Novidades


06 janeiro 2014

Diário Escolar 2014. Versão online para o Google Drive

Agora a versão 2014 do Diário Escolar é online e pode ser utilizada dentro do Google Drive.

Está disponível para uso no Google Drive a versão para computador do Diário Escolar. Desde janeiro do ano passado testava a implementação do diário no Google Drive, mas sempre parava em algum erro devido as diferenças com as condicionais entre o Excel e o Google Drive.

Atualização: acesse esta página para mais detalhes.

A versão para computador (Microsoft Excel) não será desativada, apenas dei um nova opção de utilização do diário. E em 2015 já tenho outra alternativa.

Vale lembrar que este Diário Escolar é destinado a professores de escolas públicas ou privadas que ainda não tem um Sistema de Gestão Acadêmica online. É um conjunto de planilhas no Excel (agora também online no Google Drive) capazes de armazenar e automatizar todas as informações de um diário comum, que escolas públicas e privadas usam para registrar todas as atividades dos alunos.

Informações sobre o Diário Escolar para o Google Drive

O Diário Escolar 2014 trás as mesmas características que a versão anterior para computador. Contém dois conjuntos de planilhas, uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio.

Os diários contém planinhas auxiliares destacadas assim:
  • Ensino Fundamental II: 6º ano, 7º ano, 8º ano, 9º ano, mapa geral e frequência.
  • Ensino Médio: 1º ano, 2º ano, 3º ano, mapa geral e frequência.

As planilhas de notas
As planilhas do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio contém nesta ordem:
  • Coluna para numeração de alunos
  • Coluna para número de matrícula de alunos
  • Nome do aluno
  • Notas das atividades realizadas
  • Média aritmética das atividades realizadas
  • Faltas
  • Conteúdo ministrado

Comentários em células
A planilha conta com diversos comentários dos quais mostram informações sobre cada área do diário. Você também poderá comentar os comentários já existentes que deixei. Para isso terá que estar logado na sua conta do Google Drive.

Recomendações importantes
  • Quando salvar a planilha para a sua conta do Google Drive, os comentários desaparecerão. Por isso mantenha esta cópia compartilhada do diário em sua conta do Google Drive. Esta cópia compartilhada está na minha conta e qualquer poderá ter acesso a ela, mas não editá-la. Mais adiante mostrarei como você salvar uma cópia para sua conta no Google Drive e poder usá-la. 
  • Todos os códigos funcionam corretamente. Portanto não faça alterações nas condicionais das células. Apenas preencha o diário.
  • Veja neste vídeo como montar um ambiente escolar totalmente informatizado sem gastar nada, usando o Google Drive e o Diário Escolar 2014.

Como obter os diários?

Ao assinar o blog gratuitamente, receberá em seu e-mail o link para download. Da mesma maneira fará para ter acesso ao Diário Escolar 2014 online para o Google Drive, mas algumas orientações que segue logo abaixo.

Diário Escolar 2014 - Versão online com o Google Drive Diário Escolar 2014 - Versão para o computador
Assine o blog gratuitamente e ganhe o Diário Escolar 2014


Como fazer download e utilizar o Diário Escolar 2014 no Google Drive

No vídeo que segue logo abaixo, mostro todos os detalhes que você precisará para obter o link de download, enviar a planilha para sua conta no Google Drive, copiar o diário para a sua conta e fazer download para o seu computador.

Infelizmente não pude narrar com áudio, mas é tão fácil que não sentirá falta. Adicionei algumas anotações no vídeo, caso precise de ajuda.


Vídeo em HD. Assista em tela cheia.
Diário Escolar 2014 de Edigley Alexandre é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em www.prof-edigleyalexandre.com.
Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação.


  • Deixe um comentário para este artigo

4 comentários:

  1. Olá Edigley!
    Excelente seu trabalho e seu sitio.
    Parabéns por sua inteligência e sua disposição para fornecer informação e conhecimento.
    Um grande e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dilma!

      Me deixa feliz com o seu comentário. Sinto prazer com o que faço aqui no blog, desde 2007 e pretendo continuar ainda.

      Muito obrigado por vir aqui. Fique sempre a vontade para enviar críticas e sugestões para melhorar o blog.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Amigo, reitero o comentário da Dilma.
    Muito bem feita a planilha... tanto em funcionalidades quanto até mesmo na estética. Muio útil para escolas pequenas de interior que não tem condições de comprar um software com preços altíssimos.

    Sua planilha é 100% compatível com o Libre Office 4.2.1 (no momento a versão que utilizo)

    Muito obrigado por sua boa vontade na realização desse projeto. Saiba que está ajudnado muitas outras escolas e creches do interior que não tem condições de realizar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!

      Não imagina como fico feliz quando recebo este tipo de feedback. Os diários são ideais para este tipo de situação que você citou, assim como escolas de grande porte que ainda não tem um SiGA.

      É um prazer dar uma pequena contribuição neste sentido. Em 2015 farei novas mudanças nos diários e terá uma versão exclusiva para o LibreOffice (que também uso no Linux Ubuntu).

      Um abraço e obrigado por vir aqui.

      Excluir



‣ É possível escrever fórmulas em $\LaTeX$ nos comentários deste blog. Para fórmulas inline ou alinhadas à esquerda, escreva a fórmula entre os símbolos de \$. Para fórmulas alinhadas ao centro, utilize o símbolo duplo \$\$.

‣ Teste equações em $\LaTeX$ antes de publicá-las. Acesse latex.prof-edigleyalexandre.com

‣ Leia sobre o motivo da troca do sistema de comentário deste blog.

‣ Leia a política de comentários do blog.


Cursos Online na Área de Pedagogia
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa

Scroll to Top