O GmailTeX, como o nome já sugere, é uma extensão que, ao instalá-la, é integralizada ao Gmail. Como assim? Por exemplo, quando receber um e-mail com a sintaxe LaTex, basta apertar a tecla F8 e eles serão transformados em símbolos matemáticos.
Mais uma excelente dica de uma extensão para o navegador Google Chrome. Essa extensão é dedicada à professores ou alunos, de Matemática, Informática, Física, cursos de engenharia, etc., que lidam diariamente com cálculos matemáticos, do mais básico ao mais complexo.

Atualização: a extensão parou de funcionar.

Mas você pode usar o Facebook Messenger para conversar com amigos e tirar dúvidas de Matemática usando Latex. Saiba mais no artigo Agora o Facebook Messenger permite que você escreva fórmulas matemáticas básicas em Latex.

O GmailTeX, como o nome já sugere, é uma extensão que, ao instalá-la, é integralizada ao Gmail. Como assim? Por exemplo, quando receber um e-mail com a sintaxe LaTex, basta apertar a tecla F8 e eles serão transformados em símbolos matemáticos. 

Para quem participa de grupos de estudos e quer trocar informações por e-mail (equações, textos matemáticos, muita simbologia), essa é uma ótima ferramenta.

Latex no Gmail [ Extensão para o Google Chrome]

Vamos fazer um teste.

Em LaTex (exemplo de uma Integral): 
$\displaystyle\int_{a}^{b}\frac{1}{\sqrt{x^2+4}}dx$

Copie o código acima e envie para o seu próprio e-mail como uma mensagem normal.

LaTeX no Gmail [Chrome]


Enviado o e-mail, agora vá na sua caixa de entrada e abra o e-mail com o código LaTeX e tecle F8.

LaTeX no Gmail [Chrome]

Instantaneamente verás a conversão para a simbologia matemática usual.

Se existisse essa extensão na época em que cursava faculdade, teria me ajudado muito, principalmente em Cálculo Diferencial e Integral.

DOWNLOAD/INSTALAÇÃO

Nota: No meu caso, só funcionou quando reiniciei o Chrome.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: