$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Aplicações open source para professores de Matemática

COMPARTILHE:

Acredito que softwares open source (código aberto) é o caminho que deve ser seguido para os laboratórios de informática nas escolas, tanto quanto possível (isso já acontece com incentivo de alguns governos estaduais). Além de ser gratuito (nem sempre é), trabalhar com programas em código aberto ajuda a promover a aprendizagem daqueles que os desenvolvem, como os estudantes de computação, por exemplo.

Acredito que softwares open source (código aberto) é o caminho que deve ser seguido para os laboratórios de informática nas escolas, tanto quanto possível (isso já acontece com incentivo de alguns governos estaduais).

Além de ser gratuito (nem sempre é), trabalhar com programas em código aberto ajuda a promover a aprendizagem daqueles que os desenvolvem, como os estudantes de computação, por exemplo.

Aplicações open source para professores de Matemática


Quer entender mais um pouco sobre o Software Livre?

Já havia abordado um pouco sobre esse tema em Softwares educacionais em código aberto, onde também listo alguns programas que podem ser usados por professores e porque não estudantes, das mais diversas áreas de ensino.


Segue agora uma lista com dicas de softwares dedicados a professores de Matemática. É uma coleção de algumas das melhores ferramentas de código aberto que irá enriquecer as aulas de Matemática.

A lista dedica-se apenas a informar e divulgar os softwares, para mais informações e download, visite o site do programa.

GeoGebra

Esse é top! Um dos softwares mais premiados do mundo. Multiplataforma, gratuito, desktop e mobile. É o que mais uso para as minhas atividades escolares, tanto em aulas expositivas como em atividades realizadas pelos próprios alunos. Visite a categoria GeoGebra do blog e tenha acesso as novidades do software, downlaod, dicas de applest e muito mais.

Tarefa: Construções geométricas interativas
Plataformas: Linux, OSX, Windows e outros.

KAlgebra

Tarefa: Plotagem de funções matemáticas
Plataformas: Linux

O KAlgebra é uma calculadora matemática baseada na linguagem de formatação MathML. Ele consegue fazer operações simples de MathML (aritméticas e lógicas) e consegue representar gráficos em 2D e 3D. Não é propriamente necessário saber MathML para usar o KAlgebra.

wxMaxima

Tarefa: Sistema de álgebra computacional
Plataformas: Linux, OSX, Windows

O wxMaxima é um sistema de álgebra computacional, que tem uma vasta gama de funcionalidades. É um sistema para a manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo a integração, diferenciação, série de Taylor, transformadas de Laplace, equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações lineares, polinômios, vetores, matrizes e mais.

XCAS

Tarefa: Sistema de álgebra computacional
Plataformas: Linux, OSX, Windows

XCAS tem todas as características de um CAS. Uma das características mais notáveis ​​é que ele vem com um "maple sintaxe" opção - para quem vem do código fechado  e se sentirão confortável usando o XCAS. 

Qalculate

Tarefa: Calculadora multi-funcionalPlataformas: Linux

Qalculate é facilmente um das melhores calculadoras científicas. Ela armazena todos os cálculos que você faz para que você possa facilmente voltar e encontrar números que têm memorizado no passado. Qalculate também inclui uma ampla gama de constantes científicas para executar facilmente cálculos.

Math LibreOffice

Tarefa: Criação de documentos com simbologia matemática
Plataformas:Linux, OSX, Windows

Além de fornecer uma suíte de escritório completa (processador de texto Word, planilha, apresentação e banco de dados) LibreOffice também fornece um escritor de matemática fantástico.

Xournal

Tarefa: Notebook Digital
Plataformas: Linux, Windows

O principal benefício de colocar notas de aula para baixo em um formato digital é facilmente salvá-los para mais tarde. Como professor escrever notas em um computador tablet é benéfico devido ao fato de que você pode enfrentar a classe como você escreve em vez de ter as costas viradas.

Mais sugestões? Deixe nos comentários deste post.

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Aplicações open source para professores de Matemática
Aplicações open source para professores de Matemática
Acredito que softwares open source (código aberto) é o caminho que deve ser seguido para os laboratórios de informática nas escolas, tanto quanto possível (isso já acontece com incentivo de alguns governos estaduais). Além de ser gratuito (nem sempre é), trabalhar com programas em código aberto ajuda a promover a aprendizagem daqueles que os desenvolvem, como os estudantes de computação, por exemplo.
https://4.bp.blogspot.com/-c3fSjzVVMMw/VGTEHwthehI/AAAAAAAAOxY/AXPDsoTKLSs/s1600/aplicacoes-open-source-professores-Matematica.png
https://4.bp.blogspot.com/-c3fSjzVVMMw/VGTEHwthehI/AAAAAAAAOxY/AXPDsoTKLSs/s72-c/aplicacoes-open-source-professores-Matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/09/aplicacoes-open-source-para-professores.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2011/09/aplicacoes-open-source-para-professores.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar