos
  • Nome do aluno
  • Notas das atividades realizadas
  • Média aritmética das atividades realizadas
  • Faltas
  • Conteúdo ministrado
Diário Escolar 2013 liberado para download - Planilha de notas
Clique na imagem para ampliar

Para evitar de escrever um longo post (como já está ficando) explicando o funcionamento da planilha, resolvi desta vez inserir todas as informações necessárias dentro de cada planilha.

Na planilha do 6º ano, destaquei algumas informações úteis sobre como proceder no preenchimento do diário. Passe o cursor do mouse sobre as setas vermelhas para ler as informações.

As setas verdes contém as fórmulas e condicionais que automatizam a planilha. Elas nunca devem ser alteradas, a menos que você saiba editá-las. Dica: crie uma cópia da planilha para treinar possíveis mudanças.

As orientações estão dispostas em comentários dentro das células, onde é preciso apenas passar o cursor do mouse sobre a célula marcada e aparecerá uma mensagem contendo as informações. Estes comentários podem ser deletados facilmente usando a opção de clicar com o botão direito do mouse sobre a célula. Também é possível ler informações em blocos de notas presentes em algumas planilhas.

Planilha Mapa Geral
Esta planilha reúne todas as informações que são inseridas nas Planinhas de Notas e Frequência. Ela contém:
  • Colunas com as médias bimestrais
  • Colunas com as médias semestrais
  • Recuperação
  • Média semestral definitiva
  • Média anual
  • Média para Prova Final
  • Média Final Anual
  • Faltas registradas em cada bimestre
  • Total de faltas
  • Porcentagem de faltas
Diário Escolar 2013 liberado para download - Mapa Geral
Clique na imagem para ampliar

Novas funcionalidades

O que diferencia da versão anterior, é que o Diário Escolar 2013 é totalmente automatizado, isto é, não será preciso fazer nenhum cálculo manual ou usar calculadora.

Todos os dados que são inseridos na Planilha de Notas e Frequência são automaticamente "levados" para as outras planilhas. Por exemplo, ao digitar as notas no 6º ano e demais turmas, a média é calculada automaticamente e será mostrada também na planilha Mapa Geral, que por sua vez também calcula automaticamente a média semestral, recuperação, média semestral definitiva, média anual e média anual final. Você não terá o trabalho de digitar as mesmas notas nas outras planilhas.

Na planilha Mapa Geral, caso o aluno não atinga Média Anual (MA) maior ou igual a 7,0, será preciso colocar manualmente a nota da Prova Final (PF) do aluno. A Média Final Anual (MFA) será calculada baseada na nota da Prova Final (PF). Se o aluno atingir Média Anual (MA) maior ou igual a 7,0 ele estará aprovado, portanto, dispensa preencher a nota da Prova Final (PF).

Estes procedimentos são utilizados no estado que moro e trabalho, Rio Grande do Norte.

Quanto a planilha Frequência, é a funcionalidade mais legal e prática que consegui implementar. Para evitar uma explicação longa, basta ver neste pequeno vídeo (720p) como funciona ou o vídeo completo abaixo mostrando as funções do Diário.


Altere a opção do vídeo para 720p (HD) para assistir com mais nitidez.

Cálculo das médias

Os cálculos são feitos seguindo a fórmula que é usada praticamente em todas as escolas, seja pública ou privada. O que talvez pode mudar é como calcular as notas quando o aluno fará Prova Final (PF).

A Média Final Anual é calculada assim:


Clique duas vezes nas células para editar as fórmulas que compõem todas as notas na planilha.

Download

Não será preciso clicar em nenhum botão de rede social no blog para fazer o download das planilhas. Ela é GRATUITA e deve ser compartilhada desta forma, de acordo os termos no rodapé deste artigo. O único pré-requisito é de assinar o blog gratuitamente para obter o link de download das planilhas.

Assine o blog e ganhe gratuitamente o Diário Escolar 2013
Não sabe como assinar?

Como compartilhar

Se você julga que esses arquivos serão úteis para na sua vida profissional como professor e te ajudará na organização de suas atividades escolares, compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho. Compartilhe exatamente a mensagem abaixo no Twitter, Facebook, no Google+, no LinkedIn ou em outra rede social. Serei muito grato.

Gostou? Não?! Deixe um comentário com sua sugestão ou crítica. Qualquer erro, por favor relate o problema deixando também um comentário neste artigo.

Agradecimentos

Não poderia deixar de agradecer as pessoas que me ajudaram durante quase dois meses, na edição deste Diário Escolar e na criação da linda caixa que está no topo do artigo. Sou grato a toda paciência e prontidão em ajudar do Adelson Smania do Gerenciando Blog. Sem suas dicas em todas as condicionais nas planilhas, não conseguiria sozinho. Também agradeço ao Ian Felipe do blog Escolarize, com as dicas de Photoshop durante a criação e personalização do box para o Diário Escolar 2013.

Muito obrigado!


Licença Creative Commons
Diário Escolar 2013 de Edigley Alexandre é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em www.prof-edigleyalexandre.com.
Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação.


  • Deixe um comentário para este artigo

6 comentários:

  1. Como faço para assinar o Blog ? E existe uma versão para android ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata!

      Mostrei no tópico Download. A caixa de inscrição está no topo do blog. Não existe uma versão para Android.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Bom dia, sou professor de francês e me interessei pelo Diario, fiz o processo mas não abre dá como corronpido
    O que devo fazer ?
    Obirgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yvan!

      Acabei de baixar e testar. Está tudo ok. Testei com o LibreOffice e o Microsoft Office 2010. Esta tudo ok. Mesmo assim irei atualizar o arquivo. Tente novamente mais tarde.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Edigley Alexandre, sou professor de matematica e me interessei pelo Diario, fiz o processo mas não abre dá como corronpido
    O que devo fazer ?
    Obirgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acabei de baixar e abrir no Excel 2010 e LibreOffice. As planilhas abrem e são usadas normalmente. Recomendo que abra numa versão mais atualizada do Excel

      Um abraço!

      Excluir



É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de \$. Para fórmulas alinhadas ao centro, utilize o símbolo duplo \$\$.

Teste equações em $\LaTeX$ antes de publicá-las. Acesse latex.prof-edigleyalexandre.com.

Leia sobre o motivo da troca do sistema de comentário deste blog.

Leia a política de comentários do blog.

Item Reviewed: Diário Escolar 2013 liberado para download 9 out of 10 based on 10 ratings. 9 user reviews.


Scroll to Top