$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Matemática: a espinha dorsal da ciência [TED]

COMPARTILHE:

A Matemática é a espinha dorsal da ciência. Cada área da Matemática é uma alavanca pontual para transformar o espaço que vivemos e adequar às nossas necessidades.

Você consegue relembrar as aulas de ciências quando era um ávido adolescente? Vamos lá! Quando estudamos o sistema do esqueleto humano, aprendemos que a espinha dorsal é o centro do corpo humano e tem uma função primordialmente incrível.

Seria impossível manter o corpo unido, flexível e ordenado sem todos os ossos que compõem a espinha dorsal. O que sustenta a cabeça (crânio) e todos os órgãos do seu corpo? 33 vértebras articuláveis arranjadas perfeitamente, realizam diversas funções importantes no nosso dia a dia, como por exemplo, andar, correr, deitar, etc.

Cada conjunto de vértebras tem a sua função. Combinadas e perfeitamente sadias, realizam ações comandadas pelo cérebro através da medula espinhal e faz com que movimentamos os membros superiores e inferiores, respiramos ou até mesmo funções sexuais.

Matemática: a espinha dorsal da ciência [TED]

E o que tudo isso tem a ver com a Matemática?

A Matemática é a espinha dorsal da ciência. Cada área da Matemática é uma alavanca pontual para transformar o espaço que vivemos e adequar às nossas necessidades. Tudo começou com a necessidade de quantificar. Contar. E olha só onde conseguimos chegar! Sem o desenvolvimento da Matemática seria possível? A própria natureza é revelada pela Matemática. Isso é INCRÍVEL e LINDO.

Física matemática, Mecânica dos Fluidos, Análise Numérica, Otimização, Teoria das Probabilidades, Estatística, Matemática Financeira, Teoria dos Jogos, são apenas algumas áreas em que a Matemática aplica conceitos, definições e teoremas que moldam o nosso entendimento sobre o conhecimento que produzimos através de séculos de evolução.

Há aqueles que não acreditam na Álgebra e sinceramente não sei como vivem neste mundo rodeado de provas.

Teoria de Números, Combinatória, Teoria da Computação, Criptografia, Teoria de Grafos, Álgebra Abstrata, Álgebra Linear, Teoria da Ordem, Topologia, Geometria, Trigonometria, Geometria Diferencial, Geometria Fractal, Cálculo, Cálculo Vetorial, Equações Diferenciais, Sistema Dinâmico Teoria do Caos, Matemática Lógica, Teoria dos Conjuntos e Teoria das categorias, nunca são vistas em ação claramente.

É certo que elas carregam uma complexidade fora do comum, no entanto, não é doloroso aceitar que todas essas teorias matemáticas se fazem presentes na natureza e no meio ambiente que vivemos, no seu roteador wi-fi de internet, smartphones, redes de computadores, robótica, cartão de crédito, lançamento de sondas espaciais, games e em centenas ou milhares de outras aplicações em que a Matemática é uma ferramenta fundamental para obter sucesso.

Estudei apenas 0,000000000000000000000000000000000000000000000000000000000001% de algumas destas áreas. A minha curiosidade em ver cada uma delas em ação é tão grande, que não me importo se vou conseguir entender a Matemática por trás de tudo. Não é um 'dogma científico' que carrego comigo, apenas enxergo as coisas sob perspectivas matemáticas. E a Matemática nunca mente.

A analogia nem começou e já parou por aqui. E não tentará relacionar cada função da espinha dorsal do ser humano com a cada função importante que a Matemática aplica em nosso mundo moderno.

A Matemática, além de ser uma linguagem que possibilita enxergar o nosso mundo sobre outras perspectivas, também é o alicerce que fundamenta todas as teorias formuladas pelas as mentes mais geniais da história da humanidade. E não me refiro somente a equações.

Teorias sobre a nossa localização, desde as primeiras navegações marítimas até os limites do espaço sideral que conhecemos, da-se por conta da aplicação da Matemática. Os teoremas mais lindos e famosos ganham a sua eternidade, mesmo se um dia o nosso próprio mundo não existir mais ou nós mesmos.

A Matemática é a sustentação para que a ciência continue evoluindo e comprovando dados empíricos questionáveis.

A Matemática é eterna

Com um humor cativante, o matemático Eduardo Sáenz de Cabezón responde uma questão que tem quebrado a cabeça de estudantes no mundo todo: "Pra que serve a matemática?" Ele revela a beleza da Matemática como a espinha dorsal da ciência e mostra que os teoremas são eternos, e não os diamantes.


Legenda em Português do Brasil.

 Vídeo original com opção de escolha para diversas legendas.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Excelente Video!! Quantas coisas interessantes colocadas inteligentemente, criativas e cheias de risos.
    Se seu amor é pra sempre em vez de um diamante oferte um teorema pois todo teorema demostrado é ETERNO realmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helom!

      Seria tão bom se todos enxergassem essas sutilidades da Matemática. O vídeo é mesmo excelente. Já assisti várias vezes e vou exibir para os meus alunos.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Matemática: a espinha dorsal da ciência [TED]
Matemática: a espinha dorsal da ciência [TED]
A Matemática é a espinha dorsal da ciência. Cada área da Matemática é uma alavanca pontual para transformar o espaço que vivemos e adequar às nossas necessidades.
https://2.bp.blogspot.com/-JBP5wVdckUc/VfN0dLjuqoI/AAAAAAAARp4/Z9CgrG_L_4s/s1600/matematica-espinha-dorsal-ciencia-TED.png
https://2.bp.blogspot.com/-JBP5wVdckUc/VfN0dLjuqoI/AAAAAAAARp4/Z9CgrG_L_4s/s72-c/matematica-espinha-dorsal-ciencia-TED.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/09/matematica-espinha-dorsal-ciencia-ted.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/09/matematica-espinha-dorsal-ciencia-ted.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar