Acredito que softwares open source (código aberto) é o caminho que deve ser seguido para os laboratórios de informática nas escolas, tanto quanto possível (isso já acontece com incentivo de alguns governos estaduais). Além de ser gratuito (nem sempre é), trabalhar com programas em código aberto ajuda a promover a aprendizagem daqueles que os desenvolvem, como os estudantes de computação, por exemplo.
Acredito que softwares open source (código aberto) é o caminho que deve ser seguido para os laboratórios de informática nas escolas, tanto quanto possível (isso já acontece com incentivo de alguns governos estaduais).

Além de ser gratuito (nem sempre é), trabalhar com programas em código aberto ajuda a promover a aprendizagem daqueles que os desenvolvem, como os estudantes de computação, por exemplo.

Aplicações open source para professores de Matemática


Quer entender mais um pouco sobre o Software Livre?

Já havia abordado um pouco sobre esse tema em Softwares educacionais em código aberto, onde também listo alguns programas que podem ser usados por professores e porque não estudantes, das mais diversas áreas de ensino.


Segue agora uma lista com dicas de softwares dedicados a professores de Matemática. É uma coleção de algumas das melhores ferramentas de código aberto que irá enriquecer as aulas de Matemática.

A lista dedica-se apenas a informar e divulgar os softwares, para mais informações e download, visite o site do programa.

GeoGebra

Esse é top! Um dos softwares mais premiados do mundo. Multiplataforma, gratuito, desktop e mobile. É o que mais uso para as minhas atividades escolares, tanto em aulas expositivas como em atividades realizadas pelos próprios alunos. Visite a categoria GeoGebra do blog e tenha acesso as novidades do software, downlaod, dicas de applest e muito mais.

Tarefa: Construções geométricas interativas
Plataformas: Linux, OSX, Windows e outros.

KAlgebra

Tarefa: Plotagem de funções matemáticas
Plataformas: Linux

O KAlgebra é uma calculadora matemática baseada na linguagem de formatação MathML. Ele consegue fazer operações simples de MathML (aritméticas e lógicas) e consegue representar gráficos em 2D e 3D. Não é propriamente necessário saber MathML para usar o KAlgebra.

wxMaxima

Tarefa: Sistema de álgebra computacional
Plataformas: Linux, OSX, Windows

O wxMaxima é um sistema de álgebra computacional, que tem uma vasta gama de funcionalidades. É um sistema para a manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo a integração, diferenciação, série de Taylor, transformadas de Laplace, equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações lineares, polinômios, vetores, matrizes e mais.

XCAS

Tarefa: Sistema de álgebra computacional
Plataformas: Linux, OSX, Windows

XCAS tem todas as características de um CAS. Uma das características mais notáveis ​​é que ele vem com um "maple sintaxe" opção - para quem vem do código fechado  e se sentirão confortável usando o XCAS. 

Qalculate

Tarefa: Calculadora multi-funcionalPlataformas: Linux

Qalculate é facilmente um das melhores calculadoras científicas. Ela armazena todos os cálculos que você faz para que você possa facilmente voltar e encontrar números que têm memorizado no passado. Qalculate também inclui uma ampla gama de constantes científicas para executar facilmente cálculos.

Math LibreOffice

Tarefa: Criação de documentos com simbologia matemática
Plataformas:Linux, OSX, Windows

Além de fornecer uma suíte de escritório completa (processador de texto Word, planilha, apresentação e banco de dados) LibreOffice também fornece um escritor de matemática fantástico.

Xournal

Tarefa: Notebook Digital
Plataformas: Linux, Windows

O principal benefício de colocar notas de aula para baixo em um formato digital é facilmente salvá-los para mais tarde. Como professor escrever notas em um computador tablet é benéfico devido ao fato de que você pode enfrentar a classe como você escreve em vez de ter as costas viradas.

Mais sugestões? Deixe nos comentários deste post.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: