Neste artigo destaco uma lista de 7 programas essenciais, que particularmente, utilizo todos os dias, seja para dar aulas, digitar fórmulas complexas de equações, desenhos geométricos e outras atividades.
Todas as atividades que competem a um professor de Matemática, seja de nível fundamental, médio ou superior, não se resume apenas em aulas expositivas ou atividades escritas, cópias de livros, apostilas, etc. Desde o seu planejamento até as execuções das avaliações, é necessário ter, para uma melhor organização, um conjunto de ferramentas capazes de agilizar e facilitar todo o processo educacional, desde o professor até o  estudante.

7 softwares que todo professor de Matemática tem que usar

Neste sentido, a Informática nos dá uma infinidade de softwares capazes de auxiliar o desenvolvimento de nossas atividades como professor de Matemática e em outras áreas também. A variedade de programas disponíveis na internet é tanta, que nos deixa numa difícil tarefa de escolher quais os softwares mais adequados para cada tipo de atividade.

A seguir destaco uma lista de 7 programas essenciais, que particularmente, utilizo todos os dias, seja para dar aulas, digitar fórmulas complexas de equações, desenhos geométricos e outras atividades.

1 - Planilhas para o Excel

Este software comercializado pela Microsoft, é uma poderosa ajuda para várias tarefas matemáticas e organizacionais. O Excel nos possibilita a construção de planilhas para explorar conteúdos matemáticos que são normalmente estudados somente em livros com gráficos simples.

Já escrevi aqui no blog sobre como fazer uso do Excel em sala de aula em vários artigos. Como construir gráficos de funções, resolver equações matriciais e equações do 2º grau, estudo de frações, entre outros. O blog TICs na Matemática, do professor Charles Bastos, também há excelentes planinhas criadas no Excel para as aulas de Matemática.

Também mostrei como se organizar melhor utilizando planilhas automatizadas. 

E caso não tenha habilidades com este software, faça um curso de Excel 2010 gratuito e aplique nas aulas de Matemática.

2 - Planilhas para o Libre Office

O Libre Office é uma suite de aplicativos composta pelos softwares Impress (correspondente ao PowerPoint), Writer (corresponde ao Word), CalcMath e Draw. O Calc corresponde ao Excel da Microsoft e o Math é um poderoso editor de equações. Acesse o post Implemente as aulas de Matemática com o LibreOffice Calc para mais informações. Estes aplicativos são nativos no sistema operacional Linux Ubuntu.

3 - Google

Quanto ao Google sou suspeito para escrever alguma coisa. Muitas pessoas desconhecem o poder de seu buscador. Poucas pessoas sabem que ele é uma calculadora poderosa e que está em constante atualização. 

Veja alguns artigos que escrevi:

4 - Geogebra

Escrito em Java, permite ser executado nos sistemas operacionais mais usados no mundo todo. Sua função vai muito além de desenhar gráficos, polígonos, etc. É uma ferramenta indispensável para qualquer professor de Matemática. Usando o mínimo de criatividade consegue-se aplicar este software desde a Matemática elementar à Matemática de nível superior.

Leia os artigos:

Mais detalhes e como obter o Geogebra, acesse o post Geogebra no Ubuntu. No final do post tem todos os links para download de acordo com o sistema operacional que você usa. Para mais posts, acessa a categoria GeoGebra do blog.

5 - Extensões para o navegadores de internet

Utilizar extensões é uma das melhores formas de trabalhar o Ensino de Matemática em sala de aula, pois é de simples instalação e configuração. Sem se falar que a usabilidade se torna mais fácil num laboratório de Informática.

Algumas extensões indispensáveis para o Google Chrome e Firefox.

6 - Editor de equações $\LaTeX$

As vezes, nem sempre um editor de equações é suficiente para um determinado tipo de tarefa. Ter um editor de equações $\LaTeX$ online ajuda muito quando as tarefas devem ser rápidas. O editor que uso é o CODECOGS. Acesse o post Alternativa para editor de equações Latex online para mais detalhes. E se quiser usar a linguagem $\LaTeX$ no Facebook, utilize esta extensão para o Chrome.

No blog O Baricentro na Mente, você tem acesso a vários exemplos de escrita em $\LaTeX$ em tempo real.

7- Aplicativos para dispositivos móveis

O uso adequado desta tecnologia pode tanto ajudar suas tarefas docentes, quanto auxiliá-lo na aprendizagem de seus alunos. Aqui no blog há alguns posts sobre aplicativos para Android, iPad, Windows Phone, Wolfram Alpha, etc., que podem dar uma força para você e seus alunos.

Criei um grupo no Facebook voltado para o compartilhamento de aplicativos que rodam o sistema Android,  especialmente para as atividades didáticas de professores de qualquer disciplina.

O grupo chama-se Android para professores. Seu único objetivo é divulgar ótimos aplicativos para que outros professores fiquem sabendo da sua existência. Conto com o apoio de vocês e quem quiser ser administrador do grupo, me ajudando a atualizá-lo constantemente, por favor me avise.

Lá explico como enviar sua dica de aplicativo. É muito fácil!

8- Redes sociais (Bônus)

Rede social é um software? Sim e dá um trabalhão mantê-la online 24 horas por dia. Usada da forma correta, as redes sociais é uma ótima ferramenta para professores e estudantes. Independentemente da disciplina, a vantagem é um maior engajamento para uma determinada tarefa.

Tanto para professores como para alunos, recomendo algumas ferramentas:
  • ExameTime: A ExamTime, plataforma de estudos online lança portal exclusivo para vestibulandos, com mais de 1 milhão de materiais de estudo gratuitos, criados por alunos e professores com ferramentas online.
  • Passei Direto: O aluno encontra todas as disciplinas de seu curso cadastradas e pode interagir por meio de comentários, compartilhamento de arquivos com exercícios e outros materiais, além de ter a possibilidade de fazer questionamentos e tirar dúvidas. É um incentivo e tanto na hora de estudar, principalmente pela facilidade em encontrar o assunto requerido e observar as opiniões de outros docentes do mesmo curso.
  • Eu no ENEM: Rede social para preparação intensiva para vestibulares e ENEM.
  • Facebook: Há páginas e grupos (aberto e fechado) dedicadas a organização, produção, preparação, etc., de conteúdos para estudantes de nível fundamental, médio e superior.

Pesquise mais sobre esse tema e encontrarás mais opções.

Tenho outra dica de software, mas ainda estou preparando um post para lançamento. Aguarde!

Espero que gostem desta lista. Fique a vontade para expor, nos comentários deste artigo, quais softwares você usa para suas atividades.
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.

  • Seu comentário não será publicado se não tiver relacionado com este artigo.
  • Não é permito linguagem imprópria e/ou escrita totalmente em caixa alta (Caps Lock)
  • Não inclua links em seus comentários se eles não forem contextualizados com este artigo.
  • A partir de hoje (26/04/16) não será mais publicado comentário de autor anônimo.
  • Você pode escrever em $\LaTeX$, mas somente com o Blogger. Saiba mais em latex.prof-edigleyalexandre.com.
  • Leia a política de comentários do blog.

Comente este artigo:

10 comentários:

  1. Que demais todas essas ferramentas, fantástico, acompanho sempre o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe!

      Obrigado por estar aqui. Faça bom uso dessas ferramentas e fique à vontade para enviar críticas e sugestões para a melhoria do blog.

      Um abraço!

      Excluir
  2. destes software nunca usei espero, me adaptar ou melhor aprender espero algumas instrucões vossas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Albino!

      Dê uma chance e passe a usar em sua vida profissional e pessoal. Não espere por minhas instruções, basta uma boa pesquisada na internet para encontrar muitos materiais gratuitos.

      O youtube é uma ótima fonte.

      Abraço!

      Excluir
  3. Estou passando de curioso para dar uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ronaldo!

      A curiosidade é uma grande virtude.

      Abraço!

      Excluir
  4. Ótimo trabalho!

    Ajudou Bastante

    ResponderExcluir